terça-feira, 16 setembro, 2025

Como escolher a cadeirinha do carro para o meu filho?

A cadeirinha do carro para as crianças é um dos principais itens do enxoval, mas também é um dos mais difíceis para escolher. Aqui, você vai aprender o que deve levar em consideração na hora da compra entre outras informações super importantes!

Como escolher a cadeirinha do carro para o meu filho Dra Natasha Vogel Just Real Moms

Oi Mamães e Papais! Sabemos que a cadeirinha do carro é um dos itens que mais temos dúvidas na hora de escolher, né?

São tantos modelos, tantas funcionalidades que ficamos certamente perdidas.

Com isso em mente, convidamos a Dra. Natasha Vogel – especialista em Ortopedia Pediátrica – para contar um pouco sobre sua própria experiência.

E também, para passar algumas informações super importantes para saber referente a esse momento do bebê no carro, assim como um detalhamento da lei dividido por faixa etária da criança!

Tudo isso, vai te ajudar na hora de escolher a cadeirinha do carro para seu filho(a)!


A cadeirinha do carro é um dos principais itens do enxoval quando descobrimos que estamos grávidas, antes mesmo do nosso pequeno nascer, já é um desafio qual escolher.

E aqui vou compartilhar um ocorrido na minha vida!

Depois de dias escolhendo qual seria o modelo da cadeirinha que iria adquirir para o enxoval do meu filho mais velho, cheguei a uma conclusão e comprei.

Quando a cadeirinha chegou, eu mal conseguia levantar ela do chão, ficou semanas no chão da sala, aguardando pelo grande dia. O único trabalho que tive foi tirar da caixa.

Bom, como ocupava um baita espaço no banco de trás do carro, decidimos instalar após o nascimento do Theo.

Até que chegou o grande dia e o meu príncipe nasceu!!

Foi maravilhoso e depois de alguns dias recebemos alta. No estacionamento da maternidade estava eu, o meu marido e o meu irmão saindo do hospital, quando nos deparamos com o DESAFIO de instalar a cadeirinha.

Já vou avisando, pode ser uma verdadeira luta conseguir instalá-la no carro. Mas, claro que uma boa alma surgiu, quem era essa pessoa?

O manobrista do hospital, ele chegou oferecendo ajuda, disse que essa situação era muito comum e que já estava acostumado com quase todos os modelos.

Então, em alguns minutos ele arrumou a cadeirinha no carro e pudemos sair.

Na segunda gestação eu já estava mais esperta e resolvi colocar a cadeirinha antes de ir para o hospital, mas não posso dizer que foi muito fácil!

Por esse motivo, resolvi falar um pouco sobre esse importante item de segurança. Ele não deve ser lembrado apenas quando as crianças nascem, mas também devemos saber qual modelo usar de acordo com a idade, em qual posição ela deve ficar e quais são os cuidados durante o seu uso!

Vale o alerta, já que, baseado em dados do Datasus de 2019, o trânsito é a principal causa de morte em crianças de 1 a 14 anos, sendo responsável por 37 % das mortes no estado de São Paulo.

Agora, como garantir que estamos usando a cadeirinha certa, na posição certa e o modelo certo para a idade?

A primeira coisa que devemos saber é que, quem garante o uso correto desse item de segurança somos NÓS pais, esse é nossa função.

A segunda é que usaremos os assentos infantis até os 10 anos de idade, e que durante o crescimento a posição e o modelo podem mudar.

Então, fiquem atentos!! A lei mudou no começo desse ano.

Antigamente a cadeirinha deveria ser usada até os 7 anos e meio, mas a partir do começo desse ano, passou a ser obrigatória até os 10 anos de idade e 1,45 m de altura.


Vamos começar com informações super importantes:

  • Ao adquirir um bebê-conforto, cadeira, ou booster, assegure-se que os acessórios têm a aprovação do INMETRO. Nele deve ter a classificação segundo o grupo de massa além da certificação de que o equipamento obteve aprovação nos testes exigidos pelas normas técnicas de fabricação e segurança;

  • As crianças devem ser transportadas no banco traseiro, isso diminui o risco absoluto de sofrer ferimentos ou morte;

  • O local mais seguro no banco traseiro é o centro! Nessa posição têm até 24% menos risco de morte que nas posições laterais no caso de colisão. Contudo, ele só pode ser transportado nesse lugar se no centro do banco traseiro o cinto de segurança for de três pontos;

  • Nos veículos que tem airbag frontal para o passageiro, esse dispositivo pode causar ferimentos graves em crianças sentadas no banco da frente do veículo.

  • Não transporte as crianças em assentos de segurança que não sejam correspondentes ao peso e à altura da criança. Ele não deve ser nem muito grande ou justo a ponto de ficar muito folgado ou apertado;

  • A partir de 2020, os automóveis devem possuir uma ancoragem inferior, o famoso Isofix, e uma ancoragem do tirante superior Isofix, ou uma posição Latch para fixação de um dispositivo de retenção de criança em um dos assentos do banco traseiro. O isofix é uma ferramenta que permite uma acoplagem mais fácil ao banco, aumenta a eficiência do sistema, além de conferir maior estabilidade lateral e rigidez da fixação entre o dispositivo de retenção e chassis, assim em caso de colisão a desaceleração será a mesma da cadeira e do carro;

– Não transporte as crianças sem cinto de segurança;

  • Os pequenos não devem ficar em pé entre os bancos enquanto o veículo estiver andando;

  • Não leve seu bebê no colo;

  • Não coloque o cinto de 3 pontos por baixo do braço da criança nem por trás das costas.


Agora, vamos esclarecer como funciona para cada idade

Recém-nascidos até 1 ano de idade:

Devem ser transportados na cadeirinha de segurança no banco de trás, presa ao banco com o cinto de 3 pontos ou isofix, com as costas voltada para a frente do carro.

Eles ficam olhando o banco de trás do carro, por isso que os espelhos são úteis quando estamos sozinhas no carro com os nossos bebês.

Para garantir a segurança, a cadeirinha não pode se mover mais que 2 cm de um lado para o outro, e os cintos de segurança que prendem o bebê deve ter um espaço de folga de 1 dedo entre o pequeno e o cinto.

Para os bebês que ainda não sustentam a cabeça ou não conseguem manter o seu equilíbrio, o assento deve ter o formato de concha, mantendo uma leve inclinação com a cabeça mais elevada que os pés.

Esse assento pode ser utilizado desde o nascimento até 1 ano de idade e atingir os 9 Kg.

 

De 1 ano até os 4 anos de idade:

As crianças podem ter a suas cadeirinhas voltadas para a frente do carro, também presas ao banco com cinto de 3 pontos ou isofix.

Ele possui um suporte alto para a cabeça, pode ser semi reclinado e suporta crianças de até 13kg.

 

Dos 4 anos até os 10 anos de idade:

Podemos trocar as cadeirinhas por assento de elevação, os famosos booster. 

Eles adequam a altura da criança ao cinto de segurança do carro, mantendo a tira superior no ombro e a inferior na cintura (abaixo da barriga/ subabdominal) da criança.

O uso desse assento é indicado até a criança atingir 36 Kg, 145 cm e, aproximadamente, 10 anos.

Caso a criança comece a usar o cinto do carro, mas o mesmo passa no abdome da criança e entre o pescoço e face, isso pode predispor lesões no abdome e coluna cervical em caso de colisão, então evite essa posição.

 

Para as crianças com mais de 10 anos e 1,45m de altura:

Transporte-as sempre com o cinto de 3 pontos.


Agora, devemos sempre dar o exemplo, então sempre use o cinto de segurança quando estiver no carro! As crianças não apenas observam tudo, mas copiam também!

Então, seja um bom exemplo para o seu filho e garanta a sua segurança quando estiverem no carro!

 

Por fim, se gostou desse post, aproveite para ler também: “Pé torto congênito: 10 coisas que você precisa saber sobre o tratamento“.


Crédito: Cortesia

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

A sua medula óssea pode salvar o filho de alguém…

Você sabia que a sua medula óssea pode salvar o filho de alguém? Hoje vamos explicar por que se...

Ensine seu filho desenhos fáceis de fazer!

Hoje trouxemos alguns desenhos fáceis de fazer com os seus filhos em casa! É uma atividade divertida, educativa e...

Como acalmar as crianças no momento da birra? – por Carla Poppa

  Olá, meninas! Como estão? Hoje temos um post da nossa colunista psicóloga, Carla Poppa, que falará sobre um momento super delicado:...

Deixe seu filho viver e faça parte da vida dele!

  Olá, meninas!   Esses dias uma amiga me enviou um texto muito bacana que está rolando na internet chamado: "O dia...