Bruxismo em crianças: o que fazer?

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas28/11/12 By: Renata Pires
(8) Comentários

 

 

 

Oi, moms! A linda e querida dentista, Dra. Paola, que já nos deu informações superimportantes de como cuidar dos dentes dos nossos filhos (vejam aqui) e também nos alertou para as consequências do hábito de chupar o dedo e chupeta (vejam aqui), hoje vai nos contar sobre o bruxismo, mais popularmente conhecido como “ranger os dentes”!

 

Eu tenho bruxismo há muitos anos e é horrível! Às vezes, acordo com muitas dores na mandíbula e na cabeça pela força que faço pressionando um maxilar contra o outro! Fora que já quebrei até pedaço de alguns dentes molares… Não sabia que isso poderia afetar também os nossos filhos! Portanto, essas dicas são muito importantes para nós, mães!

 

Espero que as ajudem!!

Mil Bjsss

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Paola e sua filha, a fofa Catarina!

 

 

Palavras da dentista:

 

Muitas mães podem escutar um barulho assustador nos dentes de seu filho(a) enquanto eles estão dormindo. Esse “ranger de dentes” é chamado BRUXISMO ou, na Odontologia, também é conhecido como PARAFUNÇÃO.

 

 

 

 

Se isso acontece ou aconteceu com seu filho, não se assuste, pois é um fenômeno muito comum nos dias de hoje e atinge em média 10% das crianças!

 

A causa desse fenômeno não é totalmente elucidada pela ciência. As verminoses NÃO tem comprovação científica de relação com o bruxismo, como se é tão divulgada no meio leigo.

 

Mas existem alguns fatores que podem estar associados com a causa, tais como: alergias das vias aéreas superiores, refluxo gastroesofágico do sono e, principalmente, o estresse emocional, que é um consenso pela maioria dos estudiosos do assunto. Isso mesmo: STRESS. As crianças podem ficar sobrecarregadas pelo excesso de informações e responsabilidades (principalmente aquelas com tendência a ser perfeccionistas ou com dificuldades paraa lidar com conflitos, pressões, raiva ou ansiedade) e podem desenvolver o bruxismo como válvula de escape para o stress.

 

Os efeitos colaterais são facilmente percebidos nos dentes e tecidos adjacentes, que ficam desgastados!

 

 

 

 

A palavra CONTROLE é mais usada do que TRATAMENTO quando o assunto é bruxismo, pois não existe, até hoje, uma terapia definitiva para sua remissão!!!

 

O desgaste dos dentes de leite não é tão prejudicial quanto o dos dentes definitivos, portanto, não se faz obrigatória a instalação de placas interoclusais para preservação das superficies dentárias. Terapias alternativas como massagens, florais e conversas também podem ser utilizadas!

 

Seu prognóstico é muito variável, podendo tanto cessar à medida que a criança se desenvolve como também permanecer durante toda a vida do indivíduo. Assim, é muito importante o acompanhamento pelo dentista para saber a hora correta para instalar a placa de mordida.

 

 

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentários:Bruxismo em crianças: o que fazer?
  1. Larine Cronemberger

    Meninas,

    Meu baby tem 01 aninho e range os dentes acordado!!!! Será bruxismo tbm?

    • Paola

      Ola Larine!
      Muito pertinente a sua pergunta!
      Sim, apesar de menos frequente, o bruxismo tambem pode acontecer com a criança acordada!!!
      Quando leva-lo ao dentista, peça para a odontopediatra avaliar se existe algum tipo de desgaste no esmalte dental dele.
      Espero ter ajudado, e um beijo para todas as leitoras do blog!
      Paola

  2. Larine Cronemberger

    Paola,

    Demorei para ver sua resposta, mas super obrigada!!!!
    Ele já tem consultinha marcada… Depois conto os detalhes…

    bjs

  3. Jercilei

    Minha filha de 7 anos vem apresentando dores de ouvido frequentes, provavelmente ligadas ao bruxismo já que ela vem rangindo os dentes ao dormir. O pediatra detequitou um zumbido estranho em seu ouvido e afirmou que será necessário o uso de um protetor. Mas recentemente assisti uma reportagem dizendo que uma sirurgia resolveria o problema de forma mais definitiva. Quando se faz necessário um procedimento sirúrgico?

  4. Jercilei

    O conhecimento empírico diz do ranger de dentes que está relacionado a verminoses e durante algum tempo acreditei nisso, e até passei a crer que o tratamento de verminoses resolveria esse problema. Mas verifiquei que mesmo com exames comprovando a iniexistência de verminoses o ranger continuava. A estudos que relaconam uma coisa com a outra?

  5. Luciana

    Oi Paola,
    Tenha uma bebe de 2 aninhos q ranche muito os dentes quando dorme o que devo fazer? Procurar logo um odonto ou um fonaudiologo?

  6. suzete

    ola ..faso ele estudar bastante isso seria uma super carga ..isso afetaria o emocional dele e seria causa de bruxismo ele nao gosta de estudar.
    devo parar …me ajude o que fasso.

  7. Lisandra Mendes

    ola, minha filha tem 4 aninhos e range muito os dentes quando dorme, e reclama muito de dor de cabeça.. O que devo fazer? esse bruxismo ta relacionado a troca de dentes? Para quando trocar os dentes de leite?

X Leia também: