“O meu filho não dorme” talvez seja uma das frases mais faladas por mães e pais! Venha entender um pouco sobre o sono do seu bebê!
Oi Mamães e Papais! Quem aí está exausto porque o filho não dorme e vocês já não sabem mais o que fazer? Calma, todos os pais passam por isso em algum momento, então você não está sozinha/o.
O post de hoje, escrito pela Dra. Maici Ciari – Pediatra e Especialista em Sono – vai explicar sobre essa questão do sono para entendermos um pouco mais e nos tranquilizar.
Depois, aproveite para ler também 4 pontos essenciais para que nossos filhos tenham despertares mais breves e não necessitem tanto da nossa presença para conseguir voltar a dormir no meio da madrugada!
Então, confira abaixo!
Essa é uma das frases que eu mais escuto quando recebo alguma mensagem no meu direct: “Dra, meu filho não dorme”.
Você já pensou isso também em relação ao sono do seu filho? Se sim, continua aqui que eu vou te explicar certinho como funciona o sono dos bebês.
Muita gente estuda sobre o parto, sobre amamentação, mas pouco se estuda sobre o sono do bebê e, quando estuda, acaba se deparando com muita desinformação sobre sono infantil que está jogado por aí na internet.
Facilmente ficamos frustradas ao ver que nosso filho acorda várias vezes durante a madrugada. Ou, que não dorme tão facilmente durante o dia enquanto parece que todos os outros bebês das redes sociais dormem de forma fácil e tranquila durante a noite toda.
Mas, não é bem assim!
1ª coisa que temos que ter em mente é: Ninguém fica mostrando o perrengue do dia a dia e nem as lutas diárias.
As pessoas só costumam postar a parte boa do momento! Então, saiba que a realidade é bem mais parecida com a sua do que você imagina.
2ª coisa que temos que ter em mente é: Ninguém dorme a noite toda. Fato! Nem bebês, nem adultos.
A grande diferença é que, quando um bebê acorda no meio da noite, ele pode ter mais dificuldade do que um adulto para conseguir adormecer novamente.
Então, precisa da nossa presença para se sentir seguro e dormir tranquilo!
3ª coisa que temos que ter em mente é: Todo mundo dorme! Você não precisa ensinar seu filho a dormir. Os bebês já dormem desde o útero.
O que é nossa obrigação fazer em relação ao sono dos nossos filhos é promover um ambiente, uma rotina, uma alimentação e um bom acolhimento para que o sono tranquilo e de qualidade aconteça!
Você sabia que quanto mais novo o bebê, mais ele dorme?
O bebê costuma dormir de 16 horas a 12 horas por dia! Quando eu digo essa informação, o que mais recebo como resposta é “Que bebê é esse? O meu não dorme tudo isso, não!”
A grande questão é que esse sono não acontece em um único bloco de sono no dia.
Os bebês dormem picadinho, várias vezes ao longo do dia e da noite (com despertares). É chamado de sono polifásico.
Quanto mais novo o bebê, mais quebrado o sono é.
Conforme o bebê vai crescendo, o sono noturno vai se consolidando e as sonecas vão diminuindo de quantidade ao longo do dia.
Por isso que, normalmente, quando o bebê acorda algumas vezes ao longo da noite, no dia seguinte está com a bateria recarregada, como se nada tivesse acontecido e nós, mães e pais, acordamos exaustos!
Já sabia disso?! Muito interessante, não é?
Espero que com esse texto você consiga seguir com mais leveza os despertares noturnos e que não fique tão frustrada achando que isso só acontece com você!
Por fim, aproveite para ler também: “Seu filho só dorme no colo?!” e “3 motivos para você NÃO cuidar da casa enquanto seu filho dorme!“.

Sobre a Dra. Maici Ciari – CRM-SP 145330/RQE 58674
Instagram: @DraMaici
Mãe da Lola e do Lucas, é Pediatra pela Universidade Santo Amaro
Tem pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN e em Emergências Pediátricas pelo Hospital Israelita Albert Einstein e é consultora do sono Materno-Infantil pelo International Parenting and Health Institute (IPHI, Califórnia – EUA).
Atua em na área de saúde infantil há 10 anos.
Hoje, concilia a maternidade com atendimentos online e com a criação de conteúdo sobre como proporcionar para bebês e crianças uma boa rotina, alimentação e sono de qualidade.