sábado, 6 setembro, 2025

Gestação após 40 anos: 5 fatos importantes

Conheça 5 fatos importantes para quem quer ter uma gestação após os 40 anos, seja você uma mamãe de primeira viagem, ou uma mãe buscando a 2a ou 3a gestação!

Just Real Moms Gestação Após 40 Anos 5 Fatos Dra Fernanda Imperial

Oi Mamães e Papais! Hoje vamos compartilhar 5 fatos importantes para quem vai ter uma gestação após os 40 anos!

Cada vez mais, vemos mulheres optando engravidar mais tarde – perto dos 40 ou após os 40. Por outro lado, vemos muitas das mamães que acompanham o nosso trabalho, querendo engravidar do 2º ou 3º filho, também por volta dessa idade.

Com isso em mente, a nossa colunista Dra. Fernanda Imperial – especialista em Reprodução Assistida na Clínica Vida Bem Vinda – vai contar 5 fatos importantes para quem quer ter uma gestação após 40 anos!

Então, confira o post abaixo e se você passou por isso, queremos saber! Deixe seu comentário no final do post!


Gestar após os 40 anos não é mais uma novidade, certo?

As mulheres estão postergando a maternidade por vários motivos. Mas, de fato, o que muda após os 40 anos?

#1 A quantidade dos óvulos diminui

A mulher já nasce com uma quantidade de óvulos e, em cada ciclo menstrual, perde cerca de 1000 folículos ( as unidades do ovário que possuem  óvulos) para a liberação de 1 óvulo.

E não há nada que possamos fazer para parar ou retardar essa perda. Com isso, a reserva ovariana é mais baixa.

Ter reserva ovariana mais baixa não significa que a mulher não possa engravidar espontaneamente.

Só acende um sinal de alerta para não postergar por muito tempo as tentativas ou procurar ajuda de um especialista em Reprodução Humana para otimizar as chances de gravidez.

#2 A qualidade dos óvulos é pior

A baixa qualidade dos óvulos impacta diretamente nas chances de gravidez: aos 40 anos, a taxa de gestação natural é cerca de 10% ao mês.

Além da dificuldade para engravidar, existe também uma maior formação de embriões com cromossomos alterados: trissomia do 13, 16, 18 e 21 são as principais alterações.

Com isso aumenta a taxa de aborto espontâneo por causa embrionária.

#3 A gestação é de alto risco

Sim. Após os 40 anos, é considerada gestação de alto risco devido a maior incidência de complicações: pressão alta na gestação ou pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, restrição de crescimento fetal, alterações da placenta e parto prematuro.

Por isso, um pré-natal adequado e consultas frequentes são essenciais para essa gestante.

Se houver alguma alteração, conseguimos diagnosticar precocemente e tratar da melhor forma para garantir o bem-estar da mãe e do bebê.

#4 Consulta pré-concepcional

Uma consulta antes de engravidar pode ser a chave do sucesso de uma gestação saudável.

O controle das doenças crônicas como hipertensão, diabetes, alterações da tireoide e obesidade deve ser feito antes de engravidar para evitar complicações.

Além disso, a suplementação com vitaminas também é necessária, principalmente ácido fólico, para evitar defeitos do fechamento do tubo neural – como meningomielocele, espinha bífida – e anencefalia.

Na consulta, conseguimos detectar possíveis doenças que possam comprometer a fertilidade – como endometriose e a gestação – como risco de trombofilia.

#5 A Reprodução Assistida pode ser uma aliada

Após os 40 anos, podemos investigar imediatamente se existe alguma dificuldade para engravidar.

Se a chance de gravidez aos 40 anos é de 10% ao mês, aos 41 anos, essa chance cai para 5%. Portanto, cada mês conta nas tentativas!

A avaliação básica de fertilidade pode tranquilizar o casal de seguir com tentativas em casa durante três meses ou no máximo 6 meses. Ou então, já partir para a reprodução assistida.

Após os 40 anos, a fertilização in vitro com biópsia embrionária e análise genética diminui o tempo para engravidar, selecionando embriões com alto potencial de gestação, sendo uma opção de tratamento para esses casais.

Então, antes de começar a tentar, agende uma consulta de rotina para orientação de dieta, atividade física, prescrição de medicamentos e controle das doenças crônicas para que tenha uma gestação tranquila e saudável.

Por fim, se gostou desse post, aproveite para ler: “A jornada para quem busca uma Maternidade Solo!” e “Casais Homoafetivos — Quais As Possibilidades Para Ter Filhos?


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico ou especialista altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

Sobre a Dra. Fernanda Imperial (CRM 141.770 SP)

Instagram: @DraFernandaImperial

Mãe da Alice e da Lívia, Dra. Fernanda se formou pela faculdade de Medicina do ABC e fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela FMUSP.

Divide sua dupla jornada de trabalho entre maternidade e Reprodução Assistida, ajudando formar novas famílias, contando com sua experiência pessoal e profissional sobre infertilidade.

  • Faculdade de Medicina do ABC. Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;
  • Especialização em Reprodução Humana no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Fez MBA de gestão de saúde pela Fundação Getúlio Vargas;
  • Fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia pela CETRUS;
  • Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) e Certificado de Atuação em Reprodução Assistida pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO);
  • É membro da Sociedade Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP), da American Society for Reproductive Medicine (ASRM) e European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE);
  • Atualmente, é médica da Clínica VidaBemVinda.

A informação disponível neste site não substitui o parecer de um médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde, à saúde dos seus filhos e familiares e aos seus tratamentos e medicamentos.

Créditos: PNW Production

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Quando a sua ansiedade faz você ser uma mãe irritada

  Olá, meninas! Uma das coisas mais comuns do mundo é descontar as nossas frustrações em outras pessoas. Muita gente acha...

Será que você educa o seu filho de acordo com a personalidade dele? Faça o teste!

Olá, moms! Tudo bem com vocês? Estava navegando pelo site Fãs da Psicanálise e encontrei um teste super bacana! Será que...

Eu sobrevivi a Depressão Pós Parto e você vai também…

 Vamos falar de Depressão Pós-Parto? “Agora eu era casa. Agora eu era dele. E agora eu era mãe, e...

Maria di Pace Souza Aranha dá as dicas!

Maria di Pace acabou de se tornar mãe do 3º filho, faz um trabalho incrível como designer de interiores...