Cuide da pele do seu filho! – por Dra. Juliana Macéa

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas04/01/16 By: Juliana Freire
(3) Comentários

 

Oi, moms! Tudo bem?

 

Quem vai dar a dica hoje é a dermatologista Dra. Juliana Macéa. Além de linda e supercompetente, a Ju também é a mãe dedicada da fofa Loreninha! A Ju já escreveu outros textos aqui no blog, confiram AQUI, AQUI e AQUI!

 

Para o texto de hoje, a Ju resolveu falar um pouco de um assunto que suas pacientes procuram muito nessa época do ano… Bicho geográfico! As crianças são as principais vítimas!

 

Vejam as dicas dela!

 

 

bicho

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

 

Fique atenta ao bicho geográfico!

 

O verão é a época do ano em que mais observamos casos de bicho geográfico cujo nome médico é larva migrans.

 

Gatos e cães que tenham o verme no seu intestino, ao evacuarem, eliminam ovos que se depositam no solo ou areia. Em condições adequadas esses ovos eclodem e liberam microlarvas que podem infectar a pele. Aflitivo, não é?! Praias e tanques de areia são áreas com maior risco para contaminação. Daí a importância de evitar a presença de animais nesses locais.

 

 

bicho2

 

 

As lesões no ínicio são inespecíficas: pequenas bolinhas vermelhas, agrupadas, que coçam. Após alguns dias, no entanto, a larva vai migrando, formando túneis embaixo da pele que levam ao aspecto típico de lesões lineares angulares, semelhantes ao contorno de um mapa e daí o nome geográfico. Nessa fase, costumam coçar muito. As áreas mais afetadas são as de contato com o solo, portanto, pés, pernas e nádegas.

 

O tratamento depende da extensão do quadro. Em casos leves é feito com pomada de tiabendazol e nos disseminados é necessário medicação por via oral.

 

Um abraço,

Dra Juliana Macéa

 

contato:

email: [email protected]

Tel: 3071-2388 e 3071-1882

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários:Cuide da pele do seu filho! – por Dra. Juliana Macéa
  1. Avatar
    Virgínia

    Bom dia!
    Aproveitando o tema, pele, gostaria de sugerir que o Blog fizesse uma matéria sobre protetor solar. Minha filha tem 07 meses e eu não consigo me decidir por qual protetor usar. O que o médico indicou eu não encontro, Photoderm Kid. Gostaria que me ajudassem com a experiência de vocês.
    Beijo!

    • Avatar
      Juliana

      OI Virginia, Tudo bem? Vou pedir para a Dra Juliana Macea escrever um post sobre isso,ok? Beijos

  2. Avatar
    Virgínia

    Oi Ju! Agradeço a atenção e aguardo ansiosa o post. Beijo!

X Leia também: