Não tem como evitar que o bebê acorde de madrugada. Mas, hoje vamos passar 5 dicas do que NÃO fazer no despertar noturno, ou seja, quando seu filho acorda no meio da noite!

Oi mamães e papais! Está aqui um tema que muitos de vocês procuram ajuda! É inevitável que o seu bebê acorde de madrugada, então trouxemos 5 dicas do que NÃO fazer no despertar noturno.
Recebemos muitos DMs no Instagram e pedido de posts de mães e pais, principalmente os de primeira viagem, pedindo socorro porque os filhos acordam toda madrugada e não conseguem mais voltar a dormir.
Alguns demoram 2, 3 horas para cair no sono de novo e quando caem, já é quase de manhã e nem dá tempo de voltar a dormir, pois logo mais já temos que acordar. E aí, o nosso dia é aquele sufoco, né?
Bom, é sabido que até mais ou menos os 6 anos de idade da criança, nós pais não teremos um sono constante e tranquilo. Pesquisas, como da Universidade de Warwick, do Reino Unido, trazem informações interessantes relacionados a mudança de rotina da mãe e do pai.
Hoje, a nossa colunista Dra. Maici Ciari, Pediatra e Consultora do Sono Infantil, trouxe 5 dicas do que NÃO fazer no despertar noturno!
Confira e depois conte para nós, nos comentário lá embaixo, se deu certo e ajudou!
Antes de mais nada, vamos deixar claro: os bebês acordam à noite. Isso é um fato!
Toda família que tem bebê em casa, ou que já passou por essa fase, sabe do que eu estou falando.
Quando seu filho desperta no meio da madrugada, a principal coisa a ser feita é identificar qual a real necessidade dele naquele momento.
Muitas mães pegam o bebê e colocam logo para mamar, pois é a forma mais rápida de fazer o bebê parar de chorar. Mas, se a fome não era o verdadeiro motivo do despertar, logo ele acordará novamente.
Será que era calor? Ou era frio e ele parou de chorar porque ficou quentinho no seu colo e logo sentirá frio novamente?! Será que a fralda está incomodando? Será que era medo de estar sozinho? Ou era um pouco de saudade?
De qualquer forma, aqui não quero chamar a atenção para o que os pais deixam de fazer durante o despertar do bebê, mas, sim, para o que eles fazem e não deveriam fazer mais!
Vou listar as 4 coisas mais comuns que vejo as famílias fazendo no meio da madrugada e que você deve deixar de fazer a partir de hoje + uma dica bônus!
Assim, o despertar do seu filho será o mais breve possível e que todos voltarão a dormir de forma mais fácil e com melhor qualidade!
Vamos lá!
#1 Não interfira se não for solicitado
Muitas vezes o bebê está se mexendo no berço, mas ainda está dormindo! Espere e observe!
Os bebês, principalmente os mais novinhos menores de 3 meses, se mexem muito à noite e fazem alguns barulhinhos. Isso é normal! Os bebês não têm os mesmos bloqueios neuromusculares que os adultos têm durante o sono. Eles realmente vivem os sonhos e por isso se mexem bastante enquanto estão dormindo.
A maioria dos pais acha que os filhos estão acordados, incomodados, com cólica, mas, na verdade, na grande maioria das vezes, eles estão apenas dormindo e sonhando. Se você pegar ele no colo nesse momento, aí sim, você pode acordar o bebê.
Agora, se ele está se mexendo bastante e chorar ou te chamar (caso já saiba falar), atenda. Nunca deixe o bebê chorando sozinho!
#2 Não acenda as luzes
Outro erro campeão de audiência é o de acender alguma luz no meio da noite.
A luz estimula demais o bebê e ele fica mais acordado do que deveria. Isso dificulta o relaxamento dele para que ele volte logo a dormir.
Em bebês maiores de 3 meses, que já produzem o próprio hormônio do sono (melatonina), a luz interfere diretamente na produção desse hormônio, piorando a qualidade do sono.
Se precisar amamentar ou trocar a fralda, use a lanterna do celular virada para baixo para iluminar o mínimo possível do ambiente e não estimular demais o bebê, evitando que ele desperte de verdade no meio da madrugada!
Lembre-se: os bebês (e os adultos também) devem dormir no escuro. Quanto mais escuro, melhor!
#3 Não fique falando com o bebê
Quanto menos estímulo durante a noite, melhor!
Faça o que precisar fazer (trocar fralda, amamentar, ou até mesmo trocar a roupa) de forma rápida para que ele entenda que está de noite e volte a dormir mais rapidamente.
Já vi muita gente conversar com o bebê enquanto está trocando a fralda na madrugada, fazendo a “hora de atividade” durante a noite.
Não faça isso. A noite é apenas para dormir.
#4 Não mude de ambiente no meio da noite
Evite ficar trocando de ambiente no meio da noite.
Quando você muda de ambiente, seja para amamentar ou trocar uma fralda, a muda a luminosidade, a temperatura, os sons, e tudo isso pode estimular demais o bebê, fazendo ele demorar mais para voltar a dormir.
Se o bebê dorme no seu quarto e ele precisa trocar a fralda, tenha um trocador por perto.
#5 BÔNUS – O que FAZER quando o bebê acordar pela manhã?
Tenha uma rotina na hora de acordar!
Isso vale para os bebês desde recém-nascidos. Mesmo que a rotina de horários nessa fase ainda não seja regulada, fazer sempre a mesma sequência de atividades com o bebê ao longo do dia, desde que ele acorda, é a melhor maneira de já ir mostrando para o bebê o que é dia, o que é noite, e dando a previsibilidade para ele do que vai acontecer no próximo momento.
Quando for de manhã e o bebê acordar, pegue o bebê falando bom dia, sorrindo e brincando. Abra as cortinas e saia do ambiente de dormir!
Para diminuir os despertares noturnos, é muito importante que o bebê aprenda a diferença entre o dia e a noite. Isso é facilitado por uma rotina estabelecida na parte da manhã.
Verifique se está fazendo algo que possa deixar o despertar noturno mais longo e já comece a mudar!
Mais uma coisa que eu preciso te contar antes de finalizar:
Muitas vezes, o bebê acorda à noite para treinar uma nova habilidade que está aprendendo, como rolar ou engatinhar, por exemplo.
Se ele está acordado, mas está tranquilo, deixe ele treinar o tempo que ele precisar. Não fique tentando fazer ele voltar a dormir a todo custo!
Apenas aguarde e observe. Quando ele ficar cansado e com sono, aí sim você o pega para dormir de novo! Muitos ficam cansadinhos, vão encostando a cabecinha no colchão e voltam a dormir sozinhos!
Espero que tenham gostado das 5 dicas do que NÃO fazer no despertar noturno e que já possam colocar em prática para uma noite mais tranquila!
Se você gostou deste post, pode gostar de também ler “8 dicas para hora de dormir – para toda família” e “Por que as mães passam o dia inteiro com sono e não conseguem (ou querem) dormir à noite?”

Sobre a Dra. Maici Ciari – CRM-SP 145330/RQE 58674
Instagram: @DraMaici
Mãe da Lola e do Lucas, é Pediatra pela Universidade Santo Amaro
Tem pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN e em Emergências Pediátricas pelo Hospital Israelita Albert Einstein e é consultora do sono Materno-Infantil pelo International Parenting and Health Institute (IPHI, Califórnia – EUA).
Atua em na área de saúde infantil há 10 anos.
Hoje, concilia a maternidade com atendimentos online e com a criação de conteúdo sobre como proporcionar para bebês e crianças uma boa rotina, alimentação e sono de qualidade.






