quinta-feira, 23 outubro, 2025

Qual é a importância da criança aprender a tocar um instrumento musical?

 

Olá, meninas!

Tudo bem?

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a importância de ensinar o seu filho a tocar um instrumento musical. Muitas mães ficam na dúvida ou pensam se isso é uma prioridade, mas vocês vão ver o quão importante é este aprendizado na vida dos pequenos.

 

Qual é a importância da criança aprender a tocar um instrumento musical?

 

Desde que o bebê ainda está no ventre da mãe, a música já faz parte de sua vida. É através da tranquilidade que ela traz para a mamãe que o pequeno é introduzido à sensibilização dos sons.

Quando a criança está um pouco mais crescida, e a música já é parte de sua vida, o aprendizado de tocar um instrumento musical (o que é super legal!) traz uma série de benefícios importantes para o crescimento de seu filho.

Aprender a tocar um instrumento pode trazer autoconfiança, pois, a cada passo dado no aprendizado, a criança sente que pode fazer aquilo e passa a confiar mais em si mesma. Outro ponto importante é a paciência, afinal, não se aprende a tocar do dia para a noite, é uma lição que exige uma certa caminhada.

A disciplina também é um dos benefícios deste aprendizado. Para tocar um instrumento, é necessário bastante esforço e prática, o que necessita de muita disciplina. Assim, a criança passa a desenvolvê-la com mais frequência, como parte do seu dia a dia.

Além de tudo, tocar algum instrumento ajudará o seu filho a ir melhor na escola, pois facilita o contato com a matemática, com a linguagem e estimula muito a criatividade. Por falar em escola, o aprendizado também ajuda o pequeno no convívio com outras crianças, porque muitas aulas são feitas em grupo.

A idade ideal para uma criança começar a aprender um instrumento é aos 5 anos. Especialistas apontam o piano e a flauta como os mais adequados para crianças, pois não exigem tanto esforço quanto outros, mas é muito importante ressaltar que o pequeno deve querer aprender a tocar um instrumento.

A aprendizagem instrumental não deve ser imposta pelos pais, assim como o instrumento escolhido. A prática deve ser prazerosa para a criança, por isso a livre escolha dela fará com que fique mais interessada e, consequentemente, se dedique.

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Festival RME 2025: A “Cidade das Empreendedoras” que vai transformar São Paulo em outubro

Mais de 35.000 mulheres já viveram essa experiência transformadora no Festival RME 2025! Então, vamos juntas para estes grande...

Cronograma da gravidez – Por Carol Baldin

  Olá, meninas! Tudo bem? Hoje, temos o prazer de apresentar uma nova colunista do blog! Ela se chama Carol Baldin, é...

As 10 coisas que devemos saber sobre os primeiros 10 dias dos recém-nascidos!

Oi, meninas! No post de hoje, vou falar algumas coisas que uma mamãe de primeira viagem deve saber sobre os...

“Eu Me Protejo” – 10 Mitos sobre o Abuso Sexual Infantil

Trouxemos um texto incrível, que todos os pais precisam ler, com 10 mitos sobre a violência e abuso sexual...