Dicas de programação para quem vai ficar no Rio de Janeiro no fim de semana – por Rio Kids

Diversão19/09/14 By: Joyce & Daniele
(0) Comentários

 

Oi, meninas!

Os melhores programas para se fazer com os pequenos no Rio de Janeiro neste fim de semana foi selecionado pelas nossas colaboradoras do Rio Kids.

Divirtam-se!

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………

 

12º Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens!

A partir de sexta-feira, começa o 12º Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL), que acontece de 19 a 28 de setembro e terá muita programação legal para fazer com a família! O FIL é único festival multidisciplinar internacional para toda a família que acontece no Rio e é pioneiro em todo o país, pois acredita na sensibilização, formação e convergência de públicos do bebê ao adulto.

O público irá se deliciar com 26 espetáculos de diversos países, entre eles Espanha, França, Bélgica e Itália, que serão apresentados em dez espaços: Centro de Referência Cultura Infância/Teatro Municipal do Jockey, Oi Futuro Flamengo, Oi Futuro Ipanema, Parque Lage, Parque das Ruínas, Teatro Café Pequeno, Teatro Dulcina, Teatro Carlos Gomes, Espaço Sérgio Porto e Midrash.

Entre os destaques desta edição, tem o espetáculo espanhol “100% Borbulhas”, indicado para todas as idades,  no qual a dupla Javier Urbina e David Veja, que ostenta o recorde Guinness da mais longa cadeia de bolhas do mundo, cria esculturas de sabão com muito humor e alegria. Para os bebês, o grupo gaúcho ‘Caixa do Elefante’ traz “CUCO”, com uma rica experiência estética e lúdica!

O mais legal do FIL, no entanto, é a combinação de sua múltipla programação, que vai para além dos espetáculos e a programação conta ainda com diversas atividades paralelas: I Fórum Nacional Cultura Infância, Mostra FIL ComKids, FIL Mostra de Circo, FIL Atelier, performances, Jornada Literária Infantil e Juvenil, Exposição Território do Brincar (em parceria com o Instituto Alana), além de 22 apresentações e atividades paralelas para escolas públicas do ensino fundamental, médio e universitário.

 

programacao_infantil_rj-just_real_moms-1

 

Bistrô promove Oficina de Jardinagem para Crianças.

Um sábado com comidinhas saudáveis e gostosas com direito à atividade bacana e ecológica para a criançada é a proposta do Da Cozinha Café – Bistrô.

Localizado nos jardins do MIAN – Museu Internacional de Arte Naif do Brasil, o bistrô vai promover uma Oficina de Jardinagem para crianças de 4 a 7 anos acompanhada por almoço orgânico e lanche em parceria com o Coletivo Hortação, que é um grupo de profissionais com o interesse em disseminar conhecimentos e implementar hortas escolares.

Na atividade ministrada pela gestora ambiental Mirian Teresa, a galerinha vai aprender sobre o plantio/cultivo de uma planta já crescida e também sobre o semear que traz a experiência da espera pelo brotar da semente.

 

programacao_infantil_rj-just_real_moms-2

 

O evento acontece dentro do Museu MIAN, na rua Cosme Velho, 561, sábado, de 12h30 às 15 horas.

 

O Mágico do OZ – Uma Aventura em Busca do Sonho

Duas bruxas, moradoras de um lugar mágico chamado Oz, eram amigas de infância, mas decidiram seguir caminhos diferentes quando se tornaram adultas. Uma sempre paparicada e elogiada por todos à sua volta, seguiu o caminho do bem. Já a outra, que sofreu preconceito e rejeição da sociedade, acabou seguindo o caminho do mal e se tornou uma bruxa cruel.

Mas a chegada de uma menina em Oz pode mudar tudo. Acidentalmente Dorothy, uma garota comum, cai nas terras encantadas deste estranho país e vive uma aventura inesquecível. Com sua pureza e amor, ela passa valores importantes para todos que encontra durante seu caminho. A partir daí, a menina faz com que cada personagem se conheça interiormente e descubra dentro de si coisas que eles nem imaginavam que possuíam: inteligência (Epantalho), sentimentos (Homem de lata), coragem (Leão), perdão (Bruxa Boa) e amizade (Bruxa Má). Uma verdadeira lição de vida e aprendizado sobre quem somos nós!

 

programacao_infantil_rj-just_real_moms-3

 

Em cartaz no Teatro Vanucci, no shopping da Gávea, aos sábados, domingos e feriados, às 16hs.

 

A Solteirilda

A peça conta a história de Pompeu, um riquíssimo português atrapalhado que está à procura de uma esposa. Sua empregada Genivalda, uma nordestina bastante arretada, vai ajudá-lo nessa busca, sem descansar de sua principal função: carregar a mala gigantesca de seu patrão. Ela o ajudará a fugir de certas Solteirildas interesseiras e seus cachorrinhos pulguentos, e o fará perceber que o verdadeiro amor não depende de posses e pode estar mais perto do que ele imaginava.

 

programacao_infantil_rj-just_real_moms-4

 

Única apresentação na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, sábado, às 16h.

 

Espetáculo de dança contemporânea envolve as crianças com jogos populares tradicionais e parlendas infantis

O espetáculo de dança contemporânea “Entrelace”, da Cia de dança Teatro Xirê, terá apresentações no teatro Galpão Gamboa esse final de semana. A peça, voltada para o público infantil, integra a programação da mostra Dança Gamboa que está em sua segunda edição.

O espetáculo começa logo quando o público entra no teatro. Os intérpretes vão até cada criança e movimentam-se coreograficamente com elas pelo palco até o local onde vão se sentar. Pais, tios e avós também participam deste jogo. Todos se sentam nos banquinhos espalhados pelo palco. Este movimento prepara o público para os momentos de diversão que ocorrerão no desenrolar da peça.

Diferentemente dos espetáculos convencionais, em “Entrelace”, o público é cuidadosamente convidado a ocupar o seu lugar. Como sugere o título, os movimentos se desenvolvem numa dinâmica que envolve e enlaça o público, sempre partindo de jogos populares tradicionais e de parlendas infantis. Assim, a plateia é convidada ao encontro com o outro e a perceber, durante a performance, sutis espaços de relação e convivência. Cada momento se desencadeia e enlaça o próximo a partir do movimento crescente e da transformação do momento anterior. Entre uma brincadeira e outra, o público identifica a dança em lugares onde antes havia apenas o jogo e nas passagens dos momentos coreográficos reaviva-se a memória das brincadeiras que fazem parte do repertório de cada um de nós.

 

programacao_infantil_rj-just_real_moms-7

 

O espetáculo acontece no Galpão Gamboa, no rua da Gamboa, 279, Centro, neste sábado e domingo, às 11h.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também:

Fique por dentro do que vai rolar no final de semana em São Paulo - por bora.ai

19/09/14Ver a matéria   >>