Seu bebê fica chatinho quando os dentinhos estão nascendo?

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas10/01/19 By: Renata Pires
(11) Comentários

 

Olá, meninas!

Quando os dentinhos dos gêmeos estavam para nascer, eles sempre ficavam chatinhos e com sintomas que me deixavam na dúvida se era algum tipo de virose, ou se era realmente a chegada dos dentes. Outra incerteza que eu tinha era sobre o que fazer para aliviar o incômodo dos meus filhotes!

Para nos ajudar a esclarecer essas dúvidas, a queridíssima Dra. Paola Racy  – que já escreveu sobre como cuidar dos dentes dos nossos filhos (AQUI), sobre o mal da utilização de chupetas e dedo na boca (AQUI) e sobre o bruxismo em crianças (AQUI) – nos contará hoje sobre o que fazer quando os dentinhos estão chegando.

Espero que as dicas ajudem vocês e os pequenos!

Mil Bjsss

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Paola e sua filha Catarina

dentista2

 

Os dentinhos de leite começam a erupcionar por volta dos 6 meses de idade (mas não se preocupem se eles vierem mais tarde, o que é super comum) e inevitavelmente o bebê vai ficar mais chatinho, chorar por qualquer coisa, pode ter diarréia e até ficar febril (37,5ºC). Lembrem-se de que até os 2 anos de idade irão erupcionar 20 dentinhos!!! Então, estejam preparadas!

 

dentista3

 

Seguem algumas dicas para amenizar o sofrimento dos pequerruchos:

1) Sempre massageie as gengivas de seu bebê

Existem mordedores de todos os tipos e modelos, deixe vários ao alcance dele e veja qual a preferência. Existem alguns que contém água dentro e podem ficar na geladeira e, assim, geladinhos, ajudam a acalmar a gengiva que está inflamada.

E cuidado ao massagear as gengivas com suas mãos (que devem estar bem lavadas), pois quando já existem alguns dentinhos a mordida pode ser bem dolorida. Eu mesma já levei algumas mordidas da minha filha Catarina, dói muito mesmo!

 

dentista4

 

2) Utilize pomadas anestésicas

Pomadas do tipo NeneDent (3 vezes por dia, após as refeições e antes de dormir, aplicar com os dedos limpos, massageando a região) ou a Camomilina C (um fitoterápico que também acalma, deve ser colocado um comprimido aberto na mamadeira antes de dormir) ajudam muito a aliviar as dores do bebê na chegada dos dentinhos.

 

dentista1

 

3) Tente distrair a criança

Apresente objetos ou livros que ela goste, cante canções, assopre sua barriga, faça ela rir, use a imaginação! E, respire… Essa fase vai passar!

 

dentista5

 

4) Em último caso, apelar para o bom amigo Tylenol (Paracetamol)

O medicamento vai reduzir o desconforto da dor, mas sempre o use com a orientação conjunta de seu pediatra. O pediatra da minha filha, o Dr. Claudio Len (www.clinicalen.com.br) sempre me passa as dosagens corretas para qualquer sufoco. Particularmente, eu não usei nenhum analgésico para a Catarina que já tem 11 dentinhos!

Espero ter ajudado um pouco as leitoras(es)!

Muitos beijos e obrigada,

Paola

(www. clinicademicheli.com.br)

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Comentários:Seu bebê fica chatinho quando os dentinhos estão nascendo?
  1. Debora Gaudencio

    Quando o dentinho da Gabi nasceu aos 6 meses, não notei muita diferença no comportamento, mas dava a Camomilina C no suquinho de laranja… Já o Lucas, só veio aparecer dente agora, com 1 ano e 2 meses, eu já estava achando que tinha algum problema…está com um dentinho só e percebi que passou a evacuar mais vezes… bjos

    • Renata

      Nossa Dé, para a gente ver como cada filho é um, né?? Em um os dentinhos começaram a sair com 6 meses e no outro com 1 ano e 2! Os meus também tiveram diferença de tempo, mesmo sendo gêmeos!!! Mil Bjss e obrigada por nos contar!!!

  2. Patricia

    Excelentes dicas para nós mães que ficamos preocupadas com os nossos pequenos e muitas vezes não sabemos que a febre ou desconforto pode ser da chegada dos dentes, obrigada!

    • Renata

      Oi Patty!! A Dra. Paola só nos dá excelentes dicas, né?! Eu ficava bem preocupada e tinha várias dúvidas a respeito!!! Mil Bjsss

  3. Juliana

    Adorei as dicas da Dra. Paola. Muito bom saber disto exatamente agora, Rodrigo com 4m e meio e já começa a babar bastante, colocar os dedos na boca, morder muita coisa, coçar gengiva…acredito que seja o inicio deste processo de dentinhos. Bjs

    • Renata

      Juuu! Você já está começando a sentir essa fase né? Importante saber os sintomas e o que pode usar no seu filho com segurança!!! Com certeza esse post te ajudará bastante daqui a pouquinho!!!!! Mil Bjsss

  4. Estefany

    Sou odontopediatria! E NUNCA usem anestésicos!!! Pomadas.. Sao tóxicos e ineficientes!

    • Renata

      Obrigada pela dica Estefany! Bom saber! Mil Bjss

  5. Mariana

    Estou nessa fase,meu bebe esta com 7 meses e esta com todos os sintomas,chora pra tudo,baba bastante,a mao e os brinquedinhos nao saem da boca,e esta evacuando bastante!fase difícil,tem que ter muita paciência e calma..mas nada que supere a ansiedade de ver o dentinho dele!! Hehe

    • Renata

      Oi Mari! Realmente tem que ter paciência e você vai ver, como tudo passa rápido!! Aproveite mesmo a fase “chatinha” dele e dê muito amor e carinho, que sempre ajuda, né? Mil Bjsss

  6. Dannyllo

    Obg isso me ajudou mt

X Leia também: