quarta-feira, 10 setembro, 2025

Seu filho tem reações alérgicas a picadas? – por Dra. Juliana Macéa

 

Oi, meninas!!

 

Hoje é dia da nossa dermatologista Dra. Juliana Mácea, esclarecer dúvidas e contar um pouco dos casos mais comuns que passam em seu consultório!

 

Identifiquei-me muito com o tema de hoje que fala sobre alergias a picadas de insetos. O José, meu filho, é super alérgico e fica com bolas enormes pelo corpo quando é picado por mosquitos e sei que isso é bem normal em bebês e crianças pequenas! Tenho certeza de que o texto também será útil para vocês, pois ele traz ótimas informações !

 Mil Bjsss

 

 

mosquito1

 

 

………………………………………………………………………………………………………………….

 

 

O verão é uma época deliciosa para os pequenos, mas infelizmente não traz só coisas boas. Com as altas temperaturas e umidade, cresce muito a incidência de mosquitos e quem tem filhos pequenos sabe o quanto isso é desagradável.

 

Uma doença muito comum na infância é o chamado “estrófulo”. O estrófulo é uma reação alérgica a picadas de inseto. Basta uma única picada para desencadear o quadro. É mais frequente em crianças com tendência a outras alergias como rinite e bronquite. Além da lesão que se forma no local da picada, o organismo acaba gerando inúmeras lesões que parecem outras picadas. São placas avermelhadas, inchadas e às vezes com pequena vesícula no centro que evolui para uma ”casquinha”. Muitas mães ficam assustadas quando se deparam com a grande quantidade de lesões! O estrófulo incomoda as crianças, pois coça bastante.

 

 

picada2

picada

 

 

Como evitar e tratar?

 

Para evitar as picadas de mosquitos vale tudo desde mosquiteiros em cima do berço até os repelentes, lembrando da importância de checar a partir de que idade o produto pode ser utilizado. As loções antimosquitos costumam ser liberadas a partir de 6 meses e repelentes mais fortes a partir de 2 anos.

 

Já  para o tratamento, costuma ser necessário o uso de antialérgicos puros ou em associação a corticoide por boca, visto que reação é sistêmica. Pomadas com antibiótico podem ser necessárias quando a criança coça muito as lesões para evitar uma infecção bacteriana secundária.

 

 

7077.proteger-mosquitos.jpg-550x0

 

 

Espero ter ajudado!

 

Um abraço,

Juliana Macéa

 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

9 COMENTÁRIOS

  1. meu filho está com este sintomas, bolha avermelhada e umas como se fosse bolha de água;localizada entre os braços as pernas. Ele coça e muitas das vezem até sangrar as bolhas se transforma em feridas com cascão. Gostaria de adquirir mais informações de como cuida e trata meu filho. Muito obrigado pelas dicas no site

  2. minha filha tem isso mas mesmo quando sara das picadas é normal…..??????
    tipo elas tem essas manchas mas e meio q direto e coÇa bastante!!!!!!!oque faÇO???W

  3. Meu filho já está com 7 anos, mas apresentou essas alergias quando pequeno. Os estrófulos que apareciam nele eram enormes e levavam de 2 a 3 meses para curar. Fizemos uso de cortisona oral e pomadas de corticoide com antibiótico. O que aprendi com um dermatologista e indico sempre para as mães amigas. Misturar na palma da mão um hidratante neutro (fisiogel ou creme universal baby) com algumas gotas de completo B (beneroc junior) e aplicar na pele do bebê. Essa “misturinha” dá uma proteção de 2 horas e possibilita deixar a criança brincar. Também vale doses de completo B, mas a dosagem deve ser prescita por médicos.

  4. Minha filha é bem alergica tanto q faz uso de um xarope maleato de dexclorfeniramina e uma pomada cremefernegan ajuda mas demora cerca de uma semana ou mais ate secar mas nao descobri qual inseto q pica ela nao é qualquer pernilongo .

  5. inha bebe tem 1 ano e 3 meses e fica com uma bola bem vermelha e fica em volta parece que é uas bolinhas de agua fica bem feio mesmo e ela fica coçando o tempo todo

  6. Ainda estou grávida, mas a notícia me chamou a atenção pois tenho alergia a picadas de inseto desde pequena, e até hoje, a mordida de qualquer inseto se abre em machucados sem que eu sequer coce, e o que tem melhorado e muito a minha situação é uma vacina oral que a dermatologista dos meus sobrinhos receitou pra eles, e eu procurei um para saber se podia fazer uso, e se tinha dose para a minha faixa etária, e fiquei muito feliz em saber que tem. Então gostaria de compartilhar com as mães do blog o nome dessa vacina: Insetivac, procurem saber se o filho de vocês podem usar, pois o meu sofrimento com as picadas de inseto cada dia é menor.

  7. Muito legal! Moro em Recife e meu filho sempre sofre com esse tipo de lesão. A dermatologista tratou isso de uma forma bem esclarecedora. Mas ela poderia também dar dicas de algumas pomadas que podemos encontrar com mais facilidade em drogarias. Ás vezes fico sem saber o que usar, pois meu filho coça bastante quando um mosquito morde ele e fica com a pele bastante machucada. Então essa seria uma boa dica para as Mamães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Quer ganhar uma jóia no dia das mães?

  Oi, meninas! Tudo bem?   Nosso dia está chegando e uma jóia de presente seria muito bem-vinda, não é mesmo? Pensando...

8 coisas que você vai se esquecer quando seu bebê não for mais bebê

  Olá, mamães! Tudo bem? Quando nos tornamos mães, nossa vida muda completamente e por alguns momentos pensamos que nunca mais teremos...

Cuidados no desenvolvimento de irmãos gêmeos – por Carla Poppa

  Olá, moms! Tudo bem? No post de hoje, a nossa querida colunista e psicóloga, Carla Poppa, que é doutora em desenvolvimento...

Agressividade no contexto escolar – por Daniela Nogueira

  Olá, moms! Tudo bem com vocês? Hoje, a nossa queridíssima colunista e psicóloga, Daniela Nogueira, vai falar um pouco sobre um...