sábado, 6 setembro, 2025

Melatonina para as crianças dormirem!? É seguro?

Quem já ouvir falar sobre melatonina para as crianças dormirem? Mas é seguro mesmo? Venha entender?

Menatonina Para Crianças Dormirem Maici Ciari Consultora do Sono Just Real Moms

Oi Mamãe e Papais! Hoje vamos falar sobre a tão falada Melanina e se isso é algo seguro para dar para crianças dormirem.

A Dra. Maici Ciari – Pediatra e Consultora do Sono Infantil – vai contar um pouco mais sobre isso e também vai listar 6 orientações que ajudam muito a termos um sono saudável e uma boa produção de melatonina.

Então, confira e conta para nós se você também tem esse desafio em dentro de casa.


Hoje, venho falar sobre a melatonina, muito conhecida como hormônio do sono e procurada como “balinha” para ajudar as crianças dormirem.

Percebo que, atualmente, há uma enorme busca por uma fórmula mágica que faça o filho dormir mais fácil e rápido.

Nessa busca, encontra-se uma tal “balinha” que promete uma noite de sono tranquilo.

Essa balinha seria o hormônio melatonina apresentada em forma de bala de goma ou comprimidos mastigáveis em formato de ursinho.

Mas, não se deixe enganar pelas aparências!

Ela não é uma simples balinha e não é vitamina. Ela é uma medicação!

Um hormônio que somente deve ser usado com a orientação do seu médico.

A melatonina é conhecida como hormônio do sono pois é ele que nos ajuda a adormecer.

Na verdade, a melatonina é um hormônio da escuridão, já que ela é produzida ao longo do dia e só será liberada ao anoitecer, com a diminuição da luminosidade.

Aqui cabe uma observação muito importante.

A melatonina é um hormônio que produzimos naturalmente, não precisamos tomá-la como remédio na grande imensa maioria dos casos.

Seu uso, como medicação, está indicado para alguns casos restritos como autismo, doenças neurológicas graves, cegueira e distúrbios do ritmo circadiano.

Uma situação, não patológica, que poderia se beneficiar com o uso da melatonina é quando temos o jet-lag nas viagens.

Principalmente, quando viajamos para o leste e adiantamos o relógio. Nessa situação, lá no destino, quando chegar a hora de dormir, ainda não estaremos com sono.

Nesse ponto, poderíamos utilizar a melatonina 1 hora antes da hora desejada de adormecer para auxiliar o início do sono.

Mas, lembre-se! Não adianta utilizar a melatonina e não fazer uma boa higiene do sono em conjunto para facilitar a adaptação ao fuso-horário.

Nas viagens, também é muito importante acordar e aproveitar a iluminação do dia logo cedo, fazer bastante atividade ao ar livre, para que o nosso corpo se adapte mais rapidamente ao novo horário.

Outra observação valiosa, que pouca gente sabe, é que a melatonina não te garante noites inteiras de sono.

Ela não atua na manutenção do sono e, sim, no início do sono. Ajuda a adormecer, mas não descarta a possibilidades dos despertares noturnos acontecerem.

Quando usada de forma incorreta, sem orientação, sem acompanhamento médico e com dose incorreta, pode trazer efeitos indesejados como pesadelos, sonolência pela manhã e agressividade.

Não se sabe, ainda, ao certo, seu efeito ao longo prazo.

Portanto, se o seu filho não dorme bem, converse com o seu pediatra para avaliar as possíveis causas que estão atrapalhando o sono dele.

Após uma consulta médica focada no sono do seu filho e não sendo encontrado uma causa que justifique o uso da melatonina como medicação, podemos trabalhar as causas comportamentais mais comuns que afetam a qualidade do sono das crianças, e dos adultos também, para aproveitarmos ao máximo a nossa própria melatonina de forma totalmente natural e sem riscos à saúde!

Abaixo, vou listar 6 orientações que ajudam muito a termos um sono saudável e uma boa produção de melatonina:

#1 Tenha uma boa exposição à luz natural ao longo de todo o dia;

#2 À noite, utilize luzes indiretas, amareladas e fracas. Utilize o mínimo necessário de luz artificial;

#3 Cuide das sonecas ao longo do dia (evite sonecas após às 16h);

#4 Tenha uma rotina bem estabelecida com horários regulares para as refeições, para dormir e acordar;

#5 Diminuía o ritmo das brincadeiras à noite. Prefira as mais calmas e entediantes (quebra-cabeça, massinha, colorir, leitura, banho, massagem, contar histórias etc.);

#6 O sono deve acontecer no escuro desde o nascimento. Quanto mais escuro, melhor!

Agora, é hora de agir e trabalhar tudo o que estiver ao seu alcance para proporcionar um sono saudável e um ambiente de qualidade para você e seu filho.

Se ficou com alguma dúvida ou não sabe se pode ter algo que realmente esteja atrapalhando o sono do seu filho, procure um atendimento médico.

Mas, nunca utilize medicação sem orientação. Nunca faça automedicação.


Por fim, se gostou desse post sobre a melatonina para as crianças, aproveite para ler também: “Seu filho luta contra o sono?”, “O que é higiene do sono e como fazer?” e “Cama compartilhada: Fazer ou não fazer, eis a questão!”.

Outra super dica, se você é uma mamãe com bebê recém-nascido, somos hiper fãs do trabalho da Paty Lomonaco que dá um Curso de Shantala maravilhoso!


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico ou especialista altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

Sobre a Dra. Maici Ciari – CRM-SP 145330/RQE 58674

Instagram: @DraMaici

Mãe da Lola e do Lucas, é Pediatra pela Universidade Santo Amaro

Tem pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN e em Emergências Pediátricas pelo Hospital Israelita Albert Einstein e é consultora do sono Materno-Infantil pelo International Parenting and Health Institute (IPHI, Califórnia – EUA).

Atua em na área de saúde infantil há 10 anos.

Hoje, concilia a maternidade com atendimentos online e com a criação de conteúdo sobre como proporcionar para bebês e crianças uma boa rotina, alimentação e sono de qualidade.


A INFORMAÇÃO DISPONÍVEL NESTE SITE NÃO SUBSTITUI O PARECER DE UM MÉDICO PROFISSIONAL. SEMPRE CONSULTE O SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER ASSUNTO RELATIVO À SUA SAÚDE, À SAÚDE DOS SEUS FILHOS E FAMILIARES E AOS SEUS TRATAMENTOS E MEDICAMENTOS.

Créditos: Cortesia de Igordoon Primus

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Amamentação e câncer de mama, qual a relação!?

Você sabe qual a relação da amamentação e o câncer de mama? Vem aqui que vamos te contar sobre...

Você está minando a criatividade dos seus filhos? – por Manuela Titoto

Olá, mamães! Há alguns dias, inauguramos um novo espaço por aqui, onde as leitoras nos ajudarão a escrever o blog...

Como saber se preciso monitorar minha reserva ovariana? 

Você tem interesse em conhecer mais sobre seu corpo? Você quer dar mais atenção aos cuidados com sua saúde...

Dicas para grávidas usarem roupas que já têm no armário

  Oi, moms! Tudo bem? O post de hoje foi escrito exclusivamente para o Just Real Moms pela consultora de imagem Denise Tavares (cliquem AQUI...