10 Diferenças entre a primeira e segunda gravidez!

De Mãe para Mãe - Fases - Gravidez - Somos todas iguais04/11/18 By: Juliana Freire
(5) Comentários

 

Oi, moms!

Tudo bem?

Estava aqui olhando umas fotos de quando eu estava grávida da Ana Helena, há 3 anos, e me deu uma saudade da barriga! Eu tive 2 gravidezes bem tranquilas e curti muito, mas confesso que a segunda gravidez foi bem diferente da primeira. Listei aqui as principais diferenças baseadas na minha experiência.

Vejam se concordam:

 

segunda gravidezPrimeira e segunda gravidez

 

 

1- Diferentes preocupações

Claro que nas duas gravidezes, minha preocupação principal era a saúde e desenvolvimento do bebê. Mas as outras preocupações foram bem diferentes. Na primeira, eu não sabia muito bem o que me esperava e ficava imaginando as mudanças da minha vida com e sem filho. Já na segunda gravidez, eu tive uma forte preocupação com meu filho mais velho, pois ficava pensando se ele ia sentir ciúmes, se ia se adaptar, como se comportaria com a chegada da irmã, como eu ia conseguir dar conta de duas crianças etc…

 

2- Cansaço maior

Fiquei bem mais cansada na segunda gravidez. Acho que o fato do trabalho e energia que gastamos cuidando do primeiro filho, somado com os sintomas da gravidez potencializam o nosso cansaço. Não conseguimos dormir quando temos sono, pois sempre tem algo para fazer com o primeiro filho.

 

3- Crescimento da barriga

Na segunda gravidez a barriga cresce bem mais rápido, é impressionante. Com 3 meses você já está com barriguinha de 6 meses, rsrsrsr. E isso aconteceu comigo e com todas as minhas amigas. Dizem que isso acontece pois a primeira gravidez já deixou a a musculatura do abdômen mais flácida.

 

4- Sentir o bebê mexer

Me lembro que na gravidez do Olavinho eu comecei a sentir ele mexer na 22ª semana e na gravidez da Ana Helena eu comecei a sentir um pouco antes, acho que como já sabia a sensação, já consegui detectar as primeiros chutes rapidamente, por volta da  18ª semana. 

 

5- Tempo

A primeira gravidez demora para passar, sabemos cada ganho de peso, cada ultra-som e cada detalhe de todos os exames, parece que a gravidez dura 1 ano, rsrsr. Já a segunda gravidez passa num piscar de olhos, muito mais rápido!

 

6- Tranquilidade com o enxoval

Lembro que na gravidez do Olavinho eu fiquei muito preocupada com a compra do enxoval, pois era tudo novidade. Me preocupei com cada detalhe das roupinhas, carrinho, quartinho, lembrancinhas etc.  Já na gravidez da Ana Helena, comprei muuuito menos coisas e tentei aproveitar o máximo de coisas que eu já tinha do meu mais velho, pois também já sabia o que realmente era importante e não desperdicei tanto.

 

7- Sintomas

Tive muita azia e dores musculares na gravidez da Ana Helen, e na do Olavinho não. Então foi tudo novidade para mim… Dizem que gravidez de menino e diferente de menina e no meu caso isso foi verdade! Concordo muito com aquele ditado que diz que cada gravidez é completamente diferente da outra.  Portanto se você sentiu muito enjoo ou passou mal na primeira gravidez, não desanime, pois isso não quer dizer que a segunda será igual! O inverso também é verdadeiro!

 

8- Ganho de peso

Na gravidez do Olavinho engordei pouco durante toda a gravidez, mas nos últimos 2 meses engordei mais rápido! Meu lembro que somente na última semana a balança tinha subido 2 quilos. Como aprendi que o final da gravidez era perigosa, tentei fazer uma dieta mais certinha na gravidez da Ana Helena, não comia nenhum doce durante a semana, apenas nos finais de semana, e isso me ajudou bastante.

 

9- Rapidez no parto

Tive cesária na gravidez do Olavinho e parto normal na gravidez da Ana Helena, então não tenho como comparar dois partos diferentes. Mas TODAS as minhas amigas que tiverem parto normal nas duas gravidezes me garantiram que a segunda foi muito mais rápido, teve uma que não deu tempo de dar anestia. Dessa forma, fiquem atentas e não demorem tanto para ir para o local do parto.

 

10- Fotos da gravidez

Aos contrário das maiorias das grávidas, não quis tirar fotos oficiais na gravidez do Olavinho! Mas confesso que me arrependi muito, pois não tive uma recordação que eu amasse e me lembro que depois que ele nasceu eu senti muita saudade da barriga. Então na minha segunda gravidez não tive dúvidas e fiz uma sessão de fotos que amei o resultado. O mais legal foi que o Olavinho participou e as fotos ficaram lindas!

 

segunda gravidez

Foto da minha segunda gravidez! Estou com meu filho mais velho, Olavo.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários:10 Diferenças entre a primeira e segunda gravidez!
  1. Viviane

    Que lindos!Estou adorando o blog e as matérias…tenho uma menina, Helena de 1 ano e 3 meses e acabei de descobrir que estou grávida…grande beijo em vcs!

  2. Claudia

    Oi tudo bem? Acompanho o blog desde Lima, Peru e adoro as dicas. Tenho quatro meses de gravidez e meu filho Santiago está com 4 anos. Sinto bastante estas diferenças mas queria te consultar sobre a sua experiência de uma primeira cesárea e depois parto normal. O Santiago foi cesarea pois nunca se posicionou por estar enrolado no cordão, porém gostaria que o segundo fosse normal. Poderia me contar sua experiência?Obrigada!

  3. Daniela Ribeiro

    Estamos aqui com 35semanas do Cadu e Joaquim com 3 anos e 10 meses. Joaquim foi cesárea e quero parto normal agora justamente em função do mais velho e não ficar tão debilitada para dar assessoria a ele nesse momento delicado. Conte pra nós como foi seu parto após uma césarea.

  4. Michele

    Oi Amiga Amei tudo!!
    Parabéns, seja muito feliz com teus dois filhotes….

  5. Thais Rios

    Que bacana! Tambem tenho um Olavinho em casa, e a gravidez dele foi super tranquila, estou grávida pela segunda vez e está sendo totalmente diferente, dores, enjoos, creio que agora seja uma menina rs. Parabéns pela família linda !

X Leia também: