Seu filho tem reações alérgicas a picadas? – por Dra. Juliana Macéa

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas23/11/13 By: Juliana Macéa
(9) Comentários

 

Oi, meninas!!

 

Hoje é dia da nossa dermatologista Dra. Juliana Mácea, esclarecer dúvidas e contar um pouco dos casos mais comuns que passam em seu consultório!

 

Identifiquei-me muito com o tema de hoje que fala sobre alergias a picadas de insetos. O José, meu filho, é super alérgico e fica com bolas enormes pelo corpo quando é picado por mosquitos e sei que isso é bem normal em bebês e crianças pequenas! Tenho certeza de que o texto também será útil para vocês, pois ele traz ótimas informações !

 Mil Bjsss

 

 

mosquito1

 

 

………………………………………………………………………………………………………………….

 

 

O verão é uma época deliciosa para os pequenos, mas infelizmente não traz só coisas boas. Com as altas temperaturas e umidade, cresce muito a incidência de mosquitos e quem tem filhos pequenos sabe o quanto isso é desagradável.

 

Uma doença muito comum na infância é o chamado “estrófulo”. O estrófulo é uma reação alérgica a picadas de inseto. Basta uma única picada para desencadear o quadro. É mais frequente em crianças com tendência a outras alergias como rinite e bronquite. Além da lesão que se forma no local da picada, o organismo acaba gerando inúmeras lesões que parecem outras picadas. São placas avermelhadas, inchadas e às vezes com pequena vesícula no centro que evolui para uma ”casquinha”. Muitas mães ficam assustadas quando se deparam com a grande quantidade de lesões! O estrófulo incomoda as crianças, pois coça bastante.

 

 

picada2

picada

 

 

Como evitar e tratar?

 

Para evitar as picadas de mosquitos vale tudo desde mosquiteiros em cima do berço até os repelentes, lembrando da importância de checar a partir de que idade o produto pode ser utilizado. As loções antimosquitos costumam ser liberadas a partir de 6 meses e repelentes mais fortes a partir de 2 anos.

 

Já  para o tratamento, costuma ser necessário o uso de antialérgicos puros ou em associação a corticoide por boca, visto que reação é sistêmica. Pomadas com antibiótico podem ser necessárias quando a criança coça muito as lesões para evitar uma infecção bacteriana secundária.

 

 

7077.proteger-mosquitos.jpg-550x0

 

 

Espero ter ajudado!

 

Um abraço,

Juliana Macéa

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentários:Seu filho tem reações alérgicas a picadas? – por Dra. Juliana Macéa
  1. Avatar
    Dannuza

    Muito legal! Moro em Recife e meu filho sempre sofre com esse tipo de lesão. A dermatologista tratou isso de uma forma bem esclarecedora. Mas ela poderia também dar dicas de algumas pomadas que podemos encontrar com mais facilidade em drogarias. Ás vezes fico sem saber o que usar, pois meu filho coça bastante quando um mosquito morde ele e fica com a pele bastante machucada. Então essa seria uma boa dica para as Mamães.

  2. Avatar
    Alice

    Ainda estou grávida, mas a notícia me chamou a atenção pois tenho alergia a picadas de inseto desde pequena, e até hoje, a mordida de qualquer inseto se abre em machucados sem que eu sequer coce, e o que tem melhorado e muito a minha situação é uma vacina oral que a dermatologista dos meus sobrinhos receitou pra eles, e eu procurei um para saber se podia fazer uso, e se tinha dose para a minha faixa etária, e fiquei muito feliz em saber que tem. Então gostaria de compartilhar com as mães do blog o nome dessa vacina: Insetivac, procurem saber se o filho de vocês podem usar, pois o meu sofrimento com as picadas de inseto cada dia é menor.

  3. Avatar
    Andréa Eusebio Cecilio

    inha bebe tem 1 ano e 3 meses e fica com uma bola bem vermelha e fica em volta parece que é uas bolinhas de agua fica bem feio mesmo e ela fica coçando o tempo todo

  4. Avatar
    emanuella

    Meu bebe esta com algumas manchas sempre estar com a boca irritada do tem 6 messes o que fazer

  5. Avatar
    Adriana

    Olá ,tenho uma adolescente que tem muitas manchas nas pernas por causa de picadas de pernilongos…o que fazer?

  6. Avatar
    carol

    Minha filha é bem alergica tanto q faz uso de um xarope maleato de dexclorfeniramina e uma pomada cremefernegan ajuda mas demora cerca de uma semana ou mais ate secar mas nao descobri qual inseto q pica ela nao é qualquer pernilongo .

  7. Avatar
    Simone

    Meu filho já está com 7 anos, mas apresentou essas alergias quando pequeno. Os estrófulos que apareciam nele eram enormes e levavam de 2 a 3 meses para curar. Fizemos uso de cortisona oral e pomadas de corticoide com antibiótico. O que aprendi com um dermatologista e indico sempre para as mães amigas. Misturar na palma da mão um hidratante neutro (fisiogel ou creme universal baby) com algumas gotas de completo B (beneroc junior) e aplicar na pele do bebê. Essa “misturinha” dá uma proteção de 2 horas e possibilita deixar a criança brincar. Também vale doses de completo B, mas a dosagem deve ser prescita por médicos.

  8. Avatar
    juliana rodrigues

    minha filha tem isso mas mesmo quando sara das picadas é normal…..??????
    tipo elas tem essas manchas mas e meio q direto e coÇa bastante!!!!!!!oque faÇO???W

  9. Avatar
    klécio

    meu filho está com este sintomas, bolha avermelhada e umas como se fosse bolha de água;localizada entre os braços as pernas. Ele coça e muitas das vezem até sangrar as bolhas se transforma em feridas com cascão. Gostaria de adquirir mais informações de como cuida e trata meu filho. Muito obrigado pelas dicas no site

X Leia também: