sexta-feira, 12 setembro, 2025

O tratamento da diástase de reto abdominal é obrigatório?

Vamos falar do tratamento da diástase de reto abdominal e quando uma cirurgia é ou não necessária! E ai, você teve diástase?

Tratamento diástase de reto abdominal Dra Larissa Sumodjo Just Real Moms

Oi Mamães! Quem ai teve que fazer algum tratamento para a diástase de reto abdominal?

Bom, hoje trouxemos a Dra. Larissa Sumodjo – Cirurgiã Plástica – para explicar, principalmente para as mamães de primeira viagem, o que é a diástase de reto abdominal.

Nem sempre essa alteração no abdómen pós-parto requer uma cirurgia, mas venha entender mais detalhes!

Ah, e conta para nós no final do post, se você teve diástase abdominal e como foi!


Você sabe o que é diástase? Essa é uma palavra que muitas mulheres passam a conhecer depois da gravidez.

A parede do nosso abdómen é formada por um músculo longo e achatado que se chama reto, sendo que ele é dividido em ventres.

Durante a gestação, esses ventres vão se abrindo para acomodar o volume do útero que está em crescimento.

Então, é por isso que logo depois do parto a gente sente a barriga tão flácida… Não é só a pele que sobra, nossa musculatura fica flácida depois de ter se afastado, progressivamente, por 9 meses.

Ilustração diástase de reto abdominal Dra Larissa Sumodjo Just Real Moms

Claro que à medida que as semanas e meses vão se passando, a tendência é que ela retorne à sua posição original. A questão é que nem sempre volta completamente, e assim a parede fica fraca e o abdome, abaulado.

Esse afastamento permanente dos ventres desse músculo se chama diástase de reto.

É verdade que a maioria das mulheres que tiveram filhos tem algum grau de diástase.

O grau depende principalmente da genética individual, do número de gestações e do ganho de peso.

Para corrigir essa alteração, o cirurgião plástico reaproxima os ventres musculares em toda sua extensão com pontos. Para isso, é necessária uma incisão que fica na região da cesária.

Agora, nem porque se tem diástase, que uma cirurgia é necessária.

Já recebi algumas mulheres no consultório preocupadas porque fizeram um ultrassom que diagnosticou essa alteração e achavam que precisavam operar. A lógica diz que casos mais severos são cirúrgicos e os mais leves, não.

Mas de forma mais objetiva, vou explicar.

Uma queixa comum depois de gestações é a flacidez excessiva da pele do abdome. Quando ela incomoda, indicamos uma cirurgia que se chama abdominoplastia.

Neste procedimento, além da remoção da pele, fazemos a correção da diástase mesmo que seu grau seja leve. Isso porque é tecnicamente propício e complementa o resultado estético.

Foto diástase de reto abdominal Dra Larissa Sumodjo Just Real Moms

Em contrapartida, têm mulheres que podem até ter flacidez cutânea, mas que não justifica uma plástica de abdome – seja pelo fato de ser leve, seja porque não é um ponto de incômodo.

Nesse caso, a necessidade de correção da diástase vem de uma análise da interferência que ela causa.

Isso vai desde um abaulamento discreto durante os esforços, até um afastamento muscular que pode chegar a 10cm causando problemas não só estéticos, mas também funcionais.

Claro que em se tratando de mulheres e suas barrigas, rs, precisamos entender o peso da questão estética.

E nesse ponto, a avaliação da presença de diástase entra na conta, assim como o acúmulo de gordura e a flacidez de pele.

Levando em consideração esses três fatores, fazemos um planejamento cirúrgico individualizado, e que faça sentido para cada mulher.


Por fim, se gostou deste post da Dra. Larissa, aproveite para ler também: “O formato do corpo muda depois da gravidez?” e “A cicatriz da cesárea é um problema sem solução?”.


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico ou especialista altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

SOBRE A DRA. LARISSA SUMODJO (CRM124749-SP)

Instagram: @DraLarissaSumodjo

Mãe de dois, é médica Cirurgiã Plástica pela Universidade Federal de São Paulo, e em constante busca de propagar a cirurgia plástica mais consciente!

É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e ainda é chefe de equipe de reconstrução mamária do programa de filantropia do Hospital Sírio Libanês.


A INFORMAÇÃO DISPONÍVEL NESTE SITE NÃO SUBSTITUI O PARECER DE UM MÉDICO PROFISSIONAL. SEMPRE CONSULTE O SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER ASSUNTO RELATIVO À SUA SAÚDE, À SAÚDE DOS SEUS FILHOS E FAMILIARES E AOS SEUS TRATAMENTOS E MEDICAMENTOS.

Crédito: Cortesia

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Uso de nebulizações durante a pandemia da COVID-19

Como deve ser feito o uso da nebulização durante a pandemia para evitar que o vírus seja transmitido para...

Papos e práticas

Olá, meninas! Tudo bem? Hoje, trouxemos mais um post das colunistas Cynthia e Carina. No mês passado, elas escreveram um texto...

Mãe criativa faz posições de yoga junto com os filhos

  Oi, moms! Como vocês estão? O post de hoje, que encontramos no Vírgula, é muito legal, principalmente para as mamães que...

6 cuidados importantes que toda grávida deve tomar

Olá, moms! Tudo bem com vocês?   Quando descobrimos que estamos grávidas, milhares de duvidas e medos aparecem na nossa cabeça, não...