A licença maternidade acabou. E agora?

De Mãe para Mãe09/04/19 By: Juliana Freire
(4) Comentários

 

A volta da licença maternidade, definitivamente, não é fácil! É uma mistura de sensações: ficamos impressionadas como o tempo passou tão depressa; tristes por pensar em ficar longe de nossos bebês; animadas para reencontrar amigos e colocar os outros talentos em prática novamente; nervosas sobre o desconhecido; na dúvida se vamos conseguir dar conta de tudo… Conheço esses sentimentos muito bem, pois já passei por isso!

Para tentar minimizar um pouco esses pensamentos e inseguranças, listei 5 dicas rápidas para nos prepararmos para a volta!

1. Descanse

Use o tempo que ainda resta da sua licença para realmente descansar. Você vai sentir falta quando voltar à ativa! Aproveite para retornar com a bateria recarregada e cheia de energia! Acredite, você será cobrada por isso no trabalho… Prepare-se para arrasar!

2- Tenha a segurança que seu bebê ficará bem

É muito importante definir com quem o bebê vai ficar pelo menos 1 mês antes de voltar ao trabalho! Creche, babá em casa, com a vovó etc. Não existe certo ou errado, mas sim, o que é mais conveniente para você e o que vai lhe deixar mais segura. Essa não é uma decisão que deve ser tomada em cima da hora, por isso recomendo que o bebê já comece a ter contato com quem cuidará dele pelo menos 1 mês antes de você efetivamente voltar ao trabalho! Sentir-se segura é fundamental neste processo!

3- Prepare seu bebê para sua ausência

Comece a sair de casa aos poucos para seu bebê se acostumar com sua ausência. Converse com ele e diga que “a mamãe vai sair, mas já volta!”. Antes de efetivamente retornar ao trabalho, saia um pouco mais de casa para que não seja um “rompimento” muito severo!

4- Visite o seu escritório antes de sua data de retorno

É legal fazer uma visita para dizer “oi” para os seus colegas e tomar ciência do que está acontecendo em seu local de trabalho. Estabeleça um horário para se reunir com RH para discutir questões que você tem sobre o processo da volta ou de seus direitos. Verifique se existe um lugar disponível onde você será capaz de tirar leite, caso pretenda continuar a amamentar.

5- Defina a data do seu retorno ao trabalho no meio da semana

A adaptação ao trabalho pode levar alguns dias. Então, se voltar no meio da semana, o retorno será mais suave e você terá rapidamente o  final de semana para ter um tempo de qualidade desfrutando de seu bebê!

 

 

 

Fonte do texto: http://shine.yahoo.com

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários:A licença maternidade acabou. E agora?
  1. Andrea

    Arrasou Ju!

    • Juliana

      Tks Deia sua fofa! Mil beijos

  2. Edna

    Estou a um mês de voltar ao trabalho e não paro de chorar. Minha bb ficará com minha mãe, mas estou no fundo do poço da deprê e muito anciosa. Sinto que parece que vou enlouquecer! As vezes pensso que seria melhor eu morrer antes da data da volta so Trabalho. Estou muito triste…

    • Silvana

      Edna, tive dois filhos muito perto um do outro, fiquei tão insegura em voltar a trabalhar que acabei abandonando minha profissão, hoje depois de vinte e cinco anos mudei de profissão estou bem graças a Deus, mas de tudo que passei ficou uma experiência significativa, não aconselho ninguém deixar seu trabalho em hipótese alguma, filhos se criam e no final eles precisam entender que você é um ser humano com necessidades tanto quanto eles!!! Se vai deixar com sua mãe então, não tem porquê se preocupar, vai ficar tão bem quanto com você… vá tranquila, mais uma vez, filhos se criam e vão ter suas vidas, não deixe que seu ninho fique vazio…

X Leia também: