segunda-feira, 15 dezembro, 2025

Descubra como a meditação pode ajudar crianças e adolescentes com os estudos

Você sabia que a meditação pode ser o segredo para impulsionar o poder da concentração e melhorar a memória do seu filho? Então, descubra como a meditação pode ajudar crianças e adolescentes com os estudos!

Como a meditação pode ajudar crianças e adolescentes com os estudos Brainly Brasil Just Real Moms

A equipe do Brainly Brasil entrevistou  Fernando Gabas, empresário do setor de educação e bem-estar e especialista em meditação, e a Dra. Eliza Kozasa neurocientista e pesquisadora. Descubra como a meditação pode ajudar crianças e adolescentes com os estudos.

Eles explicaram tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Uma reclamação muito comum de pais e professores é a grande falta de concentração dos estudantes, principalmente nos dias atuais, em que a instantaneidade da internet costuma nos manter em alerta o tempo inteiro.

Neste cenário, as técnicas de meditação surgem como um poderoso aliado para os estudos.

 

Porque a meditação funciona?

Vários estudos afirmam que a prática regular da meditação pode ajudar a sustentar a atenção e a concentração até mesmo nos momentos mais entediantes. De acordo Fernando Gabas, todo o mal-estar emocional que crianças e adultos podem sentir depende de dois fatores:

  • O primeiro, é pelo que classifica como “mente divagante”. O termo pode ser explicado através dos momentos em que ficamos projetando acontecimentos negativos no futuro, ou remoendo os problemas do passado.
  • Já o segundo fator, depende de um excesso de “auto-centramento”. Ou seja, para que surjam sentimentos desagradáveis de ansiedade, é preciso que exista um excesso de preocupação consigo mesmo.

De acordo com os estudos do pesquisador americano Daniel Gilbert, em cerca de 47% do tempo as pessoas estão simplesmente devaneando.

No vídeo abaixo, Gabas explica melhor sobre como funcionam os sistemas cerebrais e como a meditação pode ajudar a controlá-los melhor.

Um dos estudos mais abrangentes e reveladores sobre o assunto foi publicado pela Universidade da Pensilvânia e mostrou ganhos significativos na qualidade do foco e no desempenho de pessoas que praticam a meditação, mesmo que por poucos minutos por dia.

A meditação é uma técnica milenar considerada como uma atividade de autoconsciência, ou seja, que nos permite entrar em contato com o mais profundo de nós mesmos, desacelerando os pensamentos e deixando que eles simplesmente passem.

Para a ciência, a prática da meditação afeta diretamente as ondas cerebrais, causando efeitos positivos sobre o sistema imunológico, reduzindo a tensão e contribuindo para o alívio da dor.

Assim, ela contribui para a correção de maus hábitos e para apaziguar a mente, estimulando muito o aumento da concentração e do foco.

 

Mas o que acontece de fato?

A Dra. Elisa Kozasa explica do ponto de vista científico como a meditação funciona.

Existem diferentes estados de consciência, como o estado de vigília, de serenidade, de atenção e de meditação profunda. São esses estados que, como relatamos anteriormente, emitem ondas cerebrais diferentes, permitindo à nossa consciência acessar e ativar distintas áreas do cérebro.

Quanto maior a experiência e a prática, mais fácil é para o indivíduo acessar tais estados, melhorando assim a concentração, o foco, a memória e o raciocínio lógico.

Gabas explica que segundo a OCDE, cerca de 30% do tempo de sala de aula é perdido por problemas de concentração, comportamentais e indisciplina e afirma que o desenvolvimento das faculdades mentais através da meditação podem melhorar muito o aproveitamento escolar. Entenda como.

Já a Drª Elisa explica quais são os principais benefícios diretos da meditação.

 

Resumindo os principais benefícios da meditação:

De acordo com Giovanni Dienstmann, autor do livro “Meditação prática: orientações passo a passo para praticar, acalmar a mente e alcançar o bem-estar” que listou 100 descobertas científicas sobre meditação, podemos destacar 07 principais benefícios ligados à produtividade:

  • Aumento do foco, da concentração;
  • Aumento da retenção de memória e da lembrança delas;
  • Melhores habilidades cognitivas e pensamento criativo;
  • Melhor tomada de decisão e solução de problemas;
  • Melhor processamento de informações;
  • Melhoria da saúde mental, cerebral e corporal;
  • Melhoria do bem-estar.

Tudo isso leva à conclusão de que a prática da meditação pode sim ser um grande aliado para melhorar a performance de crianças e adolescentes nos estudos. Para quem quer começar, os aplicativos podem ser um poderoso meio de introdução.

Porém, para quem quiser se aprofundar um pouco mais no tema, é necessário buscar por profissionais qualificados e outros métodos de estudo.

 

Por fim, aproveite para ler também: “Meditação nos Corações Gêmeos: Os Benefícios da Meditação para a Mãe“.


Texto: Em colaboração com Brainly Brasil.

Crédito: Cortesia de Monstera

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Um abraço para quem enfrenta o Luto Materno

Por mais que a maternidade não seja fácil, mais difícil ainda é despedir-se de um filho, seja o tempo...

5 maneiras de ajudar seu filho a ser mais gentil e atencioso, segundo psicólogo de Harvard

Olá!! Pesquisando na internet, li um artigo super bacana que gostaria de dividir com vocês. Nos dias atuais, onde muitas...

15 coisas que você não sabia sobre si mesma até se tornar mãe!

  Olá, moms! É impressionante como estamos sempre aprendendo como mães. Coisas como: Qual a melhor maneira de colocar nossos filhos...

O que você sabe sobre a pedagogia Waldorf?

  Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar um pouco sobre a Pedagogia Waldorf, uma metodologia que foi desenvolvida pelo...