segunda-feira, 20 outubro, 2025

Recompensas Imediatas e o Autocontrole

Você sabe qual o impacto no desenvolvimento de seu filho quando ofereceremos recompensas imediatas? Conheça 5 dicas para treinar o Autocontrole!

Recompensas Imediatas Autocontrole Dra Flavia Oliveira Pediatra Cortesia Yan Krukov Just Real Moms

Oi Mamães e Papais! Hoje vamos falar de Recompensas Imediatas e o Autocontrole.

Neste post, da nossa colunista – Dra. Flavia Oliveira, Pediatra – ela explica o impacto das recompensas imediatas e compartilha 5 dicas para treinar o Autocontrole.

Como qualquer habilidade, o autocontrole pode ser ensinado e treinado, e isto fará toda a diferença no futuro dos nossos filhos.

Entenda como podemos fazer parte dessa construção!


Como disse na minha coluna anterior sobre hábitos, um dos seus elementos se refere à recompensa.

Interessante pensar que nos dias de hoje nossas crianças estão cada vez mais sendo expostas a formas de recompensas imediatas, através dos jogos de vídeo game, mídias sociais (e aqui também se inclui os adultos, é claro!) e mesmo pelas relações com seus pais e a sociedade à sua volta.

As recompensas imediatas têm um papel importante na ativação e manutenção dos hábitos, como se fosse o combustível que alimenta um motor.

Porém, ao seguir o caminho constante pela busca deste tipo de sensação pode não gerar bons resultados à longo prazo em diversos aspectos da vida.

Ao sentir prazer frente à uma ação, cria-se um sistema cerebral de recompensa que é o passo inicial para querermos vivenciar mais vezes aquela determinada ação.

A questão é que somente a recompensa imediata não é suficiente para construirmos um futuro melhor.

É necessário certo equilíbrio para ajustarmos nossas expectativas sem perder o prazer no processo que nos leva ao destino final.

Como assim?!

Viver somente buscando migalhas de prazer pode fazer com que jamais alcancemos determinado objetivo ou propósito. Equilíbrio entre pequenas recompensar para sustentar o processo, porém sem desviar a atenção de um ganho maior no futuro.

No livro “O Teste do Marshmallow”, é discutido como a capacidade de autocontrole na infância pode influenciar desfechos no futuro.

Esse estudo avaliou crianças de 4 anos e posteriormente na adolescência, na vida adulta e na meia-idade.

Na primeira fase as crianças eram expostas à tentação de consumir um marshmallow colocado diante delas em uma sala sem outras distrações. Caso resistissem, ganhariam 2 ao final do tempo estabelecido.

Notou-se que aqueles que resistiram apresentaram ao longo da vida melhores resultados referentes à vida pessoal, social e profissional. Muitas dessas crianças lançaram mão de distrações próprias para vencer à tentação!

Auxiliar as crianças a construírem ferramentas emocionais e habilidades para encarar as frustrações que virão pela frente é um dos principais alicerces que as guiará rumo à autonomia e no conceito de autorresponsabilidade.

Ao presenciar um ataque de raiva, por exemplo, resultante de que o desenho que estava esperando para assistir está demorando, cabe ao adulto direcionar esse sentimento primeiramente ao acolhimento (afinal, sentimentos bons ou maus, irão sempre existir) e depois ao manejo e resolução do problema.

Então, um bom artifício é nomear o sentimento: RAIVA e depois construir ferramentas para lidar com a situação, como por exemplo, enquanto o desenho não começa iremos brincar com seu boneco favorito.

O autocontrole é algo que pode ser ensinado e treinado. Muitas vezes colocamos tais “habilidades” como tudo ou nada, ou nasci com essa capacidade ou não!

Assim como um músculo é trabalhado através da atividade física, ferramentas emocionais também são.


5 Dicas para Treinar o Autocontrole

  1. Como cuidador seja o exemplo e mostre através de ações próprias como lidar com situações difíceis. Vale lembrar que não somos perfeitos, mas que temos uma responsabilidade frente aos cuidados de nossas crianças.
  2. Nomeie os sentimentos, sejam eles bons ou maus, e os correlacione com o comportamento em questão. As crianças muitas vezes não entendem o que estão sentindo e nós podemos ajudá-las desta maneira. Por exemplo, seu filho está irritado e choroso, e você sabe que provavelmente ele está com fome, diga a ele que essa sensação é pela fome e reavalie depois que ele estiver alimentado.
  3. Ao perceber que está ocorrendo um descontrole, apenas acolha e somente após converse sobre o que ocorreu, pontuando questões de autoconhecimento, como: “Você percebeu que o seu coraçãozinho estava mais acelerado? Sua respiração estava diferente? Você sentiu calor?”. Essas são percepções corporais poderão ser usadas em situações futuras e que ao longo do tempo através da repetição serão incorporadas no arsenal para enfrentamento de outras situações difíceis.
  4. Use leituras e histórias as quais ocorra certa afinidade com os personagens, auxiliando muitas vezes no entendimento do que está acontecendo a si próprio.
  5. O conceito de autorresponsabilidade é fundamental: nossas decisões têm consequências. E não digo isso referente à castigos, mas sim a consequências! A decisão de deixar para fazer a lição mais tarde irá resultar em não dar tempo de brincar com os amigos, por exemplo.

 

Recomendo a leitura dos livros:

O Motorista e o Milionário”, que aborda de maneira leve a questão das recompensas imediatas e tardias. A partir dos 8 anos acredito que já seja possível entender minimamente o conceito – leia em família.

O Cérebro Que Diz Sim”, sobre entender e identificar os sentimentos e como manejá-los.

Por fim, se gostou desse post, aproveite para ler também: “Manejo do Estresse: Qual é o impacto do estresse na Infância?” e “Um Cardápio de 5 Opções de Lancheira dos Filhos”.


Crédito: Cortesia de Yan Krukov

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

10 aplicativos para crianças – Parte 3

  Oi, meninas!   Um dos pedidos que mais recebemos aqui no blog é de dicas de aplicativos para celular e tablets...

Deixou o presente de Natal para última hora? Algumas dicas aqui!

  Oi, meninas! Tudo bem?   O post de hoje é uma dica para quem deixou os presentes de Natal para a...

Passo a passo de como fazer uma caça aos ovos encantadora para nossos filhos!

  Olá moms! A Páscoa este ano chega mais cedo, no final de março (especificamente dia 27/3), e nos últimos dias...

Dicas de presentes para todas as idades

  Olá, meninas! Está chegando o dia das crianças!! Sei que não é fácil achar o presente ideal, portanto, separei...