As férias chegaram!!! – por Andréa Racy

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas - Diversão19/12/18 By: Ana Lú Gerodetti
(0) Comentários

Oie, moms!

Tudo bem?

Hoje, trouxemos mais um post de uma colunista do Just Real Moms que vocês adoram!

O texto é da psicóloga e psicopedagoga, Andrea Racy. Ela nos escreveu algumas dicas para deixar as férias das crianças ainda mais gostosas, além de dar um jeito de conciliar esse período sem aulas com a correria de final do ano.

Em seu último post, a Andréa falou sobre aprendizagem socioemocional e super recomendamos a leitura, afinal, ela não só escreve para o nosso blog como também é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção São Paulo e Associada Titular da ABPp-Nacional. Demais, né?

Boa leitura, meninas!

______________________________________________________________________________

 

As férias chegaram!!! 

 

As férias chegaram!!! - por Andréa Racy

 

As férias chegaram e as crianças estão com muita energia e cheias de expectativas, principalmente com essa época de Natal.

Os pais que trabalham estão correndo para o fechamento do ano; estão deixando tudo pronto para as férias ou não terão férias.

 

O que pode ser feito para entreter as crianças?

Crianças precisam de férias, elas também se dedicam bastante com suas atividades diárias e agora é hora de mudar a rotina, porém, quando os pais não se organizam, se instala o caos dentro de casa. Muito barulho e gritaria, muitos “NÃOS” expressos a todo momento, sem critério e os pais se sentem como se tivessem perdido o controle da situação.

 

Calma, separe uma hora de seu tempo e organize as férias de seu filho!

Assim como você, muitos pais passam pelo mesmo problema. Agora é hora de dividir tarefas com os avós, tios, amigos, pais de coleguinhas da escola, entre outros. Quando chegar a sua vez de ficar com as crianças (o filho, seus amiguinhos e/ou priminhos) em casa, dê preferência por atividades ao ar livre, planeje passeios a parques, piqueniques, separe os jogos de preferência das crianças, que pode ser jogado em grupo e tudo isso facilitará o seu dia com eles.

Além disso, existem várias opções de cursos de férias com atividades recreativas dentro de algumas escolas; opções de contratar recreadores para fazerem atividades com as crianças nos condomínios; existem espaços esportivos e recreativos que atendem as crianças; e para quem é sócio de algum clube, pode perguntar pela programação de férias.

Durante este período também, sempre estreiam filmes infantis, há peças de teatros, museus, contações de histórias em livrarias e muito mais.

As pequenas viagens para cidades próximas podem misturar diversão e cultura.

 

E quem vai viajar?

Quem vai viajar deve se organizar com antecedência, ter boas referências sobre o local escolhido, verificar a estrutura da cidade para poder, caso necessário, tomar alguma providência com a criança.

Não esqueça de separar tudo o que é importante levar como remédios, hidratante, protetor solar, chapéu ou boné, repelente, o que for preciso, de acordo com a escolha do lugar.

Quando a família viaja, todos devem relaxar e se divertir. Façam uma escolha interessante para todos.

 

Aproveite esse período de férias para observar seu filho em diferentes situações e reflita, sempre respeitando a faixa etária da criança:

  • Como ele brinca com as outras crianças?
  • Ele faz amizade com facilidade ou precisa de ajuda?
  • Ele compartilha os seus brinquedos ou não?
  • Como ele resolve os seus conflitos?
  • Ele se alimenta bem?
  • Aceita experimentar novos sabores?
  • Ele dorme bem?
  • Acorda disposto?
  • É parceiro para fazer os passeios e atividades propostas pelos pais ou recreadores?
  • Como reage diante de situações novas?
  • Ele é confiante, carinhoso, educado?
  • Ele solicita a presença dos pais em todos os momentos?

Tudo isso faz com que vocês conheçam cada vez melhor o seu filho, tenha a oportunidade de conversar e transmitir os seus valores e quando necessário, fazer intervenções dando suporte e acolhendo ou dando limites a ele.

Esta também é a hora de ensinar as brincadeiras, músicas, histórias e jogos de sua infância e aprender com seu filho as brincadeiras, músicas, histórias e jogos da infância dele. Essa troca faz bem para todos, fortalece o vínculo afetivo, proporciona a cumplicidade familiar e faz a criança fantasiar, sonhar, aprender coisas novas e ter histórias para contar.

Registrem tudo, afinal, vocês estão construindo a história de sua família.

Boas férias!!!

______________________________________________________________________________

 

Andréa Racy

Pedagoga/Psicóloga/Psicopedagoga

[email protected]

Cel: (11) 99133-7143

Instagram: @andrearacy

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: