As 10 coisas que aprendi ao me tornar PAI!

De Mãe para Mãe - Perspectiva do pai05/08/13 By: Renata Pires
(75) Comentários

 

Oi, meninas!

 

Esta será uma semana diferente aqui no Just Real Moms! A semana será dedicada aos pais, já que comemoraremos no domingo o dia deles!!

 

Para começar, a seção “as 10 coisas” de hoje foi escrita por um pai, o meu marido! Sou suspeita para falar dele, mas fiquei muito feliz e orgulhosa do seu post!!!

 

Vale muito a pena a leitura para entendermos melhor o “lado de lá”!! Afinal, o pensamento dos homens são bem diferentes dos nossos, não é mesmo?

 

Espero que gostem!!

Mil Bjss

 

 

pai12

 

 

………………………………………………………………………………………………………………………

 

Mamães, Avós, Madrinhas, Amigas e Simpatizantes,

 

Quando fui convidado para escrever esta coluna especial para o Dia dos Pais, fiquei, obviamente, muito feliz e honrado pelo convite, mas também um pouco apreensivo por me arriscar a adentrar em um mundo predominantemente feminino, de mães, grávidas, avós, tias, madrinhas etc.

 

 

pai7

 

 

Honrado, pois, literalmente, testemunhei o nascimento deste blog. Estava fisicamente presente quando a Ju e a Rê (para quem não sabe, minha lindíssima mulher e companheira), amigas inseparáveis e mamães “frescas”, começaram a discutir a criação de um local para trocar ideias, dicas e experiências reais sobre o novo, intrigante e misterioso mundo materno.

 

Apreensivo, pois o mundo materno (e suas simpatizantes: tias, avós, amigas, madrinhas e interessadas) é um ambiente extremamente exigente, antenado, interativo, fiel, curioso e, em um primeiro momento, hostil para nós do mundo paterno (pais, avôs, padrinhos, amigos etc.).

 

 

pai4

 

 

Mas fui, eventualmente, convencido pelas duas de que seria interessante passar para as leitoras um pouco da visão dos pais nesta data tão especial, até porque, como já foi escrito em algum post do blog, “quando nasce uma mãe, nasce uma avó”, uma tia, uma madrinha, mas, principalmente, nasce um PAI!

 

PAI que, muitas vezes, também tem suas inseguranças, dúvidas, vontades e, por que não, visões diferentes deste momento incrível que é a paternidade. PAI que não tem tantos recursos ou blogs como este para recorrer. PAI que por uma questão histórico-cultural, cuja discussão guardo para outro momento, sempre foi relevado a uma distância segura deste mundo de criação inicial dos filhos dominado pelas mulheres. PAI que, obviamente, tem ou deveria ter cada vez mais importância e responsabilidade na educação de seus filhos e na formação de pessoas melhores.

 

Assim, com muita humildade e delicadeza, peço permissão à vocês, leitoras interativas e fiéis, para entrar por um instante em seu mundo e colaborar com as “10 coisas que aprendi ao me tornar PAI!”.

 

 

pai3

 

 

1 – Não basta ser pai tem que participar!

Os clichês existem porque, invariavelmente, são fatos! E no meu caso não é diferente! Procuro participar de tudo o que envolve os gêmeos. Por ter um casal, brinco de bola com o meu garoto e, porque não, de fantasias com a minha princesa. Fui em praticamente todas as consultas e ultrassons. Participei ativamente da escolha da pediatra. Impus, com muita facilidade, aliás, a escolinha (a qual os levo sempre, mas poucas vezes os busco). Fiz compras de coisas que nunca usaram. Dei e dou alguns banhos – nem sempre completos – e muitos doces escondidos… Enfim, tento participar ao máximo da vida, das brincadeiras e da rotina deles, pois quero ser presente e relevante, pois sei da importância de uma referência masculina constante nesta fase.

 

 

2- Trocar fraldas é um dom feminino!

Não sei como Darwin, em sua teoria da evolução, não dedicou um capítulo exclusivo para este tema! No item anterior, falei como todo pai tem que participar. No meu caso, toda regra tem sua exceção! Toda mãe nasce com um dom: o de mestra na arte de trocar fraldas! Assim, “tirei meu time de campo” e reconheci minha inferioridade, deixando essa atividade para quem conhece! Antes que me critiquem, além de ser um exercício de humildade, tenho certeza de que vou compensar essa falta com outras coisas…

 

 

pai2

 

 

3- Não se desautoriza a mãe na frente dos filhos e vice-versa!

É impressionante como passar sinais contraditórios deixa as pessoas confusas! Basta lembrar das placas de trânsito mal colocadas. E isso serve também para as crianças. A mãe proibir algo e o pai permitir, só vai deixar seu filho mais confuso e, eventualmente, frustrado e irritado. Portanto, o alinhamento na comunicação com os filhos é fundamental. Se alguém permitiu algo que você não concorda, caso não seja alguma coisa inadiável e essencial, deixe para discutir o assunto fora do alcance dos filhos.

 

 

4- Incentivar atividades físicas é fundamental desde cedo!

Costumo incentivar muito os gêmeos a correrem, brincarem e se manterem sempre ativos! Não sei se porque sou pai, mas não gosto de ver criança muito parada! Não que não exista aquele momento “desenho animado”, mas ensinar uma vida ativa desde cedo ajudará na prevenção de muitos distúrbios, aumentará a autoestima, a socialização e o desenvolvimento psicomotor da criança. Ainda procuro, dentro do possível, sempre associar a atividade deles à algum esporte, como chutar ao futebol, encaçapar uma bola ao basquete… Com o tempo, esses esportes parecerão naturais para a criança e seus princípios serão absorvidos mais facilmente!

 

 

5- Tal pai, tal filho!

Outro clichê que é fato! Os filhos sempre tendem a copiar o pai, sejam em palavras ou atitudes! Afinal, nós realmente somos a referência para eles. Eu tenho um apelido carinhoso para a Renata, como praticamente todo casal tem, mas que não tem nada a ver com o nome dela. Naturalmente, a chamo por esse apelido. De tanto ouvir, não é que os gêmeos começaram a chamar a Renata assim? Tive que parar! Enfim, este é só um exemplo simplório, mas que ilustra a situação. Imagine, então, com temas mais importantes como fumar, beber, brigar, falar palavrão… Como pais, precisamos estar cientes de que nossas atitudes ecoam em nossos filhos. Não é fácil ser um bom exemplo e nem sempre sou, mas é meu dever tentar, pois, como li estes dias: “eles estão de olho”!

 

 

pai5

 

 

6- Não basta ser pai, tem que educar!

Vejo muitos casais que usam o pai apenas para dar bronca! Fazem o jogo do good cop, bad cop (o bom e o mau), em que o pai é sempre o bad cop! Talvez pelo fato de o pai estar menos presente em razão do trabalho (apesar disso ter mudado muito nos último anos), vejo que alguns casais ainda usam a figura paterna para amedrontar a criança, criando uma figura punitiva para o pai. Quantas vezes não ouvimos: “Espere o seu pai chegar em casa!”. O ideal, a meu ver, é os pais dividirem a responsabilidade da educação e eventual punição, pois conferir somente ao pai esse papel pode acabar afastando a criança de sua referência masculina, traumatizando-a e contribuindo para uma baixa autoestima!

 

 

7- Não basta ser pai, tem que torcer para o mesmo time!

Esse tema, além de muito controverso, é uma opinião pessoal! Na maioria das vezes –  e por uma questão cultural brasileira -, nós, pais, somos muito ligados ao futebol. É quase uma religião em que os times são suas igrejas. Portanto, para muitos pais, o filho torcer para o próprio time é uma questão de honra. Assim, mamães, respeitem esse antiquado desejo masculino e incentive seu filho a torcer pelo mesmo time do pai! Não amaremos menos os nossos filhos caso eles não torçam para o nosso time, mas, com certeza, quando eles torcem, só faz bem para a relação pai-filho, além de criar situações e momentos positivos para fortalecer a conexão. Mas lembrem-se: torcer tem que ser uma coisa saudável!

 

 

pai1

 

 

8- Amor incondicional!

Não consigo entender a minha vida antes dos meus filhos. Quais eram meus sonhos mesmo? Minhas vontades pessoais? Meus desejos? Não lembrar ou subverter as prioridades da vida pelos filhos é o que chamo de amor incondicional. E amor incondicional também se expressa por meio de carinho, de beijo, de abraço… Aprendi que pai também beija, abraça e faz carinho e não perde a sua referência paterna/masculina por isso! E quanto mais melhor! Para eles e para nós!

 

 

9- Pai também chora! Principalmente no parto!

Em linha com o tema acima, também aprendi que pai chora. Como pai, mesmo! Por simplesmente ser pai! Pelo menos comigo foi assim… Geralmente a gestação tende a ser um momento muito mais feminino, onde um “serzinho” se desenvolve dentro da mãe. Afinal, é a mãe que sente os chutes, as contrações e a dor do parto! Nós, pais, ficamos um pouco perdidos durante esse período. Ficamos nos sentindo, muitas vezes, por “fora da festa”! Mas quando testemunhamos um parto, seja em qual modalidade for, a ficha cai e a emoção bate forte! No parto dos gêmeos, chorei como uma criança! Duas vezes!! Em um intervalo de 4 minutos!! Não me senti mais ou menos pai por isso, até porque existem diversas outras formas de demonstrar emoção, mas aprendi que pai também chora nessas horas e que isso é humano!

 

 

pai8

 

 

10 – Mãe é Mãe!

Todo mundo sabe o que isso significa! Ter gerado um ser dentro de si é um sentimento que somente as mulheres sabem o que é! A ligação materna não é simplesmente umbilical. A ligação entre mãe e filho é diferente mesmo! Transcende o entendimento paterno! Talvez seja por isso que quando os sentimentos estão envolvidos (como quando nossos filhos adoecem, se machucam, estão tristes ou inseguros), na grande maioria das vezes são às mães que eles recorrem! Enfim, cabe a nós, PAIS, humildemente aceitarmos isso! O que não é tão difícil assim, pois, afinal, quando isso acontece conosco é a nossa mãe que chamamos, ou não?

 

 

Espero que tenham gostado de minha participação especial. Não sou nenhum expert no assunto (pois meus filhos têm apenas dois anos) e muito menos tenho a pretensão de ensinar alguém. Mas, neste curto tempo desde o nascimento dos gêmeos, aprendi muito com eles e por eles, principalmente sobre mim mesmo, e é isso que tentei passar para vocês da forma mais real possível!

 

 

pai6

 

 

75 Comentários:As 10 coisas que aprendi ao me tornar PAI!
  1. Fê lima

    Ah amei!!! Aqui em casa tenho um super pai!! Super presente e participativo!!
    Apesar de meu bebê ter apenas 4 meses, sei q ele vai poder contar com o pai sempre que precisar!!
    Meninas gostaria de dar uma idéia para um post: natação para bebês!!
    Estou louca pra fazer com meu baby, gostaria de saber opniões e locais legais para fazer!!
    Obrigada bjão Fê!

    • Renata

      Oi Fê! Que bom que gostou!!! Sorte nossa e dos nossos filhos, que temos super pais em casa né? Os meus são alucinados por ele! Fe! Pode deixar que faremos um post especial para vc com este tema!!! Mil Bjss e muito obrigada!

    • Nilson Kascher

      Parabéns pelo post!
      Ser pai é tudo isso que foi escrito e muito mais . Sou pai de um lindo garoto de 09 meses e sei exatamente de todas as emoções relatadas.
      Vocês devem estar se perguntado: esse cara segue nosso blog? Não, não sigo. Mas, minha esposa que acompanha o blog freqüentemente, me enviou o link e, após ler e me emocionar resolvi responder e agradecer a todos pelo conteúdo do blog e também a minha esposa Bruna por enxergar em mim um pai com as 10 coisas que descobri depois de ser virar um!

      • Renata

        Oi Nilson!! Nossa, adorei seu comentário! Uma honra ter um papai aqui com a gente! Muito Obrigada!
        Com certeza a Bruna deve ter muito orgulho de vc, assim como eu tenho do meu marido (autor do post), pois se tornaram pais incríveis, cheios de vontade de acertar e de dar carinho para os filhotes! Parabéns pelo seu garoto e por ser um paizão! E um beijo especial na Bruna, que compartilhou com vc este post! Um beijão

    • vivicr

      Fe Lima, melhor esperar um pouco, eu coloquei o meu filho com 10 meses, ele não gostou chorou muito, agora com 3 anos coloquei novamente ele adorou, vai a quase 1 ano, está fazendo braço de craul é tão lindo, faço com ele, eu em uma raia, ele em outra com uma professora com 3 alunos, é dificil na hora do banho, mas é bem legal…

  2. Duda

    Amei muito esse post! Realmente ele citou pontos fundamentais sobre um pai. Adorei a parte da troca de fraldas! Aqui em casa era uma briga, mas agora vejo que só muda de endereço né? Já encaminhei o link para meu marido, com a seguinte legenda: leia com atenção! Parabéns pelo post! Um Beijo

    • Renata

      Oi Duda!! Que bom que gostou!! Muito Obrigada!! Ahahah a parte da Troca de Fraldas ficou muito engraçada, né? Depois volta pra contar o que seu marido achou!! Mil Bjss

  3. Fê Lima

    Ah amei!! Aqui em casa tenho um pai super presente e participativo!!
    Apesar do meu bb ter apenas 4 meses já percebi q ele vai poder sempre contar com o pai!!
    Meninas gostaria de dar uma ideia para um post: natação para bbs!!
    Estou querendo fazer com meu baby, gostaria de opniões e locais para fazer!!
    Obrigada bjão Fê!!

    • Renata

      Fê!! Acho que seu comentário veio duplicado!! Bjsssssss

  4. Alessandra Kiyota

    Re, parabéns pelo marido! O artigo ficou maravilhoso!!!!! Zezito, parabéns pelo excelente pai que é, e a sorte dos gêmeos terem um pai tão amoroso, carinho, … Feliz Dia dos Pais!!!!!!!

    • Renata

      Oi Ale!!! Muito Obrigada!!! Também amei tudo o que ele escreveu! E o Zezito é realmente um pai de tirar o chapéu!!!! Os gêmeos tem MUITA sorte e já sentem todo esse amor! Muito obrigada mais uma vez Ale!! Mil Bjsss

  5. Mary Brancatte

    Lindo post! Me emocionei. Tenho um super pai em casa e acho lindo essa sensibilidade que nasce nos homens com a chegada dos filhos. Parabéns!!!!!

    • Renata

      Oi Mary!! Nós e nossos filhos deram muita sorte né? Também acho demais ver a sensibilidade que os homens criam quando se tornam pais!Muito Obrigada pelo comentário!! Mil Bjsss

  6. Fernanda Pires

    Simplesmente DEMAIS! AMEIIIIIII o post! Fui as lágrimas….Que fofo o Zezito, que além de ser um super pai escreve super bem e tocou minha alma!! Muito orgulho. Os gemeos tem muita sorte de ter um pai que se torna a cada dia mais sensível ao papel, um fofo! Bjo grande

    • Renata

      Fe!!!!! Foi demais esse post do Zezito né? Muito lindo! SUPER pai!!!!! Fico feliz de ser dos meus filhos!! Mil Bjss

  7. Fe Pires

    Simplesmente demais!! Orgulho do irmão e do super pai que o Zezito se tornou! Fora que o texto tão bem escrito me levou as lágrimas! Mil bjs

    • Renata

      Fe! O Zezito é um pai realmente de dar orgulho!!! E escreve MUITOOO!!!! Mil Bjsss

  8. Valéria Vieira Beirouth

    Muito lindinho o post. Parabéns!

    • Renata

      Oi Valéria! Que bom que gostou!!! Ficou lindo o post né? Mil Bjss e muito obrigada!

  9. Virgínia

    Que data linda que está chegando, né Renata!
    Texto muito legal e espontâneo.
    Aqui em casa também tem um superpaizão: ele faz tudo, até a troca da fralda, apesar de ficar desconfortável em fazer, rsrsrs, é muito engraçado. Ele gosta de participar de tudo e eu deixo e incentivo ao máximo isso, pois quero que seja bem presente na vida da nossa filha.
    Um feliz dia dos pais a todos e em especial ao papai que fez o texto.

    • Renata

      Oi Vi!! Adoro essas datas comemorativas!! E me enchi de orgulho com o texto do maridão!
      Que delícia que na sua casa também tem um paizão! Troca até as fraldas!!! Ele tá de parabéns!! Rsrsrs. Sua filha com certeza será mais segura, sentindo que tem muito amor tanto do pai, quanto da mãe! Feliz dia dos pais para seu marido também!! E Obrigada pelo elogio ao texto e pelo “feliz dia dos pais”ao meu marido. Mil Bjss

  10. Alice Sabino

    Amei!!! Muito linda suas palavras Zezito!

    • Renata

      Oi Liii! Muito lindo o post que o Zezito fez né? AMEI tmb!! Mil Bjsss

  11. vera masagao

    Zezito

    Você foi “capaz” de me emocionar!!!!!!
    Que texto sublime!!!! Cheio de amor! Seu delicioso testemunho mostra que você tem vocação para ser PAI ….
    “FELIZ DIA DOS PAIS”
    Que Deus te ilumine sempre!
    Bjs
    Tia Verinha Masagao

    • Renata

      Oi Tia Verinha!!! O Zezito encantou à todos com este lindo texto! E vocacão para ser PAI (com letra maiúscula mesmo) é o que não falta pra ele!! Adorei ver vc por aqui! Mil Bjss e muito obrigada! Re

  12. Erica/Kenny

    nossa ficou realmente bom o post. Esse papai deu sorte que teve um casal de uma vez só , pq meu menino tem 2 anos e minha menina tem 2 meses , meu marido sempre trocou as fraldas do meu filho , mas quando minha filha nasceu e ele se atreveu a trocar as fraldas dela , o coitado ficou traumatizado com tanta dobrinha cheia de pomada acumulada kkkkkkkkk ele tinha medo de machucar a princesinha dele e prometeu que trocaria todas as fraldas do menino desde que eu nunca mais pedisse pra ele trocar as da menina rss

    • Renata

      Oi Erica! Muito Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do post! Ahahahhahaah dei risada com sua história! Os maridos ficam mais cheio de dedos com as princesinhas né? Impressionante! Adorei! Mil Bjss e muito obrigada!

  13. Renata

    Amei Rê!!! O Zezito conseguiu colocar em palavras sentimentos muito bonitos!!!! Parabéns para vc e para ele, um paizão!!!! bjs

    • Renata

      Rereee!! Ficou muito lindo esse post do Zezito né? Eu AMEI!!! Obrigada friend! Saudades!! Bjsss

  14. Fernanda

    Ainda não sou mãe, mas adoro o blog e fiquei super emocionada com esse post. Lindo!

    • Renata

      Oi Fe! Que bom!! Adorei saber que pessoas ainda sem filhos também acessam o blog! Muiro Obrigada pelo prestígio! Mil Bjss

  15. Vera Helena Pires

    Eu sou a mãe do autor desse post e não poderia deixar de expressar minha felicidade em saber que fiz a coisa certa ou melhor que fizemos direito, meu marido eu eu.
    Como ele disse, o exemplo é o que rege os filhos. Nós pais e agora avós, nem sempre sabemos se o caminho que tomamos foi o certo.
    Tudo que é feito, broncas, castigos, carinhos, apoios em diferentes momentos é sempre regido pelo amor. Sim, amor. Amor pelo seu filho, pelo desejo que você tem de que seja alguém bem sucedido na vida, para que saiba lidar com frustrações e com desafios. Ser pai ou mãe é o maior desafio que você tem na vida. Desafio com a multiplicação de um exemplo que vai te tornar um ser humano completo, para que possa vir a amar plenamente seus filhos e que também seja um exemplo para eles e assim por diante.
    Meu filho está multiplicando o amor que recebeu da nossa parte, dado as vezes de maneira desajeitada, nem sempre do jeito que ele gostaria, mas sempre com mtoooo amor. Eu amo você meu filho, igualzinho, desde o 1o momento que vi tua carinha, na hora que saiu da minha barriga. Feliz dia dos pais!!!!

    • Renata

      Que delícia de depoimento!!!! AMEI seu comentário pro Zezito!!! Hoje fiquei emocionada duas vezes! Uma com post dele e outra com o seu!!! Ele é um exemplo como pai e muito disso, senão tudo, foi graças a vcs! Essa última frase foi de chorar!!!!!!!! Mil Bjsss e parabéns!!

  16. Andrea

    Muito emocionante Zé!!! Parabéns pelas lindas palavras e por vivê-las no seu dia a dia com os gêmeos e a Rê!!! Se é por exemplo que nossos filhos aprendem – tb acho – os gêmeos serão pessoas muito íntegras e verdadeiras!!! **adorei o item 2, hahaha** bjos

    • Renata

      Deitaaaaa muito lindo depoimento né? Os gêmeos terão muito orgulho do paizão que têm! Mil Bjss e saudades!!

  17. Renata

    Renata, que depoimento lindo! Tenho uma filha de 2 anos e 9 meses, e acho a relacao dela com o pai simplesmente maravilhosa! E mesmo sabendo que eu, como mae, estarei mais com ela e sempre pra ela, nao abro mao de que os dois tenham o seu tempo longe de mim. E mais, como filha, posso dizer que a presenca do meu pai e tudo o que ele sempre fez e faz ate hoje nao tem preco, nem nome. Meu pai é meu heroi! Meu anjo! Meu tudo! Vou compartilhar esse post no face… Incrivel! Beijos, Renata

    • Renata

      Oi Renata! Lindo né? Eu amo ver a relação dos meus filhos com o pai! E AMO e incentivo a participação dele em tudo! Também sou super ligada no meu pai, e muito disso é porque ele sempre me passou a segurança de que posso contar com ele no que precisar! Muito obrigada por compartilhar! Mil Bjss querida!

  18. Roberta Calazans

    Adorei, Zezito, parabens pelo post, e muita sorte dos meus sobrinhos de terem um Pai tao presente e amoroso..
    muitos bjs

    • Renata

      Oi Roooo!!! Que bom que gostou!!! Temos sorte mesmo!! Ele é um pai nota um milhão!!! Mil Bjss e saudades de vcs!!!!

  19. Juliana

    Que demais este post Rê!! Parabéns pelo maridão que tem, o papai dos gêmeos.
    Senti uma profunda sinceridade e que foi escrito de coração. Realmente PAI é outro ser, mas com angustias, aprendizado, dificuldades e mto amor. Feliz dia dos pais pra vc, marido da Rê….pro marido da Ju e todos os papais por ai 😉 bjs

    • Renata

      Juuuuu!!! Fico muito feliz que tenha gostado do post!!! Ele realmente escreveu de coração e foi muito verdadeiro! Vejo isso de perto aqui em caa, ele é um SUPER pai!!!!Muito obrigada por desejar um feliz dia dos pais para eles!!! Parabéns para o seu marido também!!! Você, como sempre, muito querida! Mil Bjss

  20. Day Atánasio

    Que perfeito, amei, aqui em casa tbm tem um poizão super participativo e ativo na vida das nossas crias rss, ama fazer de tudo por elas, dar banho trocar, dar papinha, é um doce, nem me preocupo s preciso sair e não da pra levar as meninas, pq ele cuida super bem (confesso que as vezes bem melhor que eu viu) e eu amo isso, é maravilhoso para as mamães ter papai assim. Bjus

    • Renata

      Olá!!! É uma delícia ver a relação dos filhos com o paizão né?! Eu amo!!!Eu sou igual a você! Fico 100% segura se preciso sair e ele está em casa! Toma conta direitinho!!! Nós e nossos filhos são muito sortudos!! Mil bjss e muito obrigada pelo comentário!

  21. Daniela Lobo

    Lindo Depoimento!!!! Emocionante!!!! Parabens!!!

    • Renata

      Muito Obrigada Daniela!! Agradeço pelo meu marido!! Mil Bjss!

  22. Heloisa Peirão

    Parabéns pela escolha do Zezito. Ele descreveu como ninguém o que é ser pai e deu conselhos valiosos para os papais. Fiquei muito orgulhosa do Zezito!

    • Renata

      Oi tia Helô! Que bom ver você por aqui!! Não teria ninguém melhor do que ele para escrever este post! Porque além de um excelente pai, escreve extremamente bem! Eu me orgulho muito dele também! Mil Bjss e obrigada!!

  23. Mariana Galante Conde

    Zezito, PARABÉNS!!! Amei o post, me emocionei !! Falou e disse tudo !!
    Rê, parabéns pela família linda !!
    Beijos
    Mari

    • Renata

      Marii!!! Obrigada!!! O Post foi lindo né? Amei também! Mil Bjsss

  24. Melissa

    Re, amei o post q o Zezito fez!!!! Sabias palavras, lindo demais!!!
    Bjs
    Me

    • Renata

      Meeee muito lindo o post né? Amei tmb!!!! Adorei te ver por aqui! Mil Bjsss

  25. Larine

    Re,

    Parabéns pelo papai que deu aos seus filhos.
    Eu me sinto realizada e muito abençoada ao ver a relaçao do meu pequeno principe com o papai. Além de maridão ele se tornou um paizão!
    Pelo visto, você também se sente assim…
    Bjo!!!

    • Renata

      Oi La! Muito obrigada querida!! Fiquei muito orgulhosa dele!! Ele se tornou um pai incrível e vem se aperfeiçoando a cada dia! Que bom que em casa vc tmb tem um paizão!! Mil Bjss e muito obrigada!!

  26. Jessica Marcella

    Rê , eu amei o post, ficou muito lindo adorei as dicas . Você esta de parabéns sua família é muito linda ! Vocês podiam fazer uma coluna fixa com o seu esposo e o esposo da Ju escrevendo íamos adorar . 😀 Beijos

    • Renata

      Oi Jessica!!! Fico muito feliz que tenha gostado!!! Muito obrigada pelo elogio à minha família! Fico muito orgulhosa!! Essa é uma boa ideia mesmo! Só quero ver eles escreverem toda semana! rsrsrs!!! Mas é uma boa ideia mesmo!!! Mil bjss e muito obrigada pelo comentário!!

  27. Katia

    Re, que lindo, ficou incrivel o depoimento, o texto, tudo super sincero,
    amei!
    bjs
    Ka

    • Renata

      Oi Kaaaa!!! Ficou incrivel né?? Também AMEI!!!!! E posso te garantir que é tudo totalmente verdadeiro! Mil Bjss e muito obrigada! Amei te ver por aqui!!

  28. Larissa

    Lindo texto, Re!!! Parabens pela familia maravilhosa q vc formou!
    Saudades!
    bjs,
    Lari

    • Renata

      Oi Lari!!!! Que bom te ver por aqui!! Muito lindo o texto né? Saudades de vc!!!! Muito obrigada! Vc precisa conhecer os geminhos! rsrs! Mil Bjss

  29. Simone

    Que liiiiindooo este post! Vai ficar para a história do blog! Fiquei até curiosa para saber a profissão do seu marido, pois ele escreve muitíssimo bem (assim como você)!
    Parabéns por serem pais tão dedicados e muito obrigada por compartilharem com todas nós! Abraço!

    • Renata

      Oi Si!! Lindo demais né??? Sou suspetíssima pra falar!!!! Com certeza vai ficar para a história! Acho que foi recorde de cometários! Meu marido é advogado!! Muito obrigada pelo elogio aos meus textos tmb!! E obrigada mais uma vez por estar sempre aqui com a gente!! Vcs fazem toda diferença!!! Mil bjss querida!!

  30. Camila Maia

    Depoimento maravilhoso, a cada item lido uma vontade crescente de ler o seguinte!!!Seus filhos têm sorte por conviver com vcs, pais tão presentes, atenciosos e sensíveis !!!Parabéns ao casal !

    • Renata

      Oi Camila! Muito lindo né? Fico toda orgulhosa do meu marido, que escreveu lindamente este post! Muito obrigada pelas palavras de carinho! Realmente nos dedicamos 100% para a felicidade deles! Mil bjss querida!

  31. Rafaela

    Adorei!! Parabéns pro Mocinho! Me emocionei com a foto final. Amo a familia!! Bjos

    • Renata

      Io!!!! Que bom que gostou!!! Adorei ver vc por aqui!! A foto final está demais né? Amamos a sua família tmb!!!!! <3 <3 <3 Bjssss e obrigada!!!!

  32. Cristiano Vargas

    Fantástico, Zezito! abs Myners! Aliás, de acordo com o item 4, eu tenho portanto uma certa relação paternal contigo, afinal te ensinei a jogar bola lá nos tempos de Porto Seguro, confere? Parabéns pelo texto! Forte abraço!

    • Renata

      Oi Cristiano! Muito Obrigada pelo comentário! O Zezito ficou super feliz que vc gostou do texto e manda dizer ele que te ensinou a jogar bola!! Rsrsrsrs! Bjss

  33. Tatá Castaldi Duarte

    Re, tudo q eu gostaria de dizer já foi dito aqui… texto emocionante, super bem escrito e verdadeiro!
    Parabéns ao Zezito pela feliz inspiração, a vc pelo blog e aos gêmeos por terem os pais q têm!
    Ah, e agradeço ao Fê Braga, meu genro, q me mandou o link!
    Bjo gde!

    • Renata

      Oi Tatá! Que honra ter vc por aqui!!! Ficamos muito felizes com seu comentário! Realmente o Zezito escreveu um texto lindo!!! Muito obrigada pelo elogio ao post, ao blog e a nós como pais!! Nós tentamos dar o nosso melhor com os nossos pequenos!!!! E o Fê Braga e a Fafi também merecem tudo de melhor por esse filho mais lindo que é o Guigui!!! Ele é demais!!! Muitíssimo obrigada!! Um beijo bem grande!

  34. Brunno Baptista

    Muito bom o depoimento. Não me sou seguidor do blog, minha esposa Gabriela mandou-me o link, muito bom relato parabéns

  35. Leila Panceri

    Vamos ser vovós no inicio de abril.Amei esse blog.MUITO,MUITO BOM!
    Dia 10-11-14 saberemos se é menino ou menina.Mas o que realmente importa é que este bebe já é muito amado.Que Nossa Senhora Abençoe tua família!

  36. sabrina

    Excelente post. Amei.

  37. Jennifer Leal

    Amei a participação! É muito importante saber o lado “pai” da coisa. Parabéns pelo belo texto!

  38. Rafael Costa

    Gostei muito do post e me identifiquei bastante. Sou pai da Maria Fernanda, de 2 anos, e vivi essas experiências também é cada dia é algo novo. Esta semana estamos iniciando a adaptação dela na escolinha. Nova fase pra ela e pra gente. Minha esposa, Ana Paula, está apreensiva e eu também. Esses clichês que ele mencionou são fatos mesmos. E outro, que só quando temos filho é que entendemos muitas coisas, é verdade também rsrsrs. Parabéns pelo post e continuem esse trabalho que é super bacana. Eu acompanho sempre o blog (até mais que minha esposa rsrsrs)e sempre leio os post, sempre interessantes e de grande ajuda e Luz! Abraço.

  39. Rose Gomes

    Lindo depoimento!

X Leia também: