O nosso post de hoje traz um tema super comum, porém pouco falado: o Mommy BurnOut, a síndrome do esgotamento materno! Venha conferir 7 dicas para te ajudar!
Oi Mamães e Papais! Queremos compartilhar e conversar com vocês sobre um assunto super importante: o Mommy BurnOut, ou seja, a síndrome do esgotamento materno.
Sabemos que é difícil nós mães falarmos abertamente que estamos cansadas e precisando de descanso ou ajuda. É da nossa natureza encontrarmos forças para fazer tudo e sim, acabamos esquecendo de nós mesmas.
Há muito tempo, temos trazido conteúdos sobre o resgate da mulher dentro das mães e a importância do autocuidado!
Hoje, a Dra. Francielle Tosatti – Pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria, especialista em Emergências Pediátricas pelo Instituto Israelita Albert Einstein – conta mais sobre a síndrome do esgotamento materno, o Mommy BurnOut!
Confiram, vamos repassar essas informações a diante e ajudar a tirar o tabu deste assunto:
“Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma das máscaras, coloque-a sobre o nariz e a boca ajustando o elástico em volta da cabeça e respire normalmente, depois auxilie a criança ao seu lado”.
Em outras palavras: a mãe precisa cuidar de si mesma para poder cuidar adequadamente dos seus filhos.
Se você está exausta, não dormiu, mal comeu e seu filho faz algo tão pequeno quanto derrubar uma colher suja no tapete durante o almoço, você não responderá da melhor forma.
É preciso se oxigenar, recarregar a mente para lidar com as emoções do dia.
Então, apesar da necessidade do autocuidado para o bem-estar ser tão óbvia, eu me pergunto: “Porque em um momento ou outro, a mais cuidadosa mãe esquecerá de si mesma?!”
Ela prepara para o seu filho pratos coloridos e lúdicos e esquece de comer. Faz penteados incríveis na sua filha enquanto improvisa um coque em si mesma.
Leva a criança em 3 atividades extracurriculares, mas não é capaz de lembrar a última vez que fez uma caminhada ao ar livre ou ouviu sua música preferida.
Se você se reconheceu nessas frases, você não está sozinha!
Muitas vezes, na corrida para colocar o filho em primeiro lugar, a mãe se vê em último. E a felicidade do filho se torna o troféu que faz tudo isso valer a pena.
Por mais nobre que seja, não há mãe no mundo que tenha fôlego para correr essa maratona sozinha.
Mesmo assim, milhares estão inscritas e dão start nessa corrida diariamente.
E ali, logo após as primeiras curvas, está o mommy burn out.
Resultado de um alto nível de cobrança, expectativas irreais sobre ser a “mãe perfeita”, falta de apoio familiar.
E ainda, esforço para lidar com as pressões da vida profissional e uma boa dose de ilusões vendidas pelas mídias sociais, a síndrome do esgotamento materno é uma realidade reconhecida pela ciência.
O resultado é ansiedade, culpa, sensação de incompetência, frustração, desgaste físico e emocional e muitas vezes, o afastamento emocional do próprio filho.
“Se eu tiver que trocar mais uma fralda hoje, eu…”
“Se eu ouvir mais uma vez ‘Mããããeeee’, eu…”
Então, se você completou essas frases com qualquer coisa parecida com a ideia de “vou surtar”, é o seu corpo e a sua mente sinalizando que você está exausta, que é hora de parar e re-centralizar.
Como aliviar o mommy burnout?
#1 Peça e aceite ajuda;
#2 Passe tempo com outras pessoas, a solidão eleva os níveis de stress;
#3 Mantenha amizades e relacionamentos fora do seu grupo de mães, converse sobre outros assuntos;
#4 Recarregue as energias. Se seu filho precisar faltar uma aula de judô ou balé para você ter uma hora de lazer, deixe faltar, está tudo bem;
#5 Faça um detox de redes sociais. A vida real é bem diferente do que roda no seu feed;
#6 Converse com sua rede de apoio. O envolvimento dela deve ir alem da ajuda nas tarefas diárias. É preciso que haja um suporte e amparo emocional;
#7 Ah, e ao invés de cortar sanduíches em formato de urso, na próxima vez durma uma hora a mais!
Garantir o seu bem-estar é um presente que você dá a si mesma e a sua família.
Se você gostou de post da Dra. Fran, aproveite para ler também: “O Papai Noel existe? O que falar para os filhos?” e “A maternidade pode ser solitária“.
Por fim, não deixe de conferir o nosso Guia de Fornecedores de Produtos & Serviços, uma plataforma super prática que criamos com muito amor para te dar uma mãozinha extra com os cuidados com os filhotes, em casa e ainda, uma categoria especial para você, Mamãe!