Quem nunca passou por momentos desafiadores e cansativos na hora de botar o filhote para dormir? E ai, o seu filho luta contra o sono também?
Oi Mamães, Papais! Queremos saber se o seu filho luta contra o sono.
Não existe – ou se existe são raros pais no planeta – que nunca tiveram dificuldade de botar o filho(a) para dormir.
Por aqui, é unânime! Todas nós passamos por longas noites, choros incontroláveis e momentos que não sabíamos mais o que fazer para colocar os filhos para dormir.
A causa dessa “luta” para dormir pode ser algumas diferentes!
Então, hoje a Dra. Maici Ciari – Pediatra e especialista em sono infantil – vai dar algumas dicas bem legais para te ajudar nesse momento!
O seu filho luta contra o sono? Conta para a gente nos comentários no final do post.
Eu sempre recebo nas consultas, principalmente dos bebês entre 3 e 6 meses, a queixa de que o bebê luta contra o sono.
A situação é a seguinte: chegou a hora da soneca e o bebê não dorme, chora, fica irritado, a mãe ou o pai ficam esgotados e irritados também, tentam de tudo e o filho demora demais para dormir, se dormir!
Na verdade, não é que a criança luta contra o sono. Seu filho está te falando que está com dificuldade para adormecer!
Portando, minha orientação é: não entre nessa luta!
O que muitas vezes pode acontecer é que o bebê já adormeceu um pouco enquanto mamava – o que é normal e não há nada de errado – e acaba nos confundindo.
Quando chega a hora de colocar o bebê na soneca ou no sono noturno, ele não está com sono suficiente naquele momento e começa a luta.
Nessa fase dos 3 a 6 meses, o bebê começa a mudar o padrão de sono também.
Ele diminui a quantidade de sonecas ao longo do dia, passa a ter um sono noturno um pouco mais consolidado e cabe a nós enxergar essa evolução e aceitar que teremos menos tempo de sono de dia.
Sendo assim, seguem os três principais motivos para os bebês e crianças terem essa dificuldade em iniciar o sono:
- Ambiente inadequado para que o sono aconteça;
- Falta de sono suficiente para adormecer;
- Passou da hora de dormir e seu filho está extremamente cansado.
Se a dificuldade em fazer a soneca ou iniciar o sono noturno acontece com frequência aí na sua casa, reveja esses três pontos para descobrir o que pode ser ajustado a fim de ajudar o seu filho a ter um sono mais tranquilo!
No caso do ambiente inadequado para o sono:
- As sonecas devem acontecer na penumbra – nem totalmente claro, nem totalmente escuro,
- Utilizar o ruído branco para abafar os sons externos do quarto pode ajudar.
- Deixar a casa com o ritmo mais calmo.
- Para o sono da noite, dormir no escuro e fazer uma boa higiene do sono ajuda muito!
No caso de sono insuficiente para adormecer:
- Reveja os horários de soneca.
- Observe se ele já não dormiu enquanto mamava e qual o tempo que ele já consegue ficar acordado antes de dormir de novo.
- Se guie pelos sinais de sono e não por tabelas com horários rígidos.
- Se estiver muito difícil, pare, saia do quarto e tente novamente em 10 a 15 minutos.
Não fique tentando fazer de tudo para que a criança durma. Isso só vai deixar todos mais irritados e acabar trazendo uma nova associação para que o bebê consiga adormecer.
No caso da criança extremamente cansada:
- Ajude seu filho a relaxar!
- Faça passeio de carrinho ou sling se ele não conseguir fazer as sonecas. Ter um momento de descanso, mesmo que seu filho não durma, já o ajuda muito.
- Tanto para o sono do dia, quanto para o sono da noite, tenha um ritual do sono para que ele adormeça com mais facilidade. Nesse ritual pode ter um banho, a leitura de um livro, escutar uma música calma e fazer uma massagem até que ele esteja mais calmo.
Espero que o momento do sono seja mais tranquilo por aí com essas informações!
Por fim, se gostou desse post, aproveite para ler também: “Cama compartilhada: Fazer ou não fazer, eis a questão!” e “O que seu filho faz que te deixa maravilhada(o)?”
Ah! E você conhece, ou já ouviu falar de massagem Shantala? Veja como esta técnica é maravilhosa, ajuda para relaxar e colocar o bebê para dormir e ainda fortalece o vínculo entre mãe/pai com o bebê!

Sobre a Dra. Maici Ciari – CRM-SP 145330/RQE 58674
Instagram: @DraMaici
Mãe da Lola e do Lucas, é Pediatra pela Universidade Santo Amaro
Tem pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN e em Emergências Pediátricas pelo Hospital Israelita Albert Einstein e é consultora do sono Materno-Infantil pelo International Parenting and Health Institute (IPHI, Califórnia – EUA).
Atua em na área de saúde infantil há 10 anos.
Hoje, concilia a maternidade com atendimentos online e com a criação de conteúdo sobre como proporcionar para bebês e crianças uma boa rotina, alimentação e sono de qualidade.
Preciso de ajuda, a minha filha tem 9 anos e recusa dormir, passei mais uma noite acordada até as 6:30am até que adormeceu. Não sei o que fazer… Já fiz de tudo mas ela não ouve. Não sei se eh importante dizer, quando está para adormecer e fechou os olhos, desperta e fala alto “ahh, eu não posso dormir” e acorda e mesmo que eu diga “mas estavas a dormir!” … ela diz que não … parece que tem terror de dormir.