O fim do ano está chegando, mas muitas mamães ainda estão amamentando! Então, como fica esse combo amamentação e o fim de ano!? Venha ver umas dicas!
Oi Mamães (e papais interessados)! Hoje vamos falar de amamentação e o fim do ano, pois é possível todo mundo curtir as festas e férias numa boa!
A nossa colunista Cinthia Calsinski – Enfermeira Obstetra e Consultora de Amamentação – trouxe um texto cheio de dicas para fazer com que as festas sejam incríveis e que seu bebê também fique bem!
Veja abaixo!
O final do ano se aproxima e quem trabalha na área de obstetrícia e neonatologia já começa a se preocupar com as cesáreas eletivas, que são antecipadas para que não ocorram nas festas e início do ano.
Você sabia que as UTIs neonatais ficam mais cheias nessa época? Sabia que o tipo de parto e a prematuridade exercem influência na amamentação?
Vou escrever uma coluna sobre isso, porque hoje eu quero focar nas festas, férias e tudo que vem junto!
Verão, calor, suor, e a gente acaba bebendo mais líquido, certo? Ou pelo menos deveríamos…
E como fica o bebê que mama exclusivamente e não recebe outros líquidos? Ele passa muito bem obrigada, fazendo livre demanda!
Você pode esperar intervalos mais curtos nessa época de calor, o bebê também mama para matar a sede. Por isso, nessa fase do verão, a livre demanda se torna ainda mais importante, não somente para alimentação mais também para a hidratação do bebê.
Festas, confraternizações, comidas, bebidas, e amamentação… O que pode, o que não pode?
Importante dizer que não temos evidências científicas sobre alimentos proibidos ou desaconselhados na amamentação, ou até mesmo sua relação com as cólicas dos bebês.
Questões individuais podem existir, cada organismo reage de uma maneira ao mesmo alimento.
Por isso, é importante observar, testar, excluir da dieta caso perceba relação e retornar a dieta para observar novamente se realmente aquele alimento não lhe cai bem, ou ao seu bebê.
A questão das bebidas alcoólicas vai além da absorção de álcool pela corrente sanguínea e ao bebê através da amamentação.
É preciso estar bem para cuidar de um bebê na madrugada, após as festas e ingestão de bebidas alcoólicas, por isso bom senso é fundamental.
É tolerável pequena ingestão de álcool durante a lactação, mas sempre priorizando estar suficientemente bem para cuidar do bebê.
Importante ressaltar que a ingestão de álcool contraindica cama compartilhada, e que temos evidências do aumento do risco de morte súbita em caso de associação de álcool e cama compartilhada.
Outra questão relevante é o biquini molhado no verão!
Mulheres no período pós-parto, em geral, estão com a imunidade mais baixa em decorrência de uma série de questões como a gestação, o parto, privação de sono, etc.
É recomendada atenção tanto para a parte de baixo que pode causar uma candidíase vaginal, quando a de cima que pode causar candidíase mamária.
Sempre que possível, se não for entrar na água novamente opte por trocar o biquini por um seco, ou coloque uma calcinha.
Protetores de seio podem ser utilizados com cuidado para que não fiquem úmidos por muito tempo. Então, faça a troca constante para evitar contaminação.
Inclusive, se ao amamentar um lado acontecer de vazar do outro, uma boa estratégia é colocar o protetor e descartar logo após, assim permanece seca após amamentar e evitando umidade a chance de infecção fúngica diminui.
Boas festas, aproveite o verão e não esqueça de se hidratar e usar protetor solar! :)
Por fim, se gostou desse post, aproveite para ler também: “Extração de Colostro Pré-Natal” e “Amamentação e trabalho”.
Se você está buscando produtos para te ajudar durante esse período da amamentação, conheça algumas marcas que recomendamos no nosso Guia de Fornecedores, como a MacroBaby, Gravidicas, um Curso completo para Gestantes ou siga o trabalho do Pediatra, Dr. Paulo Telles!

Sobre o Dr. Paulo Nardy Telles (CRM 109556 | RQE 93689)
Instagram: @PauloTelles
Esposo, Pai do Léo e da Nina Pediatra e Neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
- Formado pela Faculdade de Medicina do ABC
- Residência médica em pediatra e neonatologia pela Faculdade de Medicina da USP
- Preceptoria em Neonatologia pelo hospital Universitário da USP
- Título de Especialista em Pediatria pela SBP
- Título de Especialista em Neonatologia pela SBP
- Atuou como Pediatra e Neonatologista no Hospital Israelita Albert Einstein 2008-2012
- 18 anos atuando em sua clínica particular de pediatria, puericultura