Seu filho nasceu com o hemangioma? Saiba o que fazer! – por Dra. Juliana Macea

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas24/05/14 By: Juliana Macéa
(61) Comentários

 

Oi, meninas!

No post de hoje, a dermatologista Dra. Juliana Macea, nossa colunista, explicará um pouco sobre os hemangiomas! Recebemos muitos pedidos para falar sobre este assunto por aqui!

Espero que gostem!

Mil Bjsss

 

capahemangioma

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Hemangiomas

No último post para o blog, escrevi sobre as manchas de pele mais comuns no nascimento – a mancha mongólica e a mancha salmão (cliquem AQUI para relerem) – e houve alguma confusão entre elas e os hemangiomas em razão da foto que ilustrou o texto. A foto representava realmente um hemangioma e, por isso, resolvi escrever sobre ele este mês.

Os hemangiomas são tumores benignos – portanto, sem risco para a saúde! – resultantes do crescimento anormal de pequenos vasos sanguíneos. São muito mais frequentes na pele mas podem também se desenvolver em órgãos internos. Podem estar presentes no nascimento ou aparecer nos primeiros meses de vida. A maioria começa como uma mancha avermelhada, mas, no caso dos hemangiomas, normalmente eles crescem, adquirem volume e ficam mais vermelhos e elevados.

 

hemangioma1

 

As localizações mais frequentes são face e couro cabeludo. A grande maioria deles cresce até os 3-4 anos de idade da criança e a partir daí começam a regredir espontaneamente. Vão ficando mais claros e planos até desaparecerem, deixando uma marca discreta, muitas vezes imperceptível na pele.

 

 

Quando uma mãe deve se preocupar com um hemangioma?

– Quando ele se localiza em áreas como pálpebras, pois pode comprometer o campo visual ou em locais mais sujeitos a pequenos traumas (como muito próximo a boca pelo risco de sangramento frequente). Lembrem-se de que o hemangioma é um aglomerado de vasos sanguíneos, portanto, nunca devemos tentar mexer nele.

– Quando é muito extenso, normalmente acima de 5 cm.

– Quando ele está crescendo muito rapidamente ou sofre ulceração. Às vezes, ao crescer rapidamente, a superfície do hemangioma se rompe, formando uma ferida aberta e isso aumenta a chance de sangramento e infecção.

Como tratar?

Nos casos em que realmente houver necessidade de tratamento podem ser usados lasers, beta-bloqueadores ou corticoides por boca e até infiltrações de medicações específicas.

Na dúvida, consulte o dermatologista. O que faço nos meus pacientes é um acompanhamento fotográfico, medindo a lesão. Isso ajuda na avaliação e tranquiliza bastante a família.

 

Espero ter ajudado!
Um abraço,
Juliana Macéa

www.masterlaserdermatologia.com.br

Instagram: @masterlaserdermatologia

 

hemangioma2

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

61 Comentários:Seu filho nasceu com o hemangioma? Saiba o que fazer! – por Dra. Juliana Macea
  1. camilla

    Olá, meu nome é Camilla, sou mãe da Isabella hoje com 4 anos de idade.
    Vivemos em Portugal a 9 anos. Engravidei ada Isabella em junho de 2009, ela nasceu de 8 meses no mês de fevereiro, pesando 2.500 e medindo 49 cm, nas 2 primeiras semanas de vida estava tudo bem, ela nasceu com uma manchinha quase que invisível a baixo da orelha no maxilar, nunca estranhei pois a pediatra que nos deu alta disse que era a tal manchinha do parto que ia sair em + ou – uma semana, com 3 semanas de vida aquilo aumentou como se fosse caxumba, levei ao peditra , receitaram antibióticos, porém passados 3 dias que a havia levado a 1ª vez já tinha proporções assustadoras, levei-a outra vez. onde então fizeram uma ecografia dos vasos sanguíneos e aonde viram que era um hemangioma cavernoso, durante o ano a seguir e mais uns meses ela levou doses de cortisona dentro do hemangioma para que aquilo não crescesse mais pois já estava bem grande e crescendo muito rápido. convivi muito tempo com o olhar das pessoas, foi muito difícil, mas tinha ali minha princesa, linda e muito saudável.
    quando ela completou 21 meses (1 ano e 9 meses)ela foi chamada a cirurgia, foi uma procedimento de 2 horas e meia, muito angustiante, quando enfim sai a maca dela do bloco ela ainda anestesiada, o cirurgião me explica então que foi-lhe retirada toda a parótida esquerda(glândula salivar, pois estava toda enraizada com os vasos sanguíneos. como se não bastasse 1 ano e 9 meses tratando o hemangioma, ela recobra da cirurgia com uma paralisia facial do lado esquerdo, pois durante o procedimento o medico lesionou o nervo. ela hoje tem 4 aninhos e faz fisioterapia desde a 1ª semana a seguir a cirurgia, já recuperou 90%, ela é linda, esperta uma criança como um carinho enorme. bjus a todas as mamães que tenham uma criança com hemangioma. Para mais informações a respeito do caso e detalhes do problema entre em contado comigo no meu facebook, Camilla Martens da Mota.

    • Renata

      Oi Camila! Nossa, você deve ter ficado agoniada! Fico muito feliz que tenha dado tudo certo!!! Muito obrigada por compartilhar sua história e por se disponibilizar a ajudar outras mamães! Mil Bjss querida

  2. Silmara

    olá meu nome é Silmara, notamos na minha filha de 5 anos que ela tinha do lado esquerdo temporal na testa uma bolinha interna e molinha,que doía ao ser tocada…achamos que ela tinha batido, mas com o tempo essa bolinha foi aumentando e aumentado…já tinha mais de 1 cm e começamos a ficar preocupados,então a pediatra pediu que fosse feita uma ultrassom e encaminhou para um neurocirurgião para que ele avaliasse melhor,ele disse que para saber exatamente o que era e que para que ficássemos mais tranquilhos era melhor que fosse retirado,então optamos pela cirurgia,que graças a DEUS ocorreu tudo bem e durou cerca de 1 hora…quando foi feita a biópsia descobrimos que era um hemangioma cavernoso,hoje ela está muito bem graças da Deus e a sensibilidade do médico.

    • Renata

      Oi Silmara! Que bom que deu tudo certo! Seu depoimento pode tranquilizar e ajudar outras mamães! Mil Bjss e obrigada!

      • FRANCINILDA

        AMEI ESTA PALESTA ,POIS EU CHEGUEI A 4 DIAS DE UMA DERMATOLOGISTA COM MEU FILHO .ELE TEM 11 MESES E NASCEU COM UM NA REGIÃO DO PESCOÇO ,E ME PREOCUPO MUITO ….MAS A RESPOSTA DA MEDICA FOI EXATAMENTE ESTA AI!AGORA ESTOU MAIS ALIVIADA
        .

  3. Jaque

    Muito obrigada linda vc tirou minha duvida sobre o assunto , minha BB de 8 meses nasceu com a manchinha , fiquei preocupada, o medico não me explicou tão bem assim, mais agora sei que posso ficar tranquila… :*:) bjksss

    • Renata

      Oi Jacque! Que bom que gostou e que te ajudamos! Mil Bjss

  4. Cristiane Misquita

    O meu filho tem essa mancha do lado direito da cabeça logo acima da orelha a mancha está ficando mas clara e tá nascendo cabelo fico sempre de olho é bom saber o nome certo do que ele tem pois eu achava que o nome era igioma

    • Renata

      Oi Cristiane! Que bom que te ajudamos! Mil Bjss e obrigada!

      • sandra

        Gostaria de saber se quando a criança nasce com um hemangioma na nuca depois de curado nasce o cabelo no local?

    • Valsileia Paixão Cesar

      Olá é muito bom tirar algumas dúvidas também achei que o nome era igioma.. Agora sei o nome correto.Minha nenem tem 10 meses ela nasceu com essa mancha Hemangioma no lábio de baixo.Quando ela nasceu na sala do parto mesmo eu ví a manchinha não me preocupei na hora pois achei que ia sumi.E eu estava muito mal.Mais Acompanha ela na pediatria.Eu confesso que é constrangedor as vezes.não tem um dia que eu saio com ela.Que as pessoas não perguntam se ela machucou a boquinha.Espero que sumi.Vi aqui que tem crianças que vão crescendo e a mancha vai sumindo.Espero pois talvés ela mesma não goste desta mancha parece um moranguinho no lábio..

      • Kallinca

        A minha também tem , e eu tambem passo por isso e me incomoda bastante essas perguntas , e hoje a manchinha dela feriu pelo tempo seco teve um ressecamento e sangrou muito , não sei o que passar porque o pediatra so me passou um creme de hidratação pro restante do rosto que é menor e menos intensa
        Ja aconteceu isso ?
        O que você passou?
        Aguardo respostas

        • Roseli

          Estou fazendo tratamento na minha bebe a 1mes e a mancha ja começou a sumir o tratamento é otimo com propanolol hj ela tem 5 meses

          • Roseli

            Estou fazendo tratamento na minha bebe a 1mes e a mancha ja começou a sumir o tratamento é otimo com propanolol hj ela tem 5 meses
            Qialqer coisa me procurem no email
            [email protected]
            Que te conto sob minha experiencia

  5. Gisele

    Tenho 32 anos e tenho hemangioma no lado esquerdo da face. O interessante é que nenhum médico me explicou exatamente o que era, só me diziam que eu nao tinha que me preocupar, nao era nada grave. Até que fui mexer numa espinha que cresceu bem perto da mancha, comecei a sangrar sem parar e tive que ir ao hospital. Depois dos pontos fiquei com uma cicatriz e finalmente recorri a eletrocoagulacao. Se eu soubesse que funcionava tao bem teria feito antes. Continuo com o hemangioma, mas a mancha reduziu um pouco e a cicatriz foi eliminada.

    • Renata

      Oi Gisele! Que bom que a mancha reduziu! Muito obrigada por compartilhar sua experiência! Mil Bjss

  6. luciana padilha ferreira

    Minha filha tem 6meses e o hemagioma dela cresceu ate o nascimento pra ca!!fico preocupada com medo dela tacar a maozinha ou se machucar!!

    • Renata

      Oi Luciana! Tente marcar uma consulta com uma dermatologista para acompanhar este crescimento! Com certeza te tranquilizará! Mil Bjss

  7. Fabi

    Gostaria de complementar com minha experiência de mãe. Meu filho nasceu nos EUA com um hemangioma nas costas, eles fizeram um certo mistério até virem me explicar o que era. Monitoramos regularmente (o pediatra usava uma moeda como medida e ia tirando fotos regularmente). Meu filho hoje tem 14 anos, com 10 anos fizemos a cirurgia para retirar, pois o hemangioma vinha crescendo, não seguia o padrão de diminuir e com a adolescência e os hormônios, a chance seria de que ele fosse crescer ainda mais. Retiramos com um médico vascular, dermatos me sugeriram laser, mas o hemangioma era profundo e quase encostava na costela. Sendo assim, um exame mais detalhado é sempre aconselhável para que não se faça a criança sofrer em vão. A retirada do hemangioma ajudou na parte estética já que as crianças sempre questionavam o porquê do sinal pois chamava atenção na praia e piscina! Bjsss e espero ter colaborado de alguma forma com minha experiência. Fabi (Blog Rosa&Blue)

    • Renata

      Oi Fabi! Adorei saber da sua história! Pode ajudar muitas leitoras! Muito obrigada por compartilhar! E fico feliz que tenha dado tudo certo! Mil Bjss querida!

  8. Tatiana Lambert

    Oi! Muito esclarecedor o post sobre hemangiomas… minha sobrinha tinha um carocinho que começou a crescer, perto da nuca, mas não tinha essa característica avermelhada. Mesmo assim, vários pediatras disseram a mesma coisa: hemangioma. Na verdade, ela tinha leucemia, e aquele caroço, se tivesse sido investigado adequadamente, teria permitido a descoberta precoce. Ela morreu no dia em que completou 1 ano de idade, em 29/06/2012. Fica o alerta para as mamães: na dúvida, peça ao pediatra para solicitar um hemograma. Nossa pequena estrelinha só fez o primeiro quando foi levada ao oncologista, só para confirmar o diagnóstico.

    • Renata

      Oi Tatiana! Que história mais triste! Partiu meu coração! Mas valeu o toque, não custa nada investigar né? Mil Bjss e fiquem bem! <3

  9. Valério Oliveira

    Achei muito interessante e bem esclarecedor o texto da Dra. Juliana. Faço parte de um grupo de pacientes, chamado Abraphel (era uma ONG e acabamos encerrando por questões burocráticas). Após a leitura de alguns comentários de mães de crianças com hemangioma e, até mesmo de pacientes com a mesma anomalia, fico surpreso com a atitude de alguns médicos ao optar por intervenção cirúrgica, uma vez que temos tratamentos através de medicamentos – como o Propanolol, por exemplo – que tem gerado excelentes resultados e pode ser comprovado cientificamente. Li comentários também de pessoas que, ao que me parece, são portadores de malformação capilar, também conhecido como “mancha de vinho do porto” (meu caso) e nos diagnósticos, os médicos acabam confundindo com hemangioma, causando grande confusão aos pacientes. Nestes casos, a única indicação de tratamento é o dye laser. Bom, fica aqui meu convite para conhecer a Abraphel e trocar experiências com pacientes e familiares. http://www.facebook.com/abraphel ou http://www.abraphel.ning.com. Abraços

    • Renata

      Oi Valério! Muito obrigada por complementar o post! Todas as informações são útei e super validas! Um beijo e mais uma vez obrigada

  10. cristiana santos

    Olá meu nome é cristiana sou mãe de uma linda menina Isabelly ela tem 4 meses .Isabelly nasceu com uma macha na face pega a metade do seu nari e olho do lado direito levei ela aopediatra e ele mim disse que era um hemagioma sem muito detalhe andei pesquisando e vvê que dela era plano. Estou muito angustiada pós nunca vê fala .Estou precisando de ajuda onde tratar pois moro numa cidade pequena no norte de minas

  11. Luciana

    ola, meu filho tem 2 anos e 8 meses e tem um hemangioma no labio ele faz tratamento com um oncologista, mas eu tenho notado que esta crescendo , os medicos falam que é normal, mas estou preocupada pois ja sangrou algumas vezes.
    Gostaria de saber se é normal e se vai realmente sumir, se nao o qe posso fazer para qe quando crescer ele nao tenha mais isso, pois nos traz muitos problemas.
    obrigada

  12. Anonimo

    Ola boa tarde tenho hemangioma no lado esquerdo da face, queria ajuda de voces tenho 21 anos..
    Obg aguardo contato por e-mail !!!

  13. Renata

    Olá, meu nome é Renata, estou a procura de ajuda sobre o hemangioma gigante no fígado. Meu sobrinho foi diagnosticado com essa doença e estamos desesperadas porque ele só tem 2 meses e o estado dele é grave.
    Por favor, alguém indica algum tratamento específico, pois ele só está tomando corticóides e o “tumor” está c 8 cm e ocorrendo sequestro de sangue o que leva a ter q fazer reposição de sangue quase todos os dias.
    Por favor, me ajudem.
    Aguardo respostas

    • Roseli

      Estou fazendo tratamento na minha bebe a 1mes e a mancha ja começou a sumir o tratamento é otimo com propanolol hj ela tem 5 meses
      Qialqer coisa me procurem no email
      [email protected]
      Que te conto sob minha experiencia

  14. cliede

    oi Dr o meu Benicio tem na face levei na dermatologista e ela me receitou timolol colirio 12/12 2 gotinhas e massagear
    fiquei um pouco em duvida se isso ira resolver mesmo
    aguardo uma resposta obrigada

    • Roseli

      Massagear o local minha medica nao receitou nao
      Meu email
      [email protected]
      Ai te conto minha experiencia com minha filha de 5 meses

  15. Andreia Zimmermann

    Minha filha nasceu com um hemangioma na Glabela. Ela está com dois meses. O pediatra está acompanhando, mas ainda não recomenda tratamento.

  16. Patricia

    Meu marido tem um hemangioma de umnlado do resto onde pega a orelha e fez com que a orelha crecesse bastante uma so. Oque o deixou muito incomodado com a aparência e possivel fazer uma.cirurgia plástica em cima das manchas vermelha para diminuir a orelha

  17. Andréia

    Boa tarde!

    Sou mãe de uma rapaz de 11 anos e recentemente percebi que o olho direito dele estava um pouquinho maior que o outro, então procurei um oftalmologista que pediu uma ressonância magnética e deu como resultado, hemangioma orbital cavernoso.
    Bom, eu e meu esposo ficamos apavorados no início e então procuramos um especialista aqui em Brasília que indicou a retirada do tumor que esta com 2,2cm. Estamos confiantes primeiramente em DEUS e ao Dr. Rodrigo que fará a cirurgia.
    Gostaria de saber se alguém conhece alguma criança da idade dele que já tenha feito esse. procedimento

  18. gildete

    Meu filho tem e estou muito preucupada.

  19. Patricia

    Ola bom dia sou de porto velho Rondônia pos minha filha ela tem 2 hemangioma e o da coxa direita e cheio d veia éo do bumbum fica bem perto da onde sai as fezes e meio roxo já nasceu com eles ela tem 5meses levei na pediatra pos ela disse q vai sumir e não tem perigo VC acha q e melhor leva-la a um cirurgião vascula e gostaria de saber quais os cuidado q devo ter

    • carla

      Oiii Patricia Moro em Manaus meu bebe tem 1 ano e tem o mesmo tipo de hemagioma que sua bebe(veias)…estou Sem respostas pra um tratamento adrquado tbm…me ajude se VC river alguma informacao nova

    • Bruno

      Patricia, sou de espigão do oeste, minha filha nasceu com mais de 10 hemangiomas pelo corpo, estamos fazendo tratamento com o dr Tadeu em Cacoal-Ro, e está diminuindo bastante elas, tente fazer contato lá. Qualquer coisa me chama no email, [email protected]

    • dulci

      Patricia meu netinho nasceu com hemangioma na virilha e levamos ele com um cirugiao vascular folou que so pode começar o tratamento apos os 10 meses..e uma bolha bem grande e o medico disse que vai crescer junto com a crianca… estamos orando e confiando que vai dar tudo certo…

  20. Ivanilda oliveira

    Ola bom dia meu nome e Ivanilda ,sou mae do pequeno Davi Miguel de 8meses que nasceu com hemangioma,tenhi rescentemente sofrido com preconceito de quen nao conhece e evito ate sair com meu filho para que nao sofra mais sei que nao e uma doença porem queria saber como posso tratar no caso dele ,eu tamben nao conhcia ate meu filho nascer con esse hemangioma,queria maus informaçoes obrigada bom dia ,,,,,

    • Taciane

      Bom dia sou mãe de uma menina Emanuelly ela tem um hemangioma em baixo dos olhos entre o nariz e os olhos e desce um pouco a baixo ele pode atrapalhar a visão dela?

      • Jennifer Oliveira

        olá Tarciane, eu também tive um hemangiona nessa localização, eu fiquei com um problema na visão, as vezes tenho um pouco de desvio no olho esquerdo, não enxergo totalmente por ele, quando faço um tampão no olho direito e forço a olhar pelo o esquerdo, ele não responde o direcionamento que eu procuro fazer. Exemplo: se eu tento olhar para o lado direito, ai ele vai para o esquerdo, tipo ele não tem direcionamento correto. Tive logo quando nasci, e foi crescendo… espero que possa ter ajudado, e é bom que procure um especialista.

    • Roseli

      Estou fazendo tratamento na minha bebe a 1mes e a mancha ja começou a sumir o tratamento é otimo com propanolol hj ela tem 5 meses
      Qialqer coisa me procurem no email
      [email protected]
      Que te conto sob minha experiencia

      • Solange

        Oi Roseli, minha sobrinha tem hemangioma e tomou o propalonol dos 2 meses até agora com 2 anos e 4 meses, o médico mandou parar e tá voltando, tá ficando bem vermelho de novo e inchando. Até que idade o médico mandou sua nenê tomar o remédio ???

  21. Erilania

    Minha filh tem um no rosto e um na cabrca ela toma propanolol ele regredi se paro de dar a ela ele volta a crescer foi passado esse remedio ela tinha 8 meses 16mg/1ml hoje ela tem 1 ano e 6 meses 0,5 e o que ela toma ela deve continuar ou teria que ter um aumento?

    • edu moreira

      ola, minha filha de 3 meses estar uma mancha no braço, estou mt preocupado, e estar crescendo.

  22. Jennifer Oliveira

    Olá Boa Noiite, tenho 22 anos, e tive um hemangioma, minha fala que apareceu uma pintinha avermelhada em mim, muito pequenininha logo quando nasci, perto do meu olho, e que eu tinha muita sensibilidade ao olhar para o claro, ao passar dos dias a manchinha foi crescendo de forma volumosa, tapando quase o meu olho esquerdo, minha mãe me levou ao médico e foi orientada que ela não se desesperasse ” mãezinha isso é uma hemangioma, ele vai crescer até um certo ponto e depois vai regredir”, assim disseram a ela. Porém, ele só fazia crescer cada dia mais, deformando cada vez mais meu rosto, foi quando decidiu procurar outro médico, e ai então disseram que o meu não regredia e que precisava de tratamento, e assim foi feito, fiz vários acompanhamentos até a cirurgia, tinha + ou – uns 2 anos quando fizeram o procedimento, minha mãe fala que foi uma aplicação de um liquido amarelo, que fez com que ele fosse “morrendo” como se fosse uma queimação, chegou a secar fazendo com que ele caísse totalmente, ficando o espaço aberto, usei medicamentos para preencher o local, hoje tem uma cicatriz que quando as pessoas olham perguntam se foi uma queimadura, pois ficou parecido com uma. Sofri muito na minha infância, pois tinha muita vergonha, pois as pessoas me olhavam de um modo estranho, admiradas com aquilo, tentava sempre esconder com o cabelo, ou então ficava sempre de cabeça baixa. Hoje já não se percebe muito, pois está mais claro e já me conformei como eu sou, mas não foi nada fácil… obrigada !

  23. tania maria gonçalves da silva

    Olá, meu nome é Tania, minha filha Ana Beatriz, teve um hemangioma na cabeça aos 8 meses, fizemos uma cirurgia e no local ficou sem cabelo, hoje ela tem 13 anos, e esta parte da cabeça sem cabelo começou a incomodar. Gostaria de saber se existe algum produto para que neste local possa nascer cabelo?

  24. Deize

    Olá meu nome é deize tenho um bb de 3 meses e ele tem hemogioma no olho direito estou muito preocupada preciso de orientação alguém me ajudar por favor!

  25. Deise

    Oi minha bb nasceu muito bem e saudável…com exatamente 2 meses de vida…o olhinho esquerdo dela começou a diminuir..achei muito estranho.esperei uns dias e nada de voltar ao normal…levei a minha pqna no medico e ele disse p passar gelo…passei gelo e nada…levei ela no oftalmologista…ele me pediu uma tumografia..foi pela tumografia q fiquei sabendo q era um hemangioma…fiquei muito preocupada ja estava ainda mais dps de saber o q era..ate pq o medico não me explicou direito…hj ela esta com 9 meses..esta sendo atendida em Sp no Hospital das Clínicas…ela teve uma consulta de rotina la e dia 16 de Dezembro ela vai passar denovo so q agr com o Especialista….Es ter a nas mãos de Deus….

  26. renata c.soares

    Oi eu tenho uma filha de 3 anos e o hemangioma apareceu depois de 2 dias que ela nasceu mais eu não sabia o que era a pediatra achava que era estomatite e foi com 3 meses que uma pediatra do ama que me informou o que era ,mais o que me preocupa é que é na boca mais precisamente no lábio inferior e por dentro da boca.O que eu faço.

  27. Andréa Farra

    Meu filho teve um hemangioma no pulso esquerdo e notamos somente quando saímos da Maternidade, 5 dias após o nascimento, pois ele teve Icterícia.
    Começou bem pequeno, alguns pontinhos vermelhos (até achamos que tinha sido por conta da pulseirinha da Maternidade) e depois aumentou pegando mais da metade do pulso e a cor era de um vermelho bem intenso.
    Levamos ao médico que nos explicou do que se tratava e nos tranquilizou dizendo que começaria a sumir dali uns dois anos.
    Foi o que realmente aconteceu. Percebemos que por volta dos 2 a 3 anos clareou consideravelmente. Hoje ele tem 4 anos e é praticamente imperceptível.
    Não doía, não coçava, não atrapalhava…ele nem percebia que tinha.
    Então mamães…fiquem tranquilas, pois sumirá!!
    Vale sempre procurar um médico para orientar, pois cada caso é um caso…
    Ficamos apreensivas, pois às vezes são em lugares bem visíveis e também as pessoa, quando percebem, acabam perguntando e temos que sempre explicar…

    • SONIA

      BOA TARDE MINHA NETA TEM DOIS MESES , E HÁ UM MES APARECEU UMA PINTINHA DE SANGUE NA PARTE INFERIOR DOS CILIOS E NÃO DESCOBRIMOS AINDA O QUE FOI HOJE ESTA UM POUCO GRANDE TIPO TERÇOL. COMO MANDAR UMA FOTOPAARA VER?

  28. Jucileia

    Ola ,me chamo Jucileia ,mae da pequena Maria Eduarda.em agosto de 2014 dei a luz a ela,com 1 mes de nascida,notei uma manchinha branca quase invisivel na regiao das COSTAS,nao me importei muito,pq pensei,q nao era nada,com mais o menos 1 mes de vida,a mancha cresceu e ficou avermelhada ,so q essa mancha nao era durinha,pelo contrario,era bem mole,hoje ela ja esta com 2 anos,e a manchinha cresceu bastante.estou preocupada com isso,nao sei oq fazer,fui na pediatra dela e ela disse q era o hemangioma e q iria reegredir com o tempo.ja pensei em tirar,mais tenho medo.gostaria de um conselho,nesse caso,oq devo fazer?

  29. Carmem Lucia Zacarias

    Meu nome é Carmem moro no Pará minha filha tem 4 meses, com 10 dias de vida apareceu uma pintinha vermelha no rosto dela e logo começou ficar roxo ao redor então percebi que tem em vários lugares do corpo,mas o que mais me preocupa é o do rosto e o dela não é vermelho como já vi em muitas crianças.Gostaria de saber se esse tipo também some com algum tempo?

  30. Leidacardoso

    Sou de cabo verde a minha filhia tem e omedico me receitou 90enjeisao para dar pra ela temho duvida

  31. gilda b santos

    Meu neto nasceu com uma no couro cabeludo estou preocupada, mais e´exatamente assim como esta,o que devo fazer.

  32. valeria

    Ola mi chamo valeria Barreto,morro em Santarém no estado do Para..sou mãe da Rita de Cassia de 7 anos..tive uma gravidez super tranqüila …nas ultra sonografia nunca foi detectado nada..nasceu de uma cessariana num domingo.. Ai o susto um hemangioma gigante no bumbum e virilha…a princípio foi um enorme susto.,pois lhi da um os olhos e cometários foi sem dúvidas muito dolorosos…ai veio o susto maior saber se existia raiz es…e pra honrar e gloria do Senhor nada de raiz só superficial…minha cidade não tem muitos recursos e pouco sei sobre o assunto…ela passara por cirugias quando completar 10 anos..mas infelismente sofre por sua situação, queria poder fazer logo essas cirurgias…aguardo respostas

  33. geovane azevedo de souza

    tenho uma filha de 3 aninhos q tem hemagioma no rosto faz o tratamento com proponalol e uso contiuo ou tem prazo pra parar

  34. Geiza Ferreira da silva

    Ola Boa tarde
    Dra. Juliana tenho um bebe de 2 anos e 4 meses ele nasceu prematuro de 29 semanas e a mas ou menos um mes apareceu essa mancha que na verdade uma muriçoca estava nele quando tirei ficou só a pitinha vermelha onde ela esta sugando o sangue ai no dia seguinte a macha foi aumentando e hoje ficou como um sinal de sangue tem horas que estoura e sangra mas depois enche de novo de sangue levei a pediatra e mesma mandou passa a pomada neomicina porem não esta resolvendo o que devo fazer dra ja estou muito preocupad, pois de sempre estoura sangra e enche de novo.

X Leia também: