Mais uma vez, vamos compartilhar um conteúdo incrível para falar sobre a higiene do sono e como fazer para aplicá-la dentro de casa! Confira!
Oi, Mamãe e Papais! Hoje o nosso post é sobre a higiene do sono, o que é, e como usá-la para ajudar não apenas as crianças, mas toda família a dormir melhor.
Acho que nesta altura, todos já conhecem os inúmeros benefícios de uma boa noite de sono traz, né?
Mas, sabemos que os pais que ainda estão nos primeiros 6 anos dos seus filhos, são os que mais sentem falta de uma boa noite de sono. E sim, os pais…e os filhos que acordam para as mamadas noturnas, troca de fralda, etc.
Então hoje, a nossa colunista, Dra. Maici Ciari – Pediatra e Consultora do Sono – vai dar o caminho das pedras sobre como inserir a higiene do sono no dia a dia da sua família!
Confiram e deixem seus comentários ou dúvidas lá no final do post!
Como eu sempre digo, um bom sono depende principalmente de uma boa rotina ao longo do dia, da prática de atividade física, de uma boa alimentação, da exposição à luz natural desde de manhã e do tempo de qualidade entre pais e filhos.
Mas, hoje, vou falar de uma questão que muita gente não faz ou nem sabe que precisa fazer, que é a higiene do sono.
A higiene do sono é a organização do ambiente e das atividades que você e seu filho fazem antes de ir dormir para ajudar no relaxamento e indução do sono.
Ela auxilia a família a encontrar uma rotina adequada para dormir bem.
Ter uma boa higiene do sono favorece um sono saudável, ajuda a evitar privações de sono e parassonias (como o terror noturno, por exemplo) e auxilia no tratamento de transtornos do sono.
O primeiro passo deve ser manter um horário regular para o sono (dormir e acordar) e seguir uma mesma sequência de atividades no ritual pré-sono. Isso mostrará ao seu filho que chegou a hora de dormir.
Ter essa rotina traz previsibilidade e segurança para os bebê e crianças, facilitando o adormecer e mantendo um sono de qualidade ao longo da noite.
Atenção: antes dos 2 a 3 meses, o sono apresenta-se de forma desorganizada.
É normal que ocorram vários despertares noturnos para mamar, trocar fralda e ter o contato físico dos pais, mesmo com uma boa higiene do sono.
Após esse período, o sono vai se estabilizando aos poucos. Conforme o bebê vai se desenvolvendo, há uma prevalência de sono noturno mais longo e o sono diurno com algumas sonecas ao longo do dia.
Agora, vou te dar algumas dicas práticas para você conseguir fazer a higiene do sono aí na sua casa:
Para uma boa higiene do sono, em primeiro lugar, preparação do ambiente de sono:
- Desligue as telas 2 horas antes de colocar seu filho para dormir – deixe o seu celular afastado também, sirva de exemplo;
- Baixe as luzes do ambiente: utilize a iluminação de abajures, luzes indiretas e fracas;
- Fale em voz suave e tranquila: evite brigas e discussões nesse horário;
Estando tudo pronto, o foco é o bem-estar emocional com seu filho:
- Fique no ambiente de sono com seu filho pelo menos 30 minutos antes dele dormir;
- Faça atividades relaxantes e entediantes: ler livros, escutar músicas calmas, brincar de Lego ou quebra-cabeça são ótimas opções;
- Tenha um ritual pré-sono: mesma sequência de atividades todos os dias que mostrarão que chegou a hora de dormir – exemplo: tomar leite, escovar os dentes, ler um livro já debaixo das cobertas.
Adicionalmente, tente deixar os problemas do trabalho e familiares de lado nessa hora. Bebês e crianças, mesmo sem comunicação verbal, sentem a energia e a tensão de seus pais, podendo ter insegurança e afetar a qualidade do sono.
Ter um tempo de qualidade com seu filho, atenção plena naquele momento de conexão ajudam muito a manter um sono de qualidade ao longo de toda a noite.
Assim, quanto mais conexão você tem com o seu filho, quanto mais ele se sentir amado e seguro, mais tranquilo será o sono dele!
Espero ter ajudado e que o sono de todos seja de qualidade!
Por fim, se gostou desse post, veja também “Vejam essas 5 dicas do que NÃO fazer no despertar noturno” também da Dra. Maici e “O papel do pai na qualidade do sono do bebê“.

Sobre a Dra. Maici Ciari – CRM-SP 145330/RQE 58674
Instagram: @DraMaici
Mãe da Lola e do Lucas, é Pediatra pela Universidade Santo Amaro
Tem pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN e em Emergências Pediátricas pelo Hospital Israelita Albert Einstein e é consultora do sono Materno-Infantil pelo International Parenting and Health Institute (IPHI, Califórnia – EUA).
Atua em na área de saúde infantil há 10 anos.
Hoje, concilia a maternidade com atendimentos online e com a criação de conteúdo sobre como proporcionar para bebês e crianças uma boa rotina, alimentação e sono de qualidade.