Quem já ouvir falar sobre melatonina para as crianças dormirem? Mas é seguro mesmo? Venha entender?
Oi Mamãe e Papais! Hoje vamos falar sobre a tão falada Melanina e se isso é algo seguro para dar para crianças dormirem.
A Dra. Maici Ciari – Pediatra e Consultora do Sono Infantil – vai contar um pouco mais sobre isso e também vai listar 6 orientações que ajudam muito a termos um sono saudável e uma boa produção de melatonina.
Então, confira e conta para nós se você também tem esse desafio em dentro de casa.
Hoje, venho falar sobre a melatonina, muito conhecida como hormônio do sono e procurada como “balinha” para ajudar as crianças dormirem.
Percebo que, atualmente, há uma enorme busca por uma fórmula mágica que faça o filho dormir mais fácil e rápido.
Nessa busca, encontra-se uma tal “balinha” que promete uma noite de sono tranquilo.
Essa balinha seria o hormônio melatonina apresentada em forma de bala de goma ou comprimidos mastigáveis em formato de ursinho.
Mas, não se deixe enganar pelas aparências!
Ela não é uma simples balinha e não é vitamina. Ela é uma medicação!
Um hormônio que somente deve ser usado com a orientação do seu médico.
A melatonina é conhecida como hormônio do sono pois é ele que nos ajuda a adormecer.
Na verdade, a melatonina é um hormônio da escuridão, já que ela é produzida ao longo do dia e só será liberada ao anoitecer, com a diminuição da luminosidade.
Aqui cabe uma observação muito importante.
A melatonina é um hormônio que produzimos naturalmente, não precisamos tomá-la como remédio na grande imensa maioria dos casos.
Seu uso, como medicação, está indicado para alguns casos restritos como autismo, doenças neurológicas graves, cegueira e distúrbios do ritmo circadiano.
Uma situação, não patológica, que poderia se beneficiar com o uso da melatonina é quando temos o jet-lag nas viagens.
Principalmente, quando viajamos para o leste e adiantamos o relógio. Nessa situação, lá no destino, quando chegar a hora de dormir, ainda não estaremos com sono.
Nesse ponto, poderíamos utilizar a melatonina 1 hora antes da hora desejada de adormecer para auxiliar o início do sono.
Mas, lembre-se! Não adianta utilizar a melatonina e não fazer uma boa higiene do sono em conjunto para facilitar a adaptação ao fuso-horário.
Nas viagens, também é muito importante acordar e aproveitar a iluminação do dia logo cedo, fazer bastante atividade ao ar livre, para que o nosso corpo se adapte mais rapidamente ao novo horário.
Outra observação valiosa, que pouca gente sabe, é que a melatonina não te garante noites inteiras de sono.
Ela não atua na manutenção do sono e, sim, no início do sono. Ajuda a adormecer, mas não descarta a possibilidades dos despertares noturnos acontecerem.
Quando usada de forma incorreta, sem orientação, sem acompanhamento médico e com dose incorreta, pode trazer efeitos indesejados como pesadelos, sonolência pela manhã e agressividade.
Não se sabe, ainda, ao certo, seu efeito ao longo prazo.
Portanto, se o seu filho não dorme bem, converse com o seu pediatra para avaliar as possíveis causas que estão atrapalhando o sono dele.
Após uma consulta médica focada no sono do seu filho e não sendo encontrado uma causa que justifique o uso da melatonina como medicação, podemos trabalhar as causas comportamentais mais comuns que afetam a qualidade do sono das crianças, e dos adultos também, para aproveitarmos ao máximo a nossa própria melatonina de forma totalmente natural e sem riscos à saúde!
Abaixo, vou listar 6 orientações que ajudam muito a termos um sono saudável e uma boa produção de melatonina:
#1 Tenha uma boa exposição à luz natural ao longo de todo o dia;
#2 À noite, utilize luzes indiretas, amareladas e fracas. Utilize o mínimo necessário de luz artificial;
#3 Cuide das sonecas ao longo do dia (evite sonecas após às 16h);
#4 Tenha uma rotina bem estabelecida com horários regulares para as refeições, para dormir e acordar;
#5 Diminuía o ritmo das brincadeiras à noite. Prefira as mais calmas e entediantes (quebra-cabeça, massinha, colorir, leitura, banho, massagem, contar histórias etc.);
#6 O sono deve acontecer no escuro desde o nascimento. Quanto mais escuro, melhor!
Agora, é hora de agir e trabalhar tudo o que estiver ao seu alcance para proporcionar um sono saudável e um ambiente de qualidade para você e seu filho.
Se ficou com alguma dúvida ou não sabe se pode ter algo que realmente esteja atrapalhando o sono do seu filho, procure um atendimento médico.
Mas, nunca utilize medicação sem orientação. Nunca faça automedicação.
Por fim, se gostou desse post sobre a melatonina para as crianças, aproveite para ler também: “Seu filho luta contra o sono?”, “O que é higiene do sono e como fazer?” e “Cama compartilhada: Fazer ou não fazer, eis a questão!”.
Outra super dica, se você é uma mamãe com bebê recém-nascido, somos hiper fãs do trabalho da Paty Lomonaco que dá um Curso de Shantala maravilhoso!

Sobre a Dra. Maici Ciari – CRM-SP 145330/RQE 58674
Instagram: @DraMaici
Mãe da Lola e do Lucas, é Pediatra pela Universidade Santo Amaro
Tem pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN e em Emergências Pediátricas pelo Hospital Israelita Albert Einstein e é consultora do sono Materno-Infantil pelo International Parenting and Health Institute (IPHI, Califórnia – EUA).
Atua em na área de saúde infantil há 10 anos.
Hoje, concilia a maternidade com atendimentos online e com a criação de conteúdo sobre como proporcionar para bebês e crianças uma boa rotina, alimentação e sono de qualidade.