Que mãe que não está cansada de ouvir a própria voz dando instruções para os filhos, repetindo novamente aquela frase pela milésima vez? Vejam o relato da Bia Sanmarco sobre formação dos hábitos infantis!
Oi Mamãe! A nossa querida amiga e colunista Bia Sanmarco conta um relato pessoal sobre sua jornada em relação a formação dos hábitos infantis.
Por algumas vezes você não se cansa de ouvir sua própria voz dando instruções ou mesmo bronca em seu filho?
Parece que tudo deve ser repetido inúmeras vezes e nunca é seguido por livre vontade…
Questionando sobre isso com o pediatra do Samuel, descobri que os hábitos da criança começam a ser formados aos 7 anos de idade e vão até os 14 anos.
Antes disso, a criança não consegue assimilar hábitos como guardar por conta própria seus brinquedos, não há estrutura ou memória para isso.
Até os 7 anos de idade, a criança age por imitação.
Então, práticas de higiene, esportes, organização são coisas que devem ser lembradas todos os dias para a criança.
Fora as fases da idade, em que, por exemplo, a criança adora um alimento em um dia e no dia seguinte ela não pode nem vê-lo em seu prato.
Confesso que em muitas situações com o Samuel eu cansei de ouvir meu “disco riscado” (como diria minha mãe).
Mesmas instruções, mesmas conversas, mesmas respostas dele para mim.
O que podemos mudar nessa por vezes enfadonha rotina disciplinar, é a forma que encaramos esses momentos: com bom humor!
Até hoje eu não conheci uma mãe, mesmo que espiritualizada, que tenha me dito que nunca perdeu sua plenitude nesses momentos.
Talvez uma grande lição a se aprender é que tudo tem seu tempo, como na natureza existem as estações, o tempo de arar a terra, semear, cuidar, colher e usufruir da colheita.
Por fim, na criação de um filho e em nossa própria vida, tudo tem seu tempo.
Para ver mais relatos escritos pela Bia, veja seus textos Vegetarianismo na Infância e Por Que Batizar O Bebê?