Quem é mãe ou pai, sabe que esse é talvez um dos momentos mais desafiadores! Então, como fazer o bebê dormir a noite toda?
Oi Mamães, Papais e futuros Pais! Hoje vamos responder a esta pergunta que recebemos muito: Como fazer o bebê dormir a noite toda?
Por aqui, com as nossas mamães e papais do Just Real Moms, foi unânime os momentos desafiadores – e muitas vezes desesperadores – quando perguntamos do sono do bebê.
“O mais desesperador é aquele choro incontrolável que não para por um longo período. Independente do que eu fazia, meu filho não parava de chorar e eu comecei a chorar junto.”
E aí? Quem mais já passou por isso? Todo mundo, né?
Bom, hoje nossa querida amiga e colunista, Patricia Lomonaco – Psicologia e Especialista em Sono Infantil e Shantala – trouxe 7 aspectos chaves que vocês deverão observar e que certamente farão toda a diferença no sono do bebê.
Assim, você fará o bebê dormir a noite toda, com um sono gostoso e saudável!
Como foi com você? Compartilha com a gente lá embaixo nos comentários! Queremos saber como foi esse momento por aí!
Ah! E não deixe de conferir nosso Guia de Fornecedores. Temos uma curadoria incrível de marcas de produtos e serviços para te ajudar neste momento!
Quem tem filho sabe o quanto que o sonho da noite inteira vale ouro.
No começo achamos que nunca mais vamos voltar a dormir, a exaustão chega a um limite antes inimaginável.
Com o passar dos meses o sono vai tomando ritmo… ou não. E aí, o que podemos fazer para ajudá-los?
Promessas de soluções rápidas e milagrosas existem, mas será que isso funciona? Será que vale a pena? Quais consequências?
Eu não iria por este caminho.
O processo de ajudar um bebê ou criança a dormir precisa acontecer de dentro para fora e não de fora para dentro. Em outras palavras, precisamos entender o que está faltando e não apenas deixá-lo no berço chorando até que desista de receber ajuda.
E aí que está o grande desafio: cada bebê é um bebê e o ajuste necessário será particular.
Segundo desafio: mesmo quando o desajuste é o mesmo, para cada bebê pode ser que precisemos fazer diferentes coisas para ajustá-lo.
O primeiro passo para cuidar do sono do seu filho (e do seu claro, rsrs) é OBSERVAR.
Vou listar aqui alguns aspectos chaves que vocês precisam observar e algumas sugestões de ações e mudanças para que vocês possam começar a perceber a melhora na prática.
JANELAS DE SONO:
Janela de sono é o tempo que eles conseguem ficar acordados.
Quando nascem só conseguem ficar acordados por 40 minutos. Com o passar do tempo essa janela vai gradualmente aumentando até que a partir um ano eles começam a fazer apenas uma soneca no meio do dia.
Isso é importante, pois a privação de sono (quando ficam mais acordados do que dão conta) faz com que o sono seja pior e mais agitado.
ROTINA:
Com certeza você já ouviu falar que rotina é importante para conseguirem dormir bem. Isso acontece pois além de não sobrecarregar o organismo deles, a previsibilidade transmite a segurança necessária que também favorece o sono.
Agora, te convido a pensar: Você realmente consegue manter uma rotina de horário e atividades? Claro que bebês pequenos não tem muita rotina de horário, mas já devemos ir tentando.
Será que a rotina está adequada para a idade e necessidade do seu bebê? Anotar a rotina pode ajudar a fazer uma análise mais assertiva.
RITUAIS:
Os rituais ajudam a firmar a rotina.
O mais conhecido é o ritual do sono – fazer tudo igual de maneira calma para ajudar a relaxar e dormir a noite.
Mas, tem também o ritual do bom dia – que conta para o bebê/criança que o dia começou – e também o ritual pré-soneca – para ele entender é hora da soneca.
E aí, como vocês marcam esses rituais?
VÍNCULO COM OS CUIDADORES PRINCIPAIS:
Você tem momentos de qualidade com seu filho?
É muito importante que além de brincar você possa ter momentos de brincadeiras corporais, de preferência que envolvam relaxamento como, por exemplo, a massagem Shantala ou risadas – que também relaxam.
Experiente fazer essas brincadeiras sempre antes de sair de casa ou de colocá-los para dormir. Eles ficam abastecidos da nossa relação e seguros para dormir.
ESTÍMULOS:
Será que o estímulo que você está oferecendo está adequado para a idade e personalidade do seu filho?
Por exemplo, uma família coloca um bebê de 2 anos, às 17h30 na natação.
Os pais podem pensar que está ajudando a gastar energia, mas, por estar muito próximo da hora de dormir, pode deixá-lo mais agitado e atrapalhar a noite.
EMOCIONAL:
Para mim esse é o mais desafiador. O primeiro passo é a observação do emocional dos pais.
Os bebês estão profundamente conectados com os cuidadores principais e podem ficar em alerta por conta de algo que esteja acontecendo com a casa.
E claro que também tem a parte emocional do bebê. Como foi a gestação? O parto? Algum outro evento que pode ter marcado esse bebê? E o que fazer com isso?
Converse com seu filho, mesmo se for bem bebê.
Exemplo: “Mamãe ficou com muito medo durante o parto. Mas já não estamos em perigo, pode relaxar e dormir tranquilamente”.
CONTATO COM A NATUREZA:
Se até nós adultos ficamos mais equilibrados quando estamos em contato com a natureza, imagine os pequenos.
Se não, como você pode fazer para promover estes momentos no dia a dia mesmo estando em cidades grandes, se for o caso?
Os aspectos listados acima são pontos fundamentais para vocês observarem e alcançarem o sonho da noite inteira.
Espero que ajude a família de vocês, pois isso é assunto sério uma vez que interfere na saúde física, no desenvolvimento e nos nossos relacionamentos. Mas vamos cuidar e vai melhorar!
Contem comigo.
Por fim, se você gostou desse post, aproveite para ler também: “Como ajudar o seu bebê dormir melhor!?”, “O papel do pai na qualidade do sono do bebê” e “Por que as mães passam o dia inteiro com sono e não conseguem (ou querem) dormir à noite?”.
Olá JUST REAL MOMS, ótimo artigo.