Umidificador de ar: devemos usar? – por Dr. Jairo Len

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas16/07/16 By: Dr. Jairo Len
(3) Comentários

 

Olá, moms!

Neste tempo extremamente seco que está fazendo aqui em São Paulo, ficamos na dúvida se temos ou não que usar umidificadores de ar, principalmente no quarto das crianças.

Para esclarecer essa dúvida, o nosso colunista, Dr. Jairo Len, escreveu o post abaixo.

Espero que as ajudem!

Mil Bjsss

 

Umidificador: devemos usar? - Just Real Moms

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

O tempo seco chegou. Ainda que neste ano ainda não tenha havido baixa umidade do ar constante, me parece que nas semanas que vêm pela frente sofreremos com isso.

Uma pergunta frequente na clínica é: Devemos usar diariamente o umidificador de ar?

Resposta simples: NÃO.

A meu ver, só as crianças que têm sintomas respiratórios devem usar umidificadores de ar diariamente. Seja por alguma doença respiratória aguda, tosse crônica ou mesmo sensibilidade à baixa umidade relativa do ar. Os que estão bem ou não sofrem quando o ar seca, vida normal…

Quando a umidade do ar está abaixo dos 30%, alguns cuidados sempre devem ser tomados, tais como: evitar exercícios entre 10h e 18h, ter sempre água (para beber) à disposição e não ficar adiando a sede… Mas não é obrigatório, para todos, promover o aumento da umidade do ar.

Para as crianças e adultos que têm sintomas respiratórios devido ao ar seco (que incluem rinite, congestão, sangramento nasal, tosse seca ou produtiva, broncoespasmo – bronquite ou asma), um umidificador de ar deve ser usado e resolve a maioria desses problemas.

O uso de bacia de água no quarto não ajuda em nada. Toalhas úmidas espalhadas pelo quarto podem até ajudar, mas realmente só se for absolutamente impraticável adquirir um umidificador.

Quanto ao tipo de umidificador, existem dezenas para todos os gostos e bolsos. Em geral, são aparelhos que não possuem durabilidade muito longa, inclusive por estarem sempre molhados, o que gera desgaste. Não julgo que valha a pena investir demais em um aparelho.

Para quem não quer se preocupar em umidificar demais o ambiente, hoje já temos modelos que “medem” a umidade relativa do ar e ligam/desligam automaticamente. Por exemplo, você regula que quer manter o quarto a 50% de umidade, e o umidificador faz isso sozinho.

Aliás, 50-60% é uma umidade relativa do ar bastante adequada para se manter.

 

Umidificador: devemos usar?

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários:Umidificador de ar: devemos usar? – por Dr. Jairo Len
  1. Avatar
    Elaine

    O que ninguém fala é da qualidade da água utilizada no umidificador e dos perigos de aspersão de água contaminada, principalmente com legionela.

  2. Avatar
    maria helena

    Se fervermos a água e deixar esfriar para depois colocar no umidificar, resolve o problema?

  3. Avatar
    Joana Azevêdo

    Adorei o post.

    Pra quem procura loja pra compra de umidificador eu indico a https://www.meuamorzinho.com.br/umidificador-ar-3-litros-bioland

X Leia também: