terça-feira, 21 outubro, 2025

Cirurgia plástica na região íntima

Hoje viemos falar de Cirurgia plástica na região íntima, pois sabemos que esse é um desejo (oculto) de muitas mulheres.

Cirurgia plástica na região íntima Dra Larissa Sumodjo Cirurgia Plástica Just Real Moms

Oi Mamães, depois de conversar com diferentes amigas bem próximas, vimos um assunto em comum que surgia muito interesse e dúvidas: Cirurgia plástica na região íntima.

Ainda é um assunto bem tabu, sim.

Algumas das minhas amigas ficaram bem tímidas com o assunto, mas as mais extrovertidas conseguiram liderar o papo, como posso dizer…? Com maestria! E em pouco tempo, todas estavam compartilhando seus pensamentos.

Não é fácil falar de assuntos assim abertamente, né? Ainda mais quando talvez nós estejamos insatisfeitas com algo no nosso corpo também.

Mas, imagino que se quase todas as minhas amigas aquele dia confessaram estar insatisfeitas (em diferentes níveis) com sua região íntima, o percentual de mulheres insatisfeitas mundo afora deve ser expressivo!

A boa notícia é que cada vez este assunto está se tornando mais natural (nem que seja entre você e seu médico Ginecologista). E ainda, novas tecnológicas estão sempre aparecendo!

Uma das minhas amigas já tinha feito rejuvenescimento íntimo pelo fotona, uma tecnologia não invasiva que recuperar o tônus vaginal, e ficou hiper satisfeita!

Abaixo, a Dra. Larissa Sumodjo – Cirurgiã-Plástica – traz alguns dos principais relatos de pacientes e o que poderia ser feito.


É fato que cada vez mais as mulheres nos procuram para falar sobre cirurgia plástica na região íntima.

O assunto tem sido abordado mais abertamente na mídia e é frequente em grupos de amigas. Isso tudo contribui para que a mulher olhe para essa região, digamos, com um olhar diferente.

Assim, aumentou-se o interesse por esse tipo de cirurgia, seja por uma razão funcional ou estética.

Primeiramente, do ponto de vista anatômico estamos falando da vulva, que é a parte externa dos órgãos genitais femininos; contemplando o monte pubiano, os grandes e pequenos lábios, clitóris e a entrada da vagina.

Assim como outras partes do corpo, seu aspecto varia não só de pessoa para pessoa, mas também muda ao longo do tempo, com variações de peso, gestações, menopausa…

O que acontece, é que para algumas mulheres, certas características dessa região podem trazer algumas questões.


As principais queixas que ouço são:

“Os pequenos lábios são grandes e/ou muito diferentes entre si”

Classicamente, a principal queixa recai sobre os pequenos lábios. Realmente, em maior grau, a hipertrofia do pequeno lábio pode incomodar muito.

Dificuldade para fazer higiene e ter relações sexuais, andar de bicicleta e até vestir uma roupa mais justa são atividades que podem trazer dor, desconforto e constrangimento para a mulher.

Por isso, a ninfoplastia, cirurgia que trata essa característica, tem sido muito executada.

 

“A minha região da pube é muito gordinha e/ou caída, faz volume e marca nas roupas de ginástica, não consigo usar um maiô ou biquini”

O acúmulo de gordura na pube ou um degrau na transição da pube para o abdome gera esse tipo de desconforto.

Pode acontecer pelo ganho ou variações de peso, fatores constitucionais ou mesmo por conta de uma cicatriz de cesárea mais funda.

Nesses casos, geralmente uma pequena lipoaspiração resolve.

O que é preciso avaliar, é a contribuição de um eventual excesso de pele do abdome no prejuízo da estética do pube, para assim determinarmos qual o procedimento mais indicado.

 

“Os grandes lábios ficaram murchos e enrugados”

Queixa frequente também, a falta de preenchimento dos grandes lábios traz um aspecto envelhecido para a vulva.

Na grande maioria das pacientes, um enxerto de gordura na região resolve ou atenua esta característica.


Mesmo sendo assunto tratado cada vez com mais naturalidade, procedimentos na vulva muitas vezes ainda são feitos secundariamente – como um “já que”.

As mulheres passam por avaliação por qualquer outro motivo, e lá no finalzinho da consulta criam coragem e falam: “Ah, já que estou aqui, tem mais uma coisa que me incomoda, posso te mostrar?”.

Isso é válido, mas saiba que você não precisa estar disposta a fazer uma cirurgia maior para pensar em melhorar algo que te incomoda nessa região.

Aliás, esses procedimentos podem ser feitos isoladamente, em regime ambulatorial e com recuperação tranquila.

Em muitos casos, esse tipo de cirurgia pode ser libertadora, além de ser segura, eficaz.


Por fim, se gostou desse post sobre cirurgia plástica na região intima da Dra. Larissa, aproveite para ler também: “Como uma cirurgia de mama pode interferir com a amamentação”.


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico ou especialista altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

SOBRE A DRA. LARISSA SUMODJO (CRM124749-SP)

Instagram: @DraLarissaSumodjo

Mãe de dois, é médica Cirurgiã Plástica pela Universidade Federal de São Paulo, e em constante busca de propagar a cirurgia plástica mais consciente!

É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e ainda é chefe de equipe de reconstrução mamária do programa de filantropia do Hospital Sírio Libanês.


A INFORMAÇÃO DISPONÍVEL NESTE SITE NÃO SUBSTITUI O PARECER DE UM MÉDICO PROFISSIONAL. SEMPRE CONSULTE O SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER ASSUNTO RELATIVO À SUA SAÚDE, À SAÚDE DOS SEUS FILHOS E FAMILIARES E AOS SEUS TRATAMENTOS E MEDICAMENTOS.

Crédito: Cortesia de Matthias Cooper

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Prevenção: a chave para uma boa saúde da criança

As vacinas salvam a vida de 3 milhões de pessoas a cada ano.1 Então, para reforçar a importância de...

3 Médicos opinam sobre a polêmica em torno das vacinas

  Olá! Nos dias de hoje, cada vez mais, tenho observado mães que não querem e se recusam a dar vacinas...

10 recursos FREE para ajudar seu filho a aprender inglês!

Hoje trouxemos um post incrível com 10 recursos gratuitos para ajudar seu filho a aprender inglês! Time to learn!...

Será que meu filho escuta bem? – por Dra. Camila Di Ninno

  Olá, moms! Tudo bem com vocês? É sempre muito importante ficar atenta à audição dos pequenos, pois existem diversos fatores que...