quinta-feira, 16 outubro, 2025

8 coisas que as mães (e pais) devem saber sobre os 3 anos da criança!

Olá mamães e papais! Hoje vim compartilhar 8 coisas que as mães (e pais) devem saber sobre os 3 anos da criança!

Já escrevi sobre os “terrible twos” aqui no blog (para reler, cliquem AQUI).

Quando fiz esse post, muitas mães me escreveram perguntando: “E sobre os terríveis 3 anos? É bem pior!”, “Escreve um falando dos 3 anos da criança, por favor!”. Na época eu não estava vivendo a fase dos 3 anos de meus filhos, então não sabia direito nem o que escrever.

Agora, só digo uma coisa: entendo vocês, meninas!

tumblr_m2dli0FnUA1qbcporo1_500

Meus filhos (que estão com 3 anos e 9 meses) estão numa fase difícil. Passaram dos terrible twos e foram para os chamados “Tantrum Threes” (três anos da birra)!

Ninguém tinha me avisado exatamente o que vinha pela frente! É um tal de desobedecer, de chilicar, de dar escândalos… Diferente dos 2 anos em que tudo é NÃO, ou dão chilique mas obedecem… Agora se sentem donos do mundo!

Minha filha só quer colocar vestido ou saia. Pode estar o frio que for, mas não há Cristo que faça ela não dar um escândalo por conta disso. Já meu filho não quer colocar todos os dias o mesmo pijama. Ela provoca, ele bate, ela chora, eu brigo. Ou então eles se unem e tocam o terror! Um desafio atrás do outro, testes e mais testes com a nossa enorme paciência…

Pois bem, a partir desse breve relato, fui atrás de informações para tentar me ajudar a passar dessa fase. E resolvi escrever este post para tentar ajudar outras mamães que estejam na mesma situação que eu!

warningIamthree

Vamos à lista do que vocês precisam saber sobre esta fase e algumas dicas para superá-la da melhor forma possível:


1) O que acontece aos 3 anos da criança?

Ganhos enormes em linguagem e habilidades cognitivas estão acontecendo nessa idade. Quase de imediato, nossos filhos adicionam palavras e frases no seu vocabulário. As crianças de três anos já falam uma grande sentença de palavras e muitas vezes gostam de contar.

E, acreditem ou não, algumas dessas habilidades verbais recém-descobertas são exatamente o que faz com que nossos filhos nos desafiem.

“A razão pela qual os três anos são mais difíceis do que os dois, é que crianças de 3 anos são mais inteligentes, fisicamente maior e mais determinadas – com um maior nível de desenvolvimento da linguagem”, diz Dr. Fran Walfish, Psy.D., psicoterapeuta de crianças e famílias e autor d o livro The Parent Self-Aware.

2) Características

A Academia Americana de Pediatria listou os seguintes marcos de desenvolvimento que são característicos dos três anos:

  • Ter a capacidade de se vestir e de se despir
  • Ser capaz de tentar negociar soluções para os conflitos
  • Se tornar mais independente.
  • Enxergando a si mesmo como uma pessoa inteira envolvendo corpo, mente e sentimentos
  • Muitas vezes, não ser capaz de distinguir entre fantasia e realidade.

3) A hora é essa!

Aos 3 anos a criança poderá formar um pouco da sua identidade. Isso porque é uma fase na qual ela aceita a diversidade e começa a viver – e aceitar – a convivência numa sociedade multicultural.

Por isso, temos que aproveitar esse momento para mostrar uma educação livre de preconceitos, ensinando nossos filhos a respeitarem as diferenças. O importante é estarmos ao lado deles discutindo, explicando, enfim, educando.

Nossos filhos são capazes de entender argumentações e são capazes, também, de conviver e brincar com outras crianças. Então a hora é essa mesmo!

4) Fase de transição

Aos 3 anos a criança está passando por uma fase forte de transição. Vou dar um exemplo bobo, mas que pode ser usado para diversas situações para quem tem filhos nesta idade: cochilo à tarde. A grande maioria das crianças de 2 anos precisam de um cochilo à tarde.

Aos 3 anos elas já não querem mais dormir durante o dia, mas às vezes precisam (ainda se sentem cansadas). Mas elas desafiam e lutam contra o sono, com todas as suas forças. E nós, pais, não sabemos muito como agir nessa fase, porque:

– Se eles não dormirem à tarde: às 17h eles estarão caindo pelos cantos, querendo dormir, irritados, dando chilique… E vocês pensam: Por que eu não os forcei a dormirem um pouco à tarde?

– Se eles dormirem à tarde: às 21h ainda estarão completamente acesos, vocês tentam colocá-los para dormir e eles não querem saber, dão o maior trabalho… E vocês pensam: Por que eu deixei eles dormirem à tarde?

5) Seja consistente

Este, definitivamente, não é o momento de ceder aos ímpetos da criança. Elas nos testarão até saber aonde podem chegar. Este é o momento de sermos firmes e consistentes, seguindo uma linha de educação.

6) Demonstre amor

Por mais que nossos filhos testem nossa paciência, é muito importante demonstrarmos sempre o amor que sentimos por eles, mesmo durante o ato de disciplina.

Isso faz com que sintam-se mais seguros e tenham menos acessos de chilique.

7) Quem manda é você!

Em todos os lugares, em todos os grupos, tem alguém que tem o poder. Na Igreja, tem o Papa, na escola é a diretora, no país é o presidente, e assim vai…

Pois bem, na nossa casa quem manda somos nós. Nós ditamos as regras que deverão ser respeitadas. Isso deve ficar claro na nossa cabeça, para que possamos transmitir isso com segurança isso para nossos filhos.

Neste post (cliquem AQUI para reler), explica exatamente como transmitir para as crianças o pressuposto de regra e poder).

8) Atenção às atitudes

Com certeza esta é uma fase difícil, mas passará. E mesmo que nossos pequenos nos tirem do sério, eles precisam de direção e compreensão. Portanto, temos que ter cuidado com nossas atitudes e evitar sempre os castigos físicos, os tapas, beliscões etc. A

violência não leva a lugar nenhum, apenas atrapalha o desenvolvimento e educação dos nossos filhos. Eles estão numa idade em que entendem muito bem (apesar de não parecer), o que explicamos. Não podemos agir como nossos filhos, e sim, como os pais deles, muito mais sábios e emocionalmente controlados.

terriblesthrees

Fontes: She Knows / Pais & Filhos

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

87 COMENTÁRIOS

  1. Minha filha de 3 anos tem umas teimosia de querer roupas impróprias. No momento não ha nada que faz ela mudar de ideia. Fica brava ao ver desenho, joga o que estiver nas mãos. Como devo me comportar diante dessa situação, pois já perdi a paciência umas 2 ou 3 vezes.

  2. Estou nessa fase dos 3 anos .
    E está bem difícil,pois minha filha tem horas que começa a crise de birra,tudo ela quer resolver chorando ou gritando , isso me tira bastante a paciência ,pois não sei como lidar para corrigir ela da maneira correta ,sem ter que brigar ,pode me ajudar a lidar melhor com ela nessas horas

  3. Minha sobrinha tem 2 anos e não aceita o pai. Tem dias que o pai dela chega perto, ela não aceita e chora mandando ele sair. ….como lidar com isto? Ele sente que sempre que está perto ela faz manha, chora, fica irritada. Ele se sente constrangido porque as pessoas podem pensar que ele está fazendo algo para isto acontecer…e com certeza não. Ele é uma pessoa super tranquila, tenta se aproximar mais a cada dia tá mais difícil…como lidar com isso?

  4. Oie, bom sou mãe tenho 22 anos e minha filha tem 3 anos. Ela faz um show que, nossa, nós pais temos que ter paciência né? Mas, queria saber uma coisa…minha filha se sente sempre cansada quando nos vamos passear à pe. Ela caminha até a metade depois pede colo, pois tá cansada, é normal isso? Normal sentir sempre um cansaço? Tô preocupada com a minha filha..me responde assim que possível.

    • Oi Fernanda, tudo bem!? Crianças de 3 anos realmente tem uma resistência muito menor para longas caminhadas, por isso muitos pais optam em sempre levar o carrinho junto. A medida que ela vai crescendo, ela vai aguentando cada vez mais as longas distâncias. Para nós pode parecer pouco, mas para uma criança, um longo quarteirão pode ser bastante… Como ela tem 3 anos, talvez só preste atenção nas distâncias que caminham, mas SEMPRE sugiro falar com o seu pediatra ou um médico de confiança para qualquer check-up necessário, ok!? Na dúvida, consulte o seu médico. :) Abs, Fernanda (xará)

  5. Gostei, não sabia que na fase dos 3 anos a criança ficava assim. Minha filha fez 3 anos em dezembro e uns meses antes ela já apresentava esse comportamento. Tá muito difícil, ela grita, se joga no chão, chora e quer bater na gente. Pensamos até em levar ela no Psicólogo, vou dar um tempo e se ela não mudar irei procurar um especialista.

  6. Sou pai e gostei muito do seu texto, obrigado pela ajuda e vou mandar pra minha esposa, mas é exatamente por essa fase que estamos passando!! Acho que o mais difícil esta no nosso auto-controle. Obrigado!!

    • Nossa quanto autoritarismo “quem manda é você”, acho que precisamos entender que as crianças são imaturas e não tem o cérebro bem desenvolvido pra gerir suas emoções. Nós é que precisamos ensiná-las e acolher as situações com amor.

      • Eu acho tudo tão lindo na teoria mas estou frustrada na prática aqui nada esta funcionando. Minha filha de 3 anos e 7 meses está exatamente assim machuca os amigos . Olha pra mim e m responde mesmo eu falando firme . Peço para ela parar com tal atitude peço peço e nada . Não sei o que fazer . Aí perco a cabeça me sinto um lixo de mãe

          • É difícil, mas precisa ser paciente e se manter calma, passar tranquilidade e amor, eles sentem se confusos, são imaturos e inseguros. É uma fase que vai passar, e melhor passar sem guerra, sem gritos. Converse e explique mil vezes X mais mil

      • Você é mãe? Sinceramente com esse papo furado seu, você não chegará a lugar nenhum. O fato de ser você quem manda não quer dizer que não dá os amor e carinho. É justamente por isso, que devemos estabelecer limites.

  7. Bom dia
    Tenho uma de 3 anos tem hora que me tira do sério, com amor e carinho e muita conversa consigo contornar a situação. Desculpe a minha ignorância; mas quando é citado fase 3 anos, está relacionado a período específico.

  8. Sempre e o amor sempre a confiança o respeito com os nossos anjos mostrarem a eles que Deus colocou eles no mundo e para se ter muito amor mesmo e respeito pelos nossos pequenos amor materno enfim vamos frisar isto o amor o respeito!

  9. Tem uns 2 meses q meu pequeno não quer mais dormir à tarde e de uma semana pra cá é cada choro, birra e jogação de coisas no chão que misericórdia. Então agora tá explicado. Em duas semanas ele completa 3 anos.

  10. Eu li o posto, justamente procurando ajuda. Meu filho de 3 anos e meio me desafia o tempo todo, e não sou nem um pouco paciente. E acabou partindo pra força mesmo q isso me deixe muito mal.
    E claramente o desafio dele é só comigo !!
    Fico mal, mas vou tentar me policiar mais.
    Obrigada !!

  11. Oi,sou mãe de um menino de 3 anos e 9 meses e gargalhei aqui pois me identifiquei com algumas coisas escritas aí,agora vou levar essa leitura e por em prática no meu dia a dia,obg.

  12. Sou mãe de um menino de 3 anos e sinceramente não sabia mais o que fazer. Todas as vezes que tento fazer ele obedecer eu perco a paciência. Muitas vezes por causa do estresse, eu choro muito pois perco as forças. Ser mãe aos 21 de um menino de 3 não é nada fácil, mas faço o possível para que ele tenha uma boa educação e dou bastante amor e carinho. Não sabia mas como agir e graças a esse artigo eu me sinto bem mas segura para continuar tentando.

  13. Nossa…q conteúdo.
    Obrigada me ajudou muito.
    Meu filho é perfeito, mas testa muito minha paciência e auto controle. Um dia achei q ele fazia isso de propósito, mas agira sei q não…td é so uma fase

  14. olá li seu poste e adorei, pois bem eu ajo exatamente igual com meu filho de 3 anos de idades, ele é super tranquilo, eu converso com ele sobre a creche que ele frequenta, pergunto o que ele fez naquele dia, se foi legal e etc.. e tal .
    eu sou uma mãezona pra ele rsrsrsr, eu coloco sempre o limite do que ele pode ou não, passo pra ele que eu quem mando mais dentro do respeito, e tbm sou muito amiga dele… sentamos e brincamos um pouco quando eu chego do trabalho, leio pra ele sempre e ensino sempre o que posso, ele não fala quase nada mais entende que é uma beleza. pra vcs terem uma ideia de como eu lido com ele da melhor forma sempre que vou no mercado ou em qualquer lugar que ele vai comigo e ele quer muito algo tipo um brinquedo eu falo pra ele não filho isso vc já tem em casa,dai ele pega aquele brinquedo e devolve no lugar… ou quando é um doce eu falo tudo bem vou levar mais quando vc jantar dai vc come ok!! e ele só balança a cabeça e diz sim e faz tudo certinho como eu pedi, agradeço a Deus todos os dias por me dar saúde pra cuidar do meu filho e poder ensinar pra ele as dificuldades que há na vida , e a enfrentar da melhor forma possível .

    • Palmadas nunca resolvem! Se alguém te der umas palmadas vc vai gostar? Pq com criança seria diferente?
      Temos que educar com amor e respeito sempre! Mostre ao seu filho que o normal não é a violência e assim ele vai crescer sabendo como ele deve ser tratado e como ele deve tratar o próximo! Tá cheio de adulto problemático pq apanhava dos pais!
      Hoje existem muitos estudos sobre crianças que apanham e suas consequências!

  15. Agradeço por seu texto
    Tenho passado por uma fase de birras, choros, manias que já cheguei a me questionar se sou uma boa Mãe para a minha pequena de 3 anos, e as birras são feitas principalmente comigo , quando a mamã chega a minha filha começa os choros, a teimosia, a desobediêncica , que as vezes para não gritar com ela , peço ou ponho-lhe no quintal, ou sala se estivermos no quarto até ela parar e só depois tem autorização para chegar perto de mim e assim conversarmos.
    Porque se ela pedir uma coisa e eu disser que não pode naquele momento porque ela já comeu há menos tempo, ou já tinha feito algo parecido e tinha de aguardar pela próxima oportunidade ela desata aos gritos choros desenfreado muitas com lagrimas que parecem vir do infinito mar e só ficam num armázem aff !

    É muita disposição para chorar e fólego ai ai. Mas eu amo aquela pequena que nem consigo explicar, eu vou conversaando com outras mães e cheguei a um nível de que quando dá para lhe deixar a chorar mesmo depois de já ter explicado, conversado de que aquilo não poderia ser feito daquele jeito mas sim de outro, que ela não pode beber o sumo naquela hora porque já o tinha feito mais cedo e outras situações mais e mesmo assim ela não para , eu respiro o mais fundo que puder e lhe deixo se expressar mas antes explico que se chorar muito vai se sentir mal depois, com dor de cabeça ou outro mal-estar e pergunto se vai gostar de sentir isso . e vou levando cada dia a seu jeito , porque é mesmo esgotante e ainda tem o agravante que eu passo de mãe reclamona porque na creche ela é muito responsável,obediente na casa dos amigos,familiares a mesma coisa mas em casa com a Mamã birras e birras.

    Mas ela também é muito carinhosa,atenciosa,inteligente,activa,alegre,mimosa,linda, com personalidade forte tem opiniões ,mas é o meu amor sem saber limites.

    um beijinho e um abraço.

  16. Minha filha esta com 4 anos e dês dos 3 anos, está numa fase que se poder não usa calçinha,não gosta de bermuda, nem calças a não ser que sejam muito largar e mesmo assim as vezes não que usar, mais as vezes quando aceita que precisa usar porque não pode usar vestido sem calçinha ou dependendo a roupa que precisa usar passa o tempo todo puxando a calçinha ou calça pra baixo porque se sente incomodada, mesmo quando está brincando ela puxa no automático por diversas vezes, já tentei calçinhas maiores, boxer…..,ela fica um pouco mais a vontade quando usa as bermudas de pijamas sem calçinha mais puxa as vezes e acaba que fica larga e tudo aparecendo, não sei mais como ajudar ela a entender ou tentar entender o que ela sente que incomoda tanto.

  17. Ah que saudades eu tenho da infância dos meus filhos! Sabe que nem recordo se davam ou não chiliques? Hoje têm 40 e 39 anos e me deram as netinhas têm 3 anos e oito meses; reclamam dos chiliques! Se soubessem a saudade que esses anos vão deixar…

  18. Olá Renata, parabéns gostei muito da forma que abordou o assunto. Sua experiência com aspectos da primeira infância com certeza poderá dar uma norte para essa fase tão importe na formação de identidade da criança.

  19. Tenho um maravilhoso de 3 anos e 11 meses que acho que você falou sobre ele! O sono é exatamente assim mesmo. Preciso acordá-lo de 6:40 e ele não dorme mais, nem a tarde, depois que tirei a chupeta. Em compensação, quando passa das 19h ele se irrita por tudo nesse mundo. Ainda bem que dorme cedo. Por volta das 20:30 ou antes disso já está dormindo. Mas inventa de tudo pra não dormir: tá com fome, quer beber água, diz até que tá cansado de dormir! Mas é o amor da vida todinha do painho e da mainha.

  20. Bom dia, quero ajuda para conseguir educar de forma correta minha sobrinha de 4 anos, sou muito coração mole e ela manda mais em mim do que eu nela, ela entrou na escola esse ano e tem preguiça para estudar, como agir nessa situação?

    • Minha menina tem 3 anos e 4 meses, está fazendo muita birra na hora de se arrumar para ir a escolinha, geralmente quando ela faz birra coloco ela de castigo, mas na hora de ir para a escola é complicado pois não podemos nos atrasar. Esses dias ela teve uma crise de choro porque não queria pentear o cabelo e eu gritei com ela, e a única forma que eu consegui fazer ela parar de chorar foi abraçando ela bem forte e falando “calma, calma” até que ela parou de chorar e deixou eu pentear o cabelo dela. fiquei pensando se havia feito certo ou se isso fez ela pensar que “ganhou” de certa forma.

  21. Oi ! Eu tenho uma filha de 3 anos e 5 meses e sempre tem chiliques no momento de sair da casa de parentes não quer voltar para casa chora muito, mais logo passa. mais em casa e um amor de nenê gosta de pintar e estar fazendo desenhos junto com minha outra filha de 11 anos q também adora desenhar e teve q colocar uma mesa mas para ela desenhar fican um tempo e brincan juntas mais às vezes também brigan e logo esquecem e brincan de novo. Minha menina também quer usar saia e vestido e gosta de dançar escuta música o algum comercial da tv e já começa a dançar é muito linda alegra muito meus dias.

  22. Eu tenho um sobrinho que tem 3 anos e três meses e realmente as características gerais batem, a não ser pelo fato de eu perceber (como tia) que o menino faz o que quer e basta coçar a cabeça, dar chilique e pronto, papai e mamãe vão correndo lhe fazer os desejos, isso quando ele não é desrespeitoso com os pais que engolem isso em nome do “amor”, o que para mim como tia e Pedagoga, fico me coçando pra falar algumas verdades….fora isso ele tem um irmãozinho de um ano e meio então já viu, 2 meninos um entrando nos terribles twos e o outro nos terribles three hehehe, falta pulso firme dos pais que ao meu ver agem de modo a evitar confrontos com o menino…há momentos que eu tenho vontade de falar um monte, e que sinto que só eu enxergo as coisas!!
    Esse sobrinho de três anos não cumprimenta as pessoas, não divide nada, não oferece e não obedece quando os pais orientam para fazê-lo e fica por isso mesmo! Olha, eu fui de uma época em que meus pais me deram educação e estavam sempre em cima, e meu irmão mais velho criou o filho dele da mesma forma, sendo pai de verdade e não um mero instrumento de fazer vontade do filho! Acredito que há momento pra tudo, tem hora que tem q falar sério, conversar e tomar atitudes mais pontuais, do contrário a vida lá fora vai ensinar da pior maneira e não poderemos proteger pelo resto da vida, e a criança sem limite, sem pais, perde moeda emocional e aí podem vir a depressão, o não saber lidar com conflitos…que aliás no caso do meu sobrinho bastou em uma outra escola aparecer um conflito e ao invés de os pais serem pais, agiram de forma cômoda e tiraram o menino da escola….e me pergunto de quantas mais eles vão tirar toda vez que o menino fizer chorinho? Tenho certeza que não é nada fácil, pois como professora de Educação Infantil também lidei bastante com conflitos, emoções, birras, acesso de raiva, etc….mas devemos prosseguir porque como diz na matéria: ou somos pais ou definitivamente teremos um “pequeno chefinho” dentro de casa….aí só Jesus na causa!

    • Olá Isabela, terei de discordar dr você, pois também sou pedagoga ed. infantil e pensava exatamente igual ou pior. Mas de uma coisa é certeza, se vc não é mãe ainda quando for, tudo que sabe não funcionará quase 90% (rsrs), aprendi que uma coisa é filhos dos outros, outra, são nossos filhos. Eles sabem exatamente a diferença. Meus alunos obedeciam, peguei muitas turmas com medo e tive todo um trabalho de adaptação cuidado e muito carinho, conseguiram sua autonomia, mais confiança e no final das contas choravamos juntos quando acabava o ano. Agora que sou mãe estou enfrentando essa crise que nem sabia q existia. Pois é o que muitos enxergam cono desobediência (que pode até ser), ou falta de limites são apenas nossos babys passando por essa fase chata e difícil. Mas hoje consigo ter mais paciência, realmente nada de bater. Pois um dia dei um tadinha só de leve, e me senti péssima, me torture demais. Porque realmente se bater algumas vezes pode parar a birra, mas é o tralma, e a dor física emocional. Não.qiero isso, já apanhei muito na infância e como todos dizem bater não mata “”, mas não é nada legal prefiro amor e amor, somos.maes vai passar.

    • Ótimo comentário… Alguém lúcido que vive no mundo real. A fase pode ser até normal, mas os pais não tomarem nenhuma atitude é o cúmulo. A criança nunca vai respeitar ninguém…

  23. Boa noite gente preciso de ajuda urgente com meus dois filhos uma menina de 3 anos e um menino de 7 não sei mais o q fazer pra educar eles.Eles não me obedece tem dias q sento q não vou da conta, pra mim cuida deles sozinha não ta fácil..me ajude!

  24. Incrível! Minha filha vai fazer 3 anos agora em outubro e já começou com os benditos chiliques… Tem horas que acho graça, mas na maioria das vezes perco a paciência e acabo dando uns gritos… Amei esse post

  25. No meu caso meu filho (do coração) é muito pirracento e só quer fazer o que ele acha que ele pode fazer,pra mim é mais difícil ser dura com ele ,pois só tem três anos e já sabe que o pai passa a mão na cabeça. As vezes eu não sei como agir.

  26. Muito bom o texto… estou me preparando para essa fase. Meu filho hoje tem 2 anos e 4 meses… vamos que vamos…. muito difícil principalmente com a maternidade solo, mas, que Deus nos dê paciência.

  27. Olá
    Me identifiquei muito com a
    hora soninho e as roupas ,meu filho só quer usar roupa de heróis e dormir a tarde é um sacrifício mesmo com sono ele e luta e depois é depois é como diz no texto . Mas o que me tranquiliza é que é uma fase como todas as outras .

  28. Amiga! Perfeito seu texto. Sem acrescentar nenhuma vírgula a mais. Perfeito! Estou saindo da fase dos 3 anos e iniciando a fase dos 4 anos. E é exatamente o que vc escreveu. E, priorizo sempre o carinho e atenção que temos que dar a eles mesmo dando os chiliques que estão dando. Ensinar, ter paciência, explicar, não cansar de fazer e refazer estes itens, e mostrar sempre que eles precisam nos respeitar. Minha filha agora começou a mostrar lingua quando nao gosta das coisas. Entao, esta para mim é nova e tenho que saber contornar isto da melhor forma possivel, utilizando minha educação e respeito a ela, explicando que é feio, e ensinando as coisas que ela acha que não gosta e é errado mostrar e explicar o correto. Assim, ela aprende e eu tb a lidar com tudo. Obrigada, gostei muito do conteúdo. E, se quiser mandar para meu e-mail fique mais que a vontade, gosto de saber das coisas antes que aconteçam para saber lidar melhor com cada situação. Obrigada! Fiquem com Deus.

  29. Olha, tenho um filho de 3 anos e to passando exatamente por tudo isso que foi descrito mas so queria tirar uma duvida… Ja que não pode brigar, o que fazer numa situação dessas?? Com meu filho um dialogo ta impossível, castigo nao resolve, brigar muito menos, eu to numa fase que me faço de indiferente e, mesmo assim, os chiliques são constantes… Por qualquer coisa! O que fazer?

    • Amiga, tem coisas que eles fazem para chamar atenção da gente.
      Minha filha percebi que quando estou trabalhando e nao estou dando atenção muito a ela, ela começa a fazer coisas tudo errado. Dai, pego ela, converso, digo que vou só terminar isto, ou digamos, lavar a louça e já vou brincar com ela, digo: Vc me espera? Vc quer me ajudar dai faço mais rapido para brincar com vc? E ela me compreende e se acalma. Não brigo, nao chingo, nao deixo de castigo. É a atenção que eles querem da gente. Tenha calma! Vai dar tudo certo. São fases que passam e precisam do nosso carinho e atenção.

  30. Tenho um filho de 2 anos e 8 meses e uma filha de 1 ano e 2 meses. Meu filho chora por tudo, eu digo não ele chora, eu digo vamos ele chora, digo fica ele chora. Socorro! Minha filha já é completamente autoritária, toma conta da situação e manda em todas as brincadeiras sem nem sabe falar direito. Sao muito diferentes. Mas não sei mais o que fazer em questão de sair de casa, não posso mais sair de casa com ele. Qualquer lugar que tenha publico ele faz show, e se eu repreendo quer argumentar. Será que eu estou passando com ele a fase dos dois anos e dos três junto? Deve ser. Vixx

  31. não vamos desanimar mamães, nem perder a paciência….rsrsrsr
    pois quanto mais crescem mais trabalho essas crianças dão………
    tenho uma menina de 3 anos e uma de 7 anos e cada uma na sua fase, mas tá difícil do mesmo jeito…..Addooorrroo…..

    • é bom saber q não sou a única q tem vontade de sair correndo sem rumo,e tbem nao sou a única q da gritos e chiliques de mãe estressada, rsrsrs tenho uma menina de 3 anos e 8 meses, e um menino de 16 anos, e acho q a diferenca de idade deles é muito grande, se dou atençao a um, o outro reclama, q gosto mais de um q do outro…afff o amor de mae é igual a ambos, nao existe gostar mais de um filho q do outro, a minha filha ta nesta fase, de se escolher as roupas de chorar se nao consegue oque quer, de teimar, fazer piraça,me testar a ponto de me deixar louca.
      O menino, de 16 anos ta na faze de explosão em tudo…… se estressa, chinga, so ele sabe, so ele tem razao, ai meu Deus, tem vezes q chorro e grito e brigo sem saber oque fazer.

  32. É bem assim mesmo, tenho uma menina que irá completar 3 mas me surpreende todos os dias com suas atitudes e palavras novas, não sei se dou risada ou fico brava com as artes, principalmente quando une forças com o irmão de 11 kkkk
    Parabéns , adoro seus posts, é bom saber que não estamos sozinhas bjos

  33. Amei as dicas,pois ficamos tão fora de nós mesmos que achamos que acontece só dentro de nossa casa.
    Eu consegui entender a lógica,temos a sabedoria e n temos o entendimento para saber agir.

    Obg.pela dica preciosa ,tenho q agradecer minha irmã por me mandar o site.

  34. Meu Deus quanta loucura… eu tenho um filho de 2 anos e 10 meses… indo para os três anos e uma filha de 1 ano, ta certo que eu fiz uma grande loucura de te los tão pertinho…parece que as vezes vou pirar, nunca sei direito que fase exige mais de nós… eu leio milhares de artigos, converso com milhares de mães e tem hora que tenho vontade de sair correndo pelada, sem rumo… rsrsrs. Por favor escreva alguma coisa menos desesperadora para os próximos anos… rsrsr

  35. Tenho uma filha de 3anos e 6meses, e é exatamente assim,talvez até pior, porque ela faz pirraça e chora por tudo, as penso, meu Deus oque eu faço? Me dê paciência.

  36. Olá, tenho muitas dúvidas e não tenho quem me aconselhe ou me ajude. Há algum email em que eu possa relatar alguns problemas que passo com dois filhos?

  37. Me indentifiquei muito ,pois esta acontecendo exatamente isso ,chiliques e mais chiliques ,troca toda hora de roupas e nao obedece. Muito bom saber que isso é normal ja estava preocupada.

    • Olá Renata!
      Poxa que bacana saber que não são só as mães que mudam de endereço. Rsrsrsrs

      Meu filho está agora com a mesma idade dos seus pequenos e tudo o que você relata é uma realidade agora: os chiliques, a linguagem apuradissima e recheada de criatividade, também a realidade/fantasia, que se misturam demais (e cá pra nós, uma parte deliciosa – pelo menos! Rsrsrs) e essa da soneca… Você descreveu exatamente o meu drama: soneca á tarde significa corujão mais tarde. Mas a falta dela significa dormir com as galinhas e acordar com o galinho cedinho cantando: leite! Leite! Leite!
      Essas nossas crianças, não resta dúvidas, são encantadoras, são poesia pura – e são também enlouquecedoramente exaustantes e é nessas horas é que, não sei se é só comigo, mas beira o impossível manter controle, calma, paciência. Muitas das vezes quando vejo já berrei ou sai louca pela casa correndo de havaiana na mão. Olha, não é fácil. É amor demais, é raiva também. É um trabalho constante na busca por fazer o melhor,(tentar) dar o melhor de si e, de repente, encontrar-se com o seu pior. É uma flexão, reflexão, desflexão… transflexão! Que não acabam nunca nesta vida de mãe, mas sem dúvida nenhuma nos constituí melhores do que antes.

      • Você disse tudo! Me sinto desta mesma forma,tento manter o controle e ser uma mãe sã emocionalmente mas qdo vi já gritei,e fiz a linha :a louca!
        Como estão as coisas por aí,já melhoraram?

  38. Olá Renata,
    Estou passando pela fase dos 4 anos, meu filho fez agora 3 de março.
    Que loucura essa fase, eles continuam não obedecendo, dão chiliques por tudo e continuam desafiando a gente.
    Escreve sobre os 4 anos tb, por favor!!
    Bjs
    Renata Lisbôa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Você sabe as vantagens do judô na vida das crianças?

  Olá, meninas! Tudo bem? É super comum ouvir a frase: “Mamãe, quero fazer tal esporte” ou “Mamãe, quero ser um jogador”...

Qual será a altura do seu filho?

  Oi, meninas! Eu tenho muita curiosidade em saber qual será a altura dos meus filhos quando forem adultos. Eu sou...

Dicas básicas de alimentação para manter uma gestação saudável e evitar o ganho de peso extra – Por Andrea Ierizzo

  Olá, moms! Tudo bem? Hoje nossa colunista de nutrição, a Andrea Ierizzo, nos fala um pouco sobre como se alimentar de...

Por que quero que minhas filhas aprendam empatia em vez de mandarim

Olá, Graças às redes sociais, encontramos textos fantásticos e que muitas vezes nos identificamos na internet. Foi o caso do...