10 dicas para lidar melhor com o ciúmes entre irmãos

De Mãe para Mãe10/03/19 By: Juliana Freire
(1) Comentários

 

Oi, moms,

Tudo bem?

Outro dia perguntamos para algumas de nossas leitoras quais assuntos elas gostariam de ler aqui no blog e um dos temas que mais saiu foi “ciúmes entre irmãos”!

Aqui em casa tenho o Olavinho, de 4 anos, e a Ana Helena, de 1 ano e 9 meses, e consigo perceber algumas situações em que eles sentem ciúmes, mas confesso que não sei se acabo agindo da forma correta, faço o melhor que posso e aquilo que meu instinto materno diz, mas…

Fiz então uma pesquisinha sobre este assunto e consegui algumas dicas que poderão nos orientar melhor sobre ele.

Vejam abaixo 10 dicas para lidar melhor com o ciúmes entre irmãos.

 

Captura de Tela 2014-11-09 às 22.43.38

 

1. Nunca torne um filho responsável pelo outro!

Nada de converter o mais velho em babá.

 

2. Nunca obrigue seus filhos a dividir seus brinquedos!

Posso imaginar as expressões de espanto ou negação, mas o que pertence ao seu filho é dele e só deve ser colocado na arena comum se ele optar por compartilhar.

 

3. Nunca faça pouco caso de seus filhos mais velhos!

Não faça pouco caso, nem os envergonhem ou cause constrangimentos. Nunca os mandem agir como “meninos ou meninas grandes”, “como adultos” ou “serem compreensivos”. Eles são crianças e também têm sentimentos. Em vez disso, confirme seus sentimentos dizendo coisas como: “É claro que você se sente assim, entendo isso muito bem”. A empatia ajuda, e muito, a suscitar cooperação.

 

4. Nunca trace comparações entre seus filhos!

Numca compare as notas deles, seus comportamentos ou suas aparências. Nada de competição, jamais. Nada de brincadeiras familiares em que um pode ganhar e o outro pode perder. Essa é uma família, não uma arena esportiva, e as crianças devem ser criadas dentro de um ambiente de colaboração, não de competição. Nunca diga a um filho que você o ama mais que o outro porque ele está se comportando melhor. Essa é uma forma de divisão que pode fazer um filho voltar-se contra o outro para sempre.

 

5. Nunca diga a um filho para fazer as coisas como o outro faz.

Essa prática pode construir um sentimento de baixa autonfiança/superioridade e a competição entre irmãos. É importante que os filhos possam reconhecer as qualidades uns dos outros, mas sem que isso gere a supervalorização de um em detrimento do outro.

 

6. Nunca comente sobre um filho com o outro!

Você não gosta quando falam de você pelas costas,não é? Demonstre a mesma cortesia com seus filhos.

 

7. Seja justa! 

Essa é uma das regras mais essenciais. Seu filho a está observando e tem alta consciência de justiça, o que, para ele, se traduz em ele e seu irmão serem amados igualmente.

 

8. Pratique e treine a comunicação por meio do ouvir!

Deixe seus filhos lhe dizerem como se sentem. Se você ouvir com empatia, eles lhe contarão tudo e, juntos, vocês poderão encontrar maneiras de resolver os problemas. Faça seus filhos se envolverem emocionalmente no processo.

 

9. Maneire nos castigos com o filho mais velhor!

Não o coloque de castigo todas as vezes em que aprontar algo. Isto pode piorar os ciúmes que sente. Esta é um ferramenta que ele tem para chamar a sua atenção. Tenha paciência e tente se colocar no lugar dele. Não é fácil para ele, que até então era filho único e dono do pedaço, ter que dividir tudo, principalmente a atenção dos pais. Converse bastante e, se isto não resolver, dá próxima vez você o coloca de castigo, mas sempre explicando o porquê.

 

10. Reserve alguns momentos individuais só com o filho mais velho!

Lembre que muitas vezes é isso que ele pode querer: mãe e/ou o pai somente para ele. Deixe o mais novo por algum tempo com uma avó, por exemplo, e passe um tempo com o mais velho, brincando, contando dando banho… Nada precisa ser muito demorado, mas é fundamental que vocês fiquem a sós e não sejam interrompidos pelo irmão mais novo.

 

Fonte: Brasilpost e Pediatriaemfoco

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:10 dicas para lidar melhor com o ciúmes entre irmãos
  1. Manoel

    Fica a dica!

X Leia também: