Você sabe as vantagens do judô na vida das crianças?

De Mãe para Mãe - Desenvolvimento - Saúde da Criança23/01/18 By: Ana Lú Gerodetti
(18) Comentários

 

Olá, meninas!

Tudo bem?

É super comum ouvir a frase: “Mamãe, quero fazer tal esporte” ou “Mamãe, quero ser um jogador” em casa. Pensando nisso, resolvemos falar um pouco sobre o judô, um esporte que, a priori, pode parecer violento, mas é uma opção super saudável e pacífica para os pequenos.

 

judo

 

A palavra “judô”, em japonês, significa “caminho suave”. A modalidade pratica o não uso da violência e pode ser feita em qualquer idade, de crianças até pessoas mais velhas. Alguns dos benefícios proporcionados são:

 

  • Equilíbrio
  • Saúde física
  • Concentração
  • Autoconfiança

 

Com a prática, o judô ajuda os pequenos na saúde e na descoberta do corpo, já que melhora muito a condição física daqueles que o praticam, fazendo com que a pessoa entenda melhor o seu próprio corpo. Para as crianças, é legal que ajuda muito no autoconhecimento.

A disciplina também é um dos conceitos trabalhados no esporte, ensinando a importância de aprender a ouvir, além de ser uma modalidade de autodefesa, o que ajuda os pequenos a aprenderem a se defender e faz com que se sintam mais autoconfiantes.

Por fim, mas não menos importante, o judô é um esporte coletivo. Por mais que a criança lute sozinha, ela treina com outras crianças e isso ajuda muito os pequenos que têm problemas com a timidez.

Além de ser um esporte, que já é algo muito saudável para as crianças, o judô ainda ensina muito mais do que apenas golpes de defesa, sendo uma ótima opção para os pequenos!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 Comentários:Você sabe as vantagens do judô na vida das crianças?
  1. Avatar
    Geni

    Interessante comentar que a UNESCO (braço das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) declarou judô como esporte mais adequado para crianças de 04 anos em diante.
    Comitê Olímpico Internacional afirma que o judô é o mais completo esporte por promover a amizade e o respeito mútuo.

  2. Avatar
    Carolina Freitas

    Oi! Muito boa matéria.
    Tem dicas de onde fazer? As que conheço só aceitam com 4 anos e gostaria de colocar meu filho que tem 3 anos.
    Obrigada
    Carol 🙂

    • Avatar
      Andreza Tuler

      Carolina Freitas, segundo uma professora de judô e um fisioterapeuta que eu conversei, o motivo de poder só a partir dos 4 anos é que o cérebro da criança só está totalmente seguro para o impactos a partir dessa idade. Meus irmãos fizeram judô desde pequenos e hoje adultos ainda fazem e eu espero meu filho de 2 fazer 4 para entrar. Realmente é um esporte excelente.

  3. Avatar
    Turtle

    O Jiu-Jitsu faz tudo isso e ainda ensina a criança a se defender.

    • Avatar
      Leonardo Sandes

      Sim o Jiu-Jitsu faz mas o Judô é um esporte olímpico e o Jiu-jitsu ainda não…o Judô e o Jiu-Jitsu são coirmãs ambas saíram do Ju-Jutsu e chegou aqui no brasil e devido a nomenclatura e sotaque se tornou Jiu-Jitsu tanto que temos o Jiu-Jitsu e o Brazilian Jiu-Jitsu que tem aquele famoso “Jeitinho” brasileiro. a diferença é o foco o Judô apesar de todas as chaves de articulações e estrangulamentos que tem no Jiu se foca nas quedas onde o Jiu apesar de ter todas as quedas se foca nas chaves de articulações e estrangulamento. a questão é onde vc se adapta melhor e o Judô nesse quesito é mais importante para as crianças pq tem mais disciplina que no Jiu.

  4. Avatar
    Guilherme Izquierdo

    Para quem mora em São Paulo, na região do bairro da Lapa, recomendo minha academia, onde estou há 20 anos. Chama Projeto Budô e fica bem perto da PIO XI. Interessados procurem pelo site ou Facebook. Temos aulas lotadas de crianças, adultos e também idosos. Grande parte dos nossos alunos são pais e filhos treinando juntos. Obrigado.

  5. Avatar
    BENJAMIM

    Parabens pela materia muito boa!

  6. Avatar
    rui

    devia ser uma disciplina nas escolas portuguesas, aliás a 1ªantes do início das aulas e no fim do dia.

    obrigada
    aproveitem

  7. Avatar
    Agata Holanda

    parabens pela materia, sim, o judo vem de longa data auxiliando no comportamento socio fisico das crianças e sua filosofia tem como gasto menos de energia ( maxima eficiencia minimo esforço) amizade e claro o longo caminho para se chegar a suavidade, sua diciplina oriental conduz ao aluno a pratica ao bem ao proximo e ao seu bem estar!!
    para interessados posso indicar na zona sul de sao paulo proximo a cupece minha escola de judo #azumadojo com os conceitos e essencia dessa linda arte marcial criada pelo educador jigoro kano

  8. Avatar
    Geraldo Bezerril

    Judo parece bicicleta quem aprende nao esquece depois da primeira queda ninguem quer mais cair ou aprende a cair sem se machucar…pratico a mais de trinta anos e não pretendo parar. Atualmente desenvolvo um projeto com a prefeitura de São Paulo em escolas municipal com crianças de 08 a 14 anos temos muito sucesso no aprendizado, melhora a disciplina e as notas…

  9. Avatar
    MARCIO SILVA

    Parabéns pela escolha do Tema, e pelas colocações. Esporte é vida e em se tratando do Judô “UM SANTO REMÉDIO”.
    Márcio Silva

  10. Avatar
    Heloisa Pimenta

    Gostaria de saber se é recomendado para criança autista,crio um sobrinho de 6 anos que é autista(leve) e gostaria de coloca-lo, ele gosta muito de esportes e este chama-lhe bastante atenção.

    • Avatar
      Carlos Renato Mello de Paula

      Sim Heloísa, dependendo do grau do autismo, o judô pode auxiliar muito! Ajuda a criança a lidar com a sua agressividade, a se concentrar, introjeção de limites, socialização, auto-estima e respeito por si e pelo outro, além de desenvolver capacidades físicas e coordenativas! Sou formado em psicologia e educação física e ensino judô desde 1991 em Belo Horizonte!

  11. Avatar
    Mauricio

    A maior lição que o judô ensina é a queda. Sem ela, não seria possível lutar sem se machucar. Mas o importante é saber e aprender que depois de uma queda,se vc quiser continuar lutando, vc tem que aprender a se levantar…

    • Avatar
      alfredo araujo

      boa materia!!! o judo mudou a minha vida . hoje sou prof de ed.fisica e tenho uma academia de judo na minha cidade Itapitanga – BA . trabalho em pro de mudar vidas com o esporte ..

  12. Avatar
    INGRYD SALLES DO ESPIRITO SANTO

    Olá, Ana Lú.
    Lindo artigo sobre Judô.
    Sou faixa marrom, comecei a treinar judô quando criança, parei aos 16 por conta dos estudos e voltei agora, com 24 anos, para dar aulas às crianças. Com algumas buscas para me atualizar, fiquei muito feliz e contente por ter encontrado este seu artigo.
    Gostaria de dizer que irei usá-lo como referência.
    Muito obrigada por discorrer sobre este assunto.

    • Avatar
      Ana Lú Gerodetti

      Olá, Ingryd!
      Tudo bem?

      Fico muito feliz em ter contribuído com as suas aulas. Realmente é um esporte maravilhoso! Te desejo muito sucesso e momentos felizes nessa jornada.
      Eu é que agradeço o carinho.

      Um super beijo!

  13. Avatar
    ledieu

    Bravo minha neta, que ainda não tem 4 anos, “faz, brinca” judo desde os 2 aninhos, e adora, acompanhou o pai, ja teve “2 medalhas”, feliz, e adora os dias que la vai…muito bom em todos os pontos de vista…aconselho, e se ela aceitar, continuara!

X Leia também: