Você sabia que a meditação pode ser o segredo para impulsionar o poder da concentração e melhorar a memória do seu filho? Então, descubra como a meditação pode ajudar crianças e adolescentes com os estudos!
A equipe do Brainly Brasil entrevistou Fernando Gabas, empresário do setor de educação e bem-estar e especialista em meditação, e a Dra. Eliza Kozasa neurocientista e pesquisadora. Descubra como a meditação pode ajudar crianças e adolescentes com os estudos.
Eles explicaram tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Uma reclamação muito comum de pais e professores é a grande falta de concentração dos estudantes, principalmente nos dias atuais, em que a instantaneidade da internet costuma nos manter em alerta o tempo inteiro.
Neste cenário, as técnicas de meditação surgem como um poderoso aliado para os estudos.
Porque a meditação funciona?
Vários estudos afirmam que a prática regular da meditação pode ajudar a sustentar a atenção e a concentração até mesmo nos momentos mais entediantes. De acordo Fernando Gabas, todo o mal-estar emocional que crianças e adultos podem sentir depende de dois fatores:
- O primeiro, é pelo que classifica como “mente divagante”. O termo pode ser explicado através dos momentos em que ficamos projetando acontecimentos negativos no futuro, ou remoendo os problemas do passado.
- Já o segundo fator, depende de um excesso de “auto-centramento”. Ou seja, para que surjam sentimentos desagradáveis de ansiedade, é preciso que exista um excesso de preocupação consigo mesmo.
De acordo com os estudos do pesquisador americano Daniel Gilbert, em cerca de 47% do tempo as pessoas estão simplesmente devaneando.
No vídeo abaixo, Gabas explica melhor sobre como funcionam os sistemas cerebrais e como a meditação pode ajudar a controlá-los melhor.
Um dos estudos mais abrangentes e reveladores sobre o assunto foi publicado pela Universidade da Pensilvânia e mostrou ganhos significativos na qualidade do foco e no desempenho de pessoas que praticam a meditação, mesmo que por poucos minutos por dia.
A meditação é uma técnica milenar considerada como uma atividade de autoconsciência, ou seja, que nos permite entrar em contato com o mais profundo de nós mesmos, desacelerando os pensamentos e deixando que eles simplesmente passem.
Para a ciência, a prática da meditação afeta diretamente as ondas cerebrais, causando efeitos positivos sobre o sistema imunológico, reduzindo a tensão e contribuindo para o alívio da dor.
Assim, ela contribui para a correção de maus hábitos e para apaziguar a mente, estimulando muito o aumento da concentração e do foco.
Mas o que acontece de fato?
A Dra. Elisa Kozasa explica do ponto de vista científico como a meditação funciona.
Existem diferentes estados de consciência, como o estado de vigília, de serenidade, de atenção e de meditação profunda. São esses estados que, como relatamos anteriormente, emitem ondas cerebrais diferentes, permitindo à nossa consciência acessar e ativar distintas áreas do cérebro.
Quanto maior a experiência e a prática, mais fácil é para o indivíduo acessar tais estados, melhorando assim a concentração, o foco, a memória e o raciocínio lógico.
Gabas explica que segundo a OCDE, cerca de 30% do tempo de sala de aula é perdido por problemas de concentração, comportamentais e indisciplina e afirma que o desenvolvimento das faculdades mentais através da meditação podem melhorar muito o aproveitamento escolar. Entenda como.
Já a Drª Elisa explica quais são os principais benefícios diretos da meditação.
Resumindo os principais benefícios da meditação:
De acordo com Giovanni Dienstmann, autor do livro “Meditação prática: orientações passo a passo para praticar, acalmar a mente e alcançar o bem-estar” que listou 100 descobertas científicas sobre meditação, podemos destacar 07 principais benefícios ligados à produtividade:
- Aumento do foco, da concentração;
- Aumento da retenção de memória e da lembrança delas;
- Melhores habilidades cognitivas e pensamento criativo;
- Melhor tomada de decisão e solução de problemas;
- Melhor processamento de informações;
- Melhoria da saúde mental, cerebral e corporal;
- Melhoria do bem-estar.
Tudo isso leva à conclusão de que a prática da meditação pode sim ser um grande aliado para melhorar a performance de crianças e adolescentes nos estudos. Para quem quer começar, os aplicativos podem ser um poderoso meio de introdução.
Porém, para quem quiser se aprofundar um pouco mais no tema, é necessário buscar por profissionais qualificados e outros métodos de estudo.
Por fim, aproveite para ler também: “Meditação nos Corações Gêmeos: Os Benefícios da Meditação para a Mãe“.
Texto: Em colaboração com Brainly Brasil.