Bebê com “caspa” – por Dra. Juliana Macéa

Cuidados especiais - De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas - Saúde da Criança01/11/15 By: Juliana Macéa
(12) Comentários

 

Oi, meninas!

Tudo bem?

Hoje quem vai dar a dica é nossa querida amiga e excelente dermatologista, a Dra Juliana Macéa. A Ju já escreveu outros textos aqui no blog (AQUI, AQUI, AQUI e AQUI).

Além de linda e excelente profissional, a Ju também é a REAL MOM da Loreninha, que é uma coisa de linda e fofa!

Vale a pena conferir o texto!

Beijos!

 

……………………………………………………………………………………………..

 

Meu bebê com “caspa”????

A dermatite seborréica é uma alteração inflamatória da pele que acomete até 5% da população adulta sendo mais comum entre os homens.

Existe, porém, uma forma mais rara de dermatite seborréica que ocorre em bebês. Ela começa logo nas primeiras semanas de vida. A manifestação mais comum é o surgimento de pequenas placas descamativas, de cor amarelada ou marrom, aderidas ao couro cabeludo – nada mais são do que uma forma de “caspa”. Em quadros mais intensos, podem surgir também lesões na pele sendo as áreas mais envolvidas as bochechas, dobras atrás das orelhas e dobrinhas do corpo. As lesões podem coçar um pouco, mas o estado geral do bebê não é afetado.

 

caspa

 

Nesta idade, parece ser causada pela passagem de hormônios maternos para o bebê e esses hormônios estimulam maior atividade das glândulas sebáceas.

A doença é autolimitada e costuma desaparecer até os 4 meses. Mesmo assim, costuma causar um pouco de ansiedade nas mães que ficam preocupadas em não estarem cuidando adequadamente da pele do bebê e, por isso, acabam consultando o pediatra ou o dermatologista.

Algumas medidas que podem ajudar: um pouquinho de sol tem efeito anti-inflamatório e reduz as lesões. Antes do banho, aplique óleo de amêndoas doces no couro cabeludo afetado e, durante o banho, tente suavemente remover as crostinhas com um pente fino. Em casos muito intensos, um creme à base de hidrocortisona por poucos dias ajuda a suavizar o quadro.

Espero ter ajudado!

Um abraço,
Dra. Juliana

Contato:
email: [email protected]
Tel: 3071-2388 e 3071-1882

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comentários:Bebê com “caspa” – por Dra. Juliana Macéa
  1. Avatar
    Juliana

    Muito interessante o post, pois não imaginava que bbs tinha, “caspa”. Rodrigo esta passando por isso, tem um pouquinho a amarelada bem no começo do couro cabeludo. Mas mesmo no banho com água e sabão neutro nao tem desaparecido. Ele já esta com 5 meses, será que devo me preocupar ou em pouco tempo deve desaparecer??? Bjs

  2. Avatar
    Juliana Macéa

    Oi Juliana, fico feliz que você tenha gostado do post. Tente aplicar um pouco de óleo de amêndoas doce 1 hora antes do banho do Rodrigo para amolecer as “caspinhas” e após o xampu neutro, tente remove-las com um pente bem fino, mas sem forçar. Em alguns bebês, a dermatite pode se prolongar até uns 6 a 8 meses. Você não precisa se preocupar a não ser que as lesões aumentem. bj Dra Juliana

  3. Avatar
    Eduarda

    Minha filha teve logo depois que nasceu e ainda tem pouco na cabeca… O que me ajudou muito foi maisena na agua do banho e um shampoo otimo da mustella que ajuda a soltar as casquinhas do couro cabeludo!! E no corpo só uso fisiogel!!! atras da orelha o que ajudou a curar foi Cicaplast Baume B5 da La Roche Posay!!! Otimos!!! Recomendo muito! Nao sou a favor de passar cortisona pois pode ter rebote! Esses produtos junto com sol me ajudaram super!

  4. Avatar
    Leydiane

    Olá, meu filho esta passando por isso, agora o rostinho dele ficou td de carocinhos e depois que comecei a usar pomada adinos, ficou vermelho e ressecado. Levei a um dermato e ele passou uma fórmula de sabonete e um creme com hidrocortisona. Mas a bochecha fica mt vermelha e a pela ressecada, ainda tem crostinhas na cabeça tb, a pediatria pediu pra usar vaselina e noite e o dermato suspendeu. O que devo fazer ? O rostinho demora quanto tempo pra ficar bom ? Fico mt ansiosa e preocupada. Eh mt chato isso.

  5. Avatar
    tatiana

    meu bb ta com essa casquinhas as vezes amarela mais oq me deixa preocupada eq as vezes a cabeça dele fica seca ai passo bastante oleo johnsons no outro dia aparece com umas secreçãozinha dizem q e salmoura e normal isso

  6. Avatar
    Thuanny

    Ola meu filho tem 1 ano e 10 meses e eu usei o campo doce babe nele 2 vezes e ele começou a coar a cabeça e suspendi mais agora ele esta com caspa na frente o que posso usar nele.

  7. Avatar
    Daiane Pedroso

    Adorei o post,Meu filho está Caspa seborréia e não sabia oque fazer,e meu marido ja dizia que eu não estava dando banho direito,Muito Obrigada por tirar está dúvida

  8. Avatar
    Adna Duarte

    Muito bom esse post. Meu bebê tem 4 meses e so agora que apareceu essas caspas. A princípio fiquei muito preocupada pensando que era algum germe, fungo ao algo assim,por causa da cor amarelada. Passei a pomada a base de hidrocortisona e fez com que secasse tudo e descamasse do couro cabeludo. Foi um alivio. Agora passo bastante óleo Johnson antes do banho e retiro bem devagar com um pente e tem ficado bem limpinha a cabeça dele. 😍

  9. Avatar
    wladyna

    Ola Dr. Juliana, meu bebe ta com 4 meses e ja troquei o shampoo, pois disseram que era do shampoo, passo o oleo mais a cabecinha dele fica muito vermelha. O que posso fazer para melhorar o estado dele.

  10. Avatar
    Ana Carla rebello

    Boa noite. Minha bebê tem muitas caspas grossas.passo óleo de amêndoas e nada adianta.no dia seguinte surge novamente. E o couro cabeludo dela chega sangrar e fica perdendo os Capelinhos .não sei mas o que fazer me ajude

  11. Avatar
    Cíntia

    boa noite, meu bebe tem 2 meses e essas caspinhas tem me tirado o sono, sem contar que criou na sobrancelha e nas pálpebras e tem irritado bastante ele, já fiz de tudo e nada tira essas caspinhas que coçam, o que faço?

    att,Cíntia

  12. Avatar
    Boneca.manuel

    O meu filho tem caspa esta se cosar muito

X Leia também: