Sol com segurança no verão!

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas12/12/12 By: Renata Pires
(7) Comentários

 

 

 

Meninas, a querida Dra. Juliana Macéa, que já nos deu informações de como tratar a pele na gravidez (vejam aqui) e de como evitar e tratar das assaduras (vejam aqui), hoje vai nos dar dicas incríveis de como expor nossos pequenos ao sol com segurança!!!

 

As férias de verão estão aí e não queremos que nossos filhos passem por nenhum tipo de desconforto, certo? Saibam dos cuidados necessários para não passar sufoco!

 

Espero que vocês gostem!

Mil Bjsss

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Dra. Juliana e sua filha Lorena

 

Palavras da dermatologista:

 

As férias já estão chegando e uma das coisas mais gostosas de se fazer com os nossos filhos é aproveitar o sol e fazer atividades ao ar livre: praia, piscina, bicicleta… Expor as crianças ao sol é muito saudável, mas isso deve ser feito sempre com moderação. Hoje sabemos, por exemplo, que o melanoma (câncer de pele muito agressivo) tem sua ocorrência  aumentada por episódios de queimadura solar ao longo da vida.

 

Então como aproveitar o sol com segurança?

 

1) Evite os horários entre 10 e 14 horas

O calor é mais intenso e o índice de radiação solar é mais alto neste período.

 

2) Escolha um bom protetor solar infantil

Vale a pena investir em um produto específico para crianças, pois eles possuem menos ativos que podem causar alergias, fixam melhor na pele garantindo maior resistência à água e suor e a maioria tem filtros físicos (por isso são mais brancos) que bloqueiam melhor a passagem dos raios ultra-violeta. A pele das crianças é muito mais sensível ao sol do que a dos adultos, por isso o FPS deve ser acima de 30. Lembre-se também de seguir as recomendações de reaplicação apresentadas no rótulo do produto.

 

3) Aplique o protetor antes mesmo da exposição ao sol

A fotoproteção começa logo após a passagem do produto na pele, mas uma dica prática é já aplicar o protetor em casa. Isso porque a última coisa que a criança quer quando chega na praia é “perder tempo” passando creme e vai acabar associando esse hábito a uma coisa chata, que atrapalha sua brincadeira.

 

4) Se a exposição ao sol for mais intensa, abuse também da proteção física

Chapéus, bonés, camisetas são sempre bem vindos! Atualmente existem produtos feitos com tecidos especiais e/ou com protetor incorporado às fibras, garantindo até 98% de barreira contra os raios UV. Camisetas com essa tecnologia são uma boa opção para crianças que passam muito tempo na água.

 

Boas férias!

 

 

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comentários:Sol com segurança no verão!
  1. Avatar
    Cristiane Uchida

    Oi Re!! Por um acaso voce ou a Dra. Juliana sabe a partir de que idade pode-se aplicar (Ou eh indicado) protetor solar na pele do bebe? Nos estamos planejando em ir pra Florida depois do natal e a Francesca estara com 2 meses e meio. Obviamente nao vou expo-la ao sol forte e por mto tempo. Thanks!! Bjocasss

    • Avatar
      Renata

      Oi Crissss!! Que fofaa ela na praia!!! Então, o que os pediatras aconselham é a partir dos 6 meses de vida usar protetor solar (pelo menos a minha), mas, converse com o médico dela e veja o que ele te indica! Tem também as roupinhas anti raios UV, como citadas no post, que é uma ótima opção!! Mil bjssss

      • Avatar
        Cristiane Uchida

        Eu vou leva-la no pediatra semana que vem, e vou perguntar. Mas sempre bom ter uma segunda, ou terceira opinião! Thankssss

  2. Avatar
    Juliana

    Oi Cristiane, tudo bem?
    O mais importante é você ler o que diz o rotulo do protetor mas a maioria deles sāo liberados a partir dos 6 meses. Para a Francesca acho melhor você evitar os horarios de sol mais forte e abusar da proteção fisica com chapeus e blusinhas. Se ocorrer uma situacao em que nao der pra fugir do sol, passe um pouco de hipogloss ou similar no rostinho dela pois ajuda a formar uma barreira, lembrando que nao é a mesma protecao oferecida por um filtro solar.
    Um abraço Dra Juliana

    • Avatar
      Cristiane Uchida

      Oi Dra. Juliana, obrigada pela resposta. Com certeza vou evitar os horarios de sol forte, e tb lembrar que aqui nos EUA eh inverno. Aqui tem uns protetores solares para baby que sao organicos (BabyGanics, vc conhece?), mas de qualquer forma vou perguntar a opiniao do pediatra da Francesca. Muito obrigada pelas dicas!!

  3. Avatar
    Michele

    Ola Cristiane, eu uso no meu bebê um protetor da marca CHICCO fp 60 que é indicado desde RN. A pediatra do Arthur explicou que é um protetor de barreira portanto bem dificil de espalhar..mas protege. Um abraço e boa viagem. Michele

    • Avatar
      Cristiane Uchida

      Oi Michele, obrigada pela dica. O pediatra da minha Baby disse que não tem problema passar protetor e recomendou water Baby da coppertone, mas disse que qualquer outro para Baby tb poderia com tanto que eu teste em uma pequena área no corpinho dela. 🙂

X Leia também: