Você sabe cuidar dos dentes do seu filho?

De Mãe para Mãe26/10/14 By: Renata Pires
(15) Comentários

 

 

Olá meninas!!!

Hoje, vamos falar dos dentes! Eu tinha muitas dúvidas com relação à saúde bucal dos meus filhos, mas depois dessas informações, não tenho mais!!!

A Paola, uma queridíssima amiga, excelente dentista e mãe da foférrima Catarina, escreveu para nós várias dicas de como cuidar dos dentinhos dos nossos pequenos!

Espero que ajude!!! Confiram!!!

Mil Bjsss

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Paola e sua filha Catarina


Palavras da dentista:

A saúde bucal é muito importante para o desenvolvimento das crianças e aqui vão algumas dicas para as super-mamães!!

Os bebês podem, sim, apresentar cáries em idade muito precoce, até mesmo antes do primeiro ano. Para que isto não aconteça com seu filhote, são necessários alguns cuidados especiais, principalmente após o aparecimento do primeiro dentinho, que ocorre por volta do sexto ou sétimo mês:

1- Limpar com gaze ou fralda limpa e umedecida em água filtrada as gengivas e dentinhos do bebê. Isso deve ser feito pelo menos 1 vez ao dia, de preferência após a ultima refeição. Os dentinhos podem ser higienizados também com o auxílio de dedeiras especiais, sem a necessidade de creme dental ou com creme dental sem flúor, até que a criança aprenda a cuspir a pasta. Isto porque a água de São Paulo já contém flúor na sua composição e o excesso também pode ser prejudicial para a formação dos dentes. Essa higiene desde os primeiros meses de vida da criança é muito importante para ela já ir se acostumando com o hábito da higiene bucal, lembrando que tudo deve ser feito sempre com muito cuidado, amor e paciência. Assim, será um momento do dia muito prazeroso tanto para mamãe quanto para o bebê!!!

2- Evitar a mamadeira noturna. Esse hábito de mamar de madrugada deve ser removido ate o sexto mês, quando aparece o primeiro dentinho! Pois os resíduos de leite que ficam grudados podem causar a chamada “cárie de mamadeira”, que é muito agressiva, de tratamento difícil e desagradável para a criança.

3- Sempre que ingerir alimentos contendo açúcar, carboidratos ou farinha, escovar os dentes da criança o mais rápido possível. Priorizar sempre uma alimentação saudável durante a semana, com peixes, carnes, frango, verduras, saladas e frutas, deixando doces, frituras, bolachas e refrigerantes APENAS para ocasiões especiais, como festas ou finais de semana.

4- A criança com até 9 anos de idade NÃO é capaz de fazer uma boa escovação sozinha!!! Portanto, a mãe ou babá devem sempre repassar a escovação feita pela criança até essa idade.

5- O uso do fio dental deve ser inserido assim que 2 dentes tenham contato entre eles e deve ser passado DIARIAMENTE!!!

6- Consultar um Odontopediatra! Essa consulta deve ser feita quando a criança tem de 1 ano a no MÁXIMO 2 anos de idade. É muito importante para avaliar a cronologia de erupção dos dentes, presença de cáries, receber orientação de higiene, aplicação tópica de flúor, além de orientação para a remoção de hábitos como chupar dedo ou chupeta na hora certa!! Às vezes são necessárias mais de uma sessão para a criança se condicionar ao ambiente! Quando ela perceber que ir ao dentista pode ser muito divertido, vai adorar o consultório!

7- Consultar um Ortodontista a partir dos 5 a 6 anos de idade: alguns tipos de má-oclusões podem ser tratadas com muito mais rapidez e facilidade quando diagnosticadas precocemente.

Seguindo esses 7 passos, juntas, continuaremos nossa luta para que essa nova geração seja CÁRIE ZERO, com muita saúde e beleza!!!

Espero ter ajudado todas as mamães!!!!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Comentários:Você sabe cuidar dos dentes do seu filho?
  1. Juliana

    Adorei o post da Dra. Paola! Parabéns!

    • Paola

      Que bom Ju e Re, obrigada!! E eu achei o blog sensacional!!! Parabens e Sucesso!!

      • Renata

        Pa!! Amamos suas dicas!!!! Com certeza queremos mais delas aqui no blog!!! Muito Obrigada!!! Mil Bjsss

  2. Sarah Dalgas Frisch

    Adorei ler esse post!! Tudo muito importante! Parabens!

    • Juliana

      Oi Sa, que bom que vc gostou! Nos diga se tiver algum assunto que interessa que vamos atrás… um beijao

  3. Giorgio De Micheli

    Dra Paola
    Belíssimas dicas odontológicas.
    Gostei muito do Blog
    Lembrando que bons hábitos de higiene bucal desde a infância, funcionam também preventivamente ao aparecimento de doenças gengivais.
    Giorgio

    • Renata

      Oi Giorgio, muito obrigada pelas palavras! Realmente este é um tema muito importante! Adorei as dicas da Dra.Paola tmb!! Bjss

  4. Ornella

    Olá, sou odontopediatra e acho muito importante o trabalho de orientação através de sites… Tenho uma sugestão para que as mães, antes mesmo de que o dentinhos de seus bebes apareçam na boquinha, que procurem o odontopediatra para ter orientação. Atualmente nós iniciamos o atendimento dos bebes antes mesmo de nascerem os dentinhos….Bjos

    • Renata

      Olá Ornella, muito obrigada pelas informações!!! Estão sendo super úteis!!! E muito obrigada também por participar e nos ajudar aqui no JRM!!! Mil Bjss Renata

  5. Paola

    Olá Ornela!!
    Obrigada por sua sugestão! Com certeza o quanto antes a mãe receber as orientações melhor!!! Não sou odontopediatra, sou ortodontista. Sei que hoje a adontopediatria trabalha dessa forma, apesar de particularmente achar um pouco de exagero o atendimento em bebês tão pequenos…Inclusive, fui estagiária da Dra Salete, além de ser amiga particular dela, que é a precurssora do atendimento odontológicos em bebês no Brasil!!
    Valeu a dica!
    beijos,
    Paola

  6. Alice

    Tirou todas as minhas duvidas! Obrigada Re!

    • Renata

      QUe bom Li!!! Obrigada à você!!! Bjss

  7. Viviane Barbosa

    Adorei o post!
    Vcs poderiam repassar o contato da Dra Paola??
    Bjs

  8. michelle

    Boa tarde,
    Meu bb está com 8 meses, já tem 2 dentinhos na parte inferior, juntos, então é necessário passar o fio dental?? Ele, as vezes ele pede a mamada da madrugada, está bem rar.
    Abç

  9. Hozana

    Amei a postagem!
    Só que nem sempre tenho sucessos na escovação…por ela nem sempre deixar escovar direito!

X Leia também: