Qual será a altura do seu filho?

De Mãe para Mãe23/05/19 By: Renata Pires
(15) Comentários

 

Oi, meninas!

Eu tenho muita curiosidade em saber qual será a altura dos meus filhos quando forem adultos. Eu sou pequenininha (1,61m) e meu marido é alto (1,86m), e queria muito que meus filhos tivessem uma boa altura (complexo de baixinha, rsrs)!

Enfim, já conversei bastante com a pediatra das crianças sobre isso e eles estão na média da curva de crescimento. Mas o que é a média? Qual é a altura provável que eles terão?

 

altura3

 

Enfim, existe uma conta que os especialistas fazem que é a seguinte:

Meninas:

(altura do pai – 13 + altura da mãe) /2

Meninos:

(altura da mãe + 13 + altura do pai) /2

P.S.: A altura deverá estar em centímetros.

 

Esse resultado, na verdade, é só um parâmetro, pois a altura pode variar em 8 cm para cima ou para baixo, o que é MUITA coisa. E para as meninas, a data da primeira mentruação também faz toda diferença.

Existem calculadoras online que preveem a altura da criança. Cliquem AQUI para fazer o teste!

Além disso, encontrei na internet uma tabela com a média de peso e altura de cada idade. Tenho dois filhos e eles não se encaixam totalmente nessa tabela, mas vale a pena dar uma olhada:

 

tabeladealtura

 

Já as curvas de crescimento mostram padrões de crescimento infantil estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados estão separados por faixas etárias e sexo. Para compararem o desenvolvimento de seus filhos com os modelos, encontrem o ponto de intersecção entre a altura (eixo vertical, em centímetros) e a idade (eixo horizontal, em meses e anos).

 

tabela-curvas

tabelameninas

tabelameninos

 

Pois bem: Mas, e se os seus filhos estiverem abaixo da curva de crescimento?

O diagnóstico de baixa estatura é feito com base no histórico de saúde da criança e de sua família. Conforme o que os pais relatarem para o médico, ele poderá ter algumas suspeitas de diagnóstico e pedir exames para confirmá-las. Alguns desses exames são:

– Radiografia dos punhos e das mãos, para verificar a idade óssea.

– Dosagem do hormônio do crescimento.

– Hemograma completo.

– Análise do DNA, para descartar síndromes genéticas.

– Exame de sangue para verificar as condições da tireoide, rins e fígado.

 

altura2

 Fontes: Pais e Filhos / Clic RBS / Minha Vida / Pediatra Virtual / Veja Abril

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Comentários:Qual será a altura do seu filho?
  1. Avatar
    vivicr

    Meu filho está entre os 20% mais baixo, mas somos baixos eu e meu marido, já me preocupei muito com a altura, mas ele é muito mais Saudável do q muito gigante, se ele se incomodar no futuro levo ele para ver o q podemos fazer, mas ficar achando q o meu filho é inferior por causa da altura ou ficar encanada essa fase já passou eu quero a felicidade do meu filho, eu sempre olhei para homens baixos, casei com um, tem gosto para tudo…

  2. Avatar
    Melissa

    Muito interessante o post e o tema abordado, parabéns!
    O que eu acho que muitas mamães e papais não sabem é que existe a especialidade Endocrinologia Pediátrica, e o médico dessa especialidade é o mais indicado para acompanhar a estatura dos nossos babies!

    Bjs

    • Avatar
      Rakyna

      Minha filha vai fazer 5 anos em junho e sempre surpreendeu o pediatra, na altura e peso acima da média. Ele projeta que ela passará de 1.80…atualmente já tá com 1.15 e 29 kg.

  3. Avatar
    jaci almeida

    meu filho tem três anos e tem mais de um metro de altura,porém é magrinho,mas se alimenta direitinho,não toma refrigerante,não come balinhas e pirulitos.já fui criticada por não permitir que ele coma essas besteirinhas,mas minha recompensa é maior quando olho pra boquinha dele e vejo seus dentinhos lindos e brancos e sua saúde?graças a Deus,a única coisa que perturba é o resfriado.segundo a nutricionista sua altura está normal.

    • Avatar
      suh

      Que legal! Não sabia q tinha essa calculadora. Meu filho tem 2 anos e 9 meses e 99cm de altura. Vi o comentario acima,falando de crianças não comer doces,acho q isso não tem influência nenhuma em altura,mas enfim cada um tem uma opinião. Meu filho come de tudo,chocolate,bala,refrigerante no final de semana somente,tem dentes super saudáveis,peso saudável,e nunca gripou…cada mãe tem um jeito e isso torna a maternidade única e especial!!! Suh

  4. Avatar
    Amanda

    Olá! Adorei o post! minha filha está com 5 anos, 23 kg e 1,24m. Ela é grandona e esbelta… Acho que vai ser alta, pois tenho 1,70m e meu marido 1,81m… Na turma dela é a mais alta das meninas…

  5. Avatar
    Elaine

    Boa a matéria, mas poderiam fazer uma sobre crianças com tamanho acima da média, pois tenho um filho de 06 anos que todos perguntam se ele tem 10, pois é bem alto pra idade dele.

  6. Avatar
    Marina Chiang

    Eu tenho nove anos e tenho 1,50 de altura,eu estou alta demais?

    o meu pai tem 1,84 e minha mae tem 1,60.

    nao estou conseguindo fazer a conta que vcs ensinaram
    se me ajudarem eu agradeco

  7. Avatar
    Matheus manasses

    Olá,tenho 14 anos e tenho 1,79 de altura.Meu pai tem 1,92 e minha mãe tem 1,70.E queria saber qual irá ser minha altura na fase adulta.Meu medico disse que vou ficar gigante,so nao disse o QUAO.mAS ACHO QUE PASSO MEU PAI.

    • Avatar
      Ana

      Acredito que vc não passará o seu pai na estatura, no máximo 1,80 que é muito. Minha filha tem 4 anos mede 1,20 e pesa 20kg, eu tenho 1,70 e meu esposo 1,95.

  8. Avatar
    Pedro Henrique Lopes Dourado

    O placar que você mostrou, para mim é pequeno, em 2015, eu tinha 8 anos e tinha 1,47, em 2018, eu tenho 11 anos e tenho 1,57.5.
    eu sou alto assim porque o meu pai tem 1,82 e minha mãe 1,73.O meu pai deveria ter
    por volta de 1,70 a 1,78,mas o meu pai fez salto em cima de objetos, então ele consegui ficar com 1,82.
    A minha mãe deveria ter menos de 1,68, mas ela fez volêi profissional, ela treinava 4 horas a 6 horas por dia por causa do volêi e isso fez que ela ficasse com 1,73.
    Meu vô(paterno) 1,82 + minha vó(paterno) 1,50 + 13 dividido por 2 dá 1,72.5.
    Meu vô(materno) 1,66 – 13 + minha vó(materno) 1,65 dividido por 2 dá 1,59.
    Meu pai 1,82 + minha mãe 1,73 + 13 dividido por 2 dá entre 1,84 a 1,92
    Beijos e que tomara que seus filhos(a) fiquem altos como você quer

  9. Avatar
    Salos

    Eu acho que é um engano você se basear na altura dos pais e desconsiderar todo o estilo de vida. Altura é algo genético que vai sofrer variações ao longo da infância e adolescência. Um exemplo simples é de uma família de uns parentes meus. O bisavô era europeu e alto , beirava os 195cm e se casou com uma mulher de estatura mediana perto dos 165cm, porém devido a imigração e as dificuldades em criar os filhos , os avôs não conseguiram nem ao menos chegar nos 175cm e se casaram com mulheres igualmente medianas. Os filhos nasceram em condições menos ruins mas não conseguiram grandes alturas , entre 170cm e 180cm , chegou a vez dos netos , que tiveram uma vida muito melhor e hoje estão na casa dos 25-30 anos , e a maior parte deles , principalmente os homens , ficaram com mais de 185cm… Ou seja , aquele europeu espalhou a genética da altura mas elas não se manifestaram devido à diversos fatores (alimentação , trabalho precoce , sono ) e mesmo após 3 gerações , parte dele ainda estava na genética que só se manifestou com acesso à uma vida melhor.

    • Avatar
      João Leite

      Concordo. Minhas 2 irmãs têm em torno de 1,60cm e meus cunhados têm em torno de 1,65cm. Os meus 4 sobrinhos, os dois meninos têm acima de 1,84cm e as 2 meninas acima de 1,75cm. Acho que a tabela mais coerente é aquela que os médicos usam atualmente: ver a idade e a altura atual da criança e fazer uma projeção de qual será a altura final.

  10. Avatar
    Nicole

    Desculpa, mas peguei a altura do meu pai e diminui 13, somei com a da minha mae e deu errado. Tenho dois irmãos e eles não tem a mesma altura, o calculo deveria ser o mesmo para os dois já que tem o mesmo pai e a mesma mãe. Meus primos são gêmeos e tem a diferença de 2 ou 3 cm.

  11. Avatar
    Dipper360

    Meu filho tem 12 anos e está com 1,86 cm e diferente de alguns pais que ficam muito preocupados e levam a criança para milhões de exames eu apoio ele e dou muito carinho.

X Leia também: