Chupeta e dedo: afinal, que mal faz?

De Mãe para Mãe03/10/12 By: Renata Pires
(22) Comentários

 

 

Meninas, a querida e lindíssima Dra. Paola, que já nos deu informações de como cuidar dos dentes dos nosso filhos (vejam aqui),  hoje vai nos contar como tirar o hábito de nossos filhos de chupar chupeta e dedo, além de nos explicar todos os porquês!

 

Os meus dois filhos usam chupetas desde que nasceram. Pelo fato de terem sido prematuros, as chupetas ajudavam eles a aprenderem a sugar! Portanto, essas dicas são muito importantes para mim e para muitas mães, já que 42,6% dos bebês de até 12 meses as usam.

 

Espero que vocês gostem!

Mil Bjsss

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Paola e sua filha Catarina

 

Palavras da dentista:

Todos os bebês têm um instinto muito forte de sobrevivência, e a sucção está diretamente relacionada à este instinto, devido a necessidade de se alimentar. Portanto, essa necessidade de sugar deveria ser suprida apenas com a AMAMENTAÇÃO no seio da mãe, o que seria o IDEAL até o 6º mês, quando se inicia a alimentação por comida pastosa!!!

 

 

Mas não é o que acontece na maior parte dos casos, pois o hábito de sugar também provoca uma sensação de conforto e prazer muito grande para os bebês, além de acalmá-los. Chupar chupeta, dedo ou tomar mamadeira são considerados hábitos deletérios e devem ser removidos de forma gradativa. Hábitos deletérios correspondem a funções bucais incorretas, constituindo-se em possíveis fatores etiológicos de desordens da oclusão ou alterações do padrão de crescimento facial normal.

 

 

Para que o seu bebê não sofra essas consequências indesejáveis, seguem algumas dicas importantes:

 

1) Utilizar chupetas e mamadeiras com bico anatômico e tamanho e formato proporcional a face do bebê.

 

 

2) Tentar usar a chupeta apenas quando necessário, não deixar o bebê o dia todo com ela, assim o vício não será tão grande e a retirada não tão difícil!!!

 

 

3) Remover o hábito até o 2º ano de vida.

 

 

A remoção pode ser em alguns casos muito difícil e merece MUITA atenção dos pais!!! Quando a criança é levada a desejar interrompê-lo, fica muito mais fácil a retirada. Pais e profissionais devem aconselhar e motivar as crianças de forma construtiva, por meio de diálogos, filmes, fotografias, modelos etc. Frases como “você fica muito mais bonito sem a chupeta”, são mais eficazes do que repreensões, punições ou humilhações como “tire o dedo da boca”, ou “você vai ficar horrível se continuar com essa chupeta!”,  que podem trazer frustrações futuras e raiva na criança.

 

A criança deve entender que está crescendo, que já não é mais um bebê, e que deve cuidar para que sua boca não se deforme e que seu sorriso seja bonito.

 

Dedo é pior que chupeta sim!!!! Chupar o dedo ou lábios, são estruturas do próprio bebê, por isso é mais difícil a retirada além de causar deformações mais severas nos ossos maxilares.

 

No  caso da sucção digital, deve-se oferecer atividades lúdicas e que estimulem o uso das mãos, de modo que distraindo-se com outras atividades, a remoção do hábito seja saudável e gradativa. Muitas vezes, é necessário ajuda de um terapeuta que possa conversar com a criança explicando os prejuízos causados por essa prática e estabelecer com ela metas a serem alcançadas.

 

 

O reforço sempre é dado de forma positiva, elogiando os sucessos obtidos e não apontando os fracassos. É de suma importância que os pais da criança estejam absolutamente convencidos de que o mau hábito deve ser interrompido!

 

Acrescento que minha filha Catarina de 8 meses adora uma chupeta!!!!

 

 

Espero ter ajudado!!!

Beijos!!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 Comentários:Chupeta e dedo: afinal, que mal faz?
  1. Avatar
    Andrea

    Muito interessante. Este blog está muito instrutivo para a mom-to be aqui. Parabéns meninas!!!!

    • Avatar
      Renata

      Que bom Dé!!! Obrigada vc por acessar o blog sempre!!! Mil Bjss

  2. Avatar
    Suzana

    adorei o artigo. meu filho tem 1 ano e tambem usa chupeta, mas somente para dormir. tirar a chupeta com certeza eh um desafio a qual todas passaremos. so uma duvida vejo algumas criancas de 2 – 3 anos com chupeta e ja com os dentes tortinhos, tem concerto sem aparelho? volta sozinho?
    obrigada

    Suzana

  3. Avatar
    Paola

    Suzana!!! Obrigada pela pergunta!!!
    Graças a Ortodontia podemos corrigir toda e qualquer maloclusao causada ou nao por habitos inadequados.
    Algumas vezes a mordida aberta pode se fechar simplesmente removendo o mau-habito, sem aparelho nenhum!!! Outras vezes se faz necessario o uso de aparelhos. O importante eh diagnosticar precocemente a maloclusao para trata-la, com o uso de pistas ( a partir do 2o ano), com aparelhos removiveis ou ortopedicos (a partir de 5 anos). Ou entao deixar para tratar com aparelhos fixos (a partir de aproximadamente 11 anos). Se nao for tratada enquanto o paciente apresenta crescimento, em algumas maloclusoes o paciente adulto precisara ser tratado com cirurgia ortognatica. Portanto nao deixem de avaliar a situaçao ortodontica de seu filho (a) enquanto criança!!! Lembrando que sempre o melhor eh prevenir do que remediar!!!

    • Avatar
      Marianna

      Vale lembrar também que, às vezes, o uso prolongado das chupetas (ou o sugar dos dedos) não interfere apenas no desenvolvimento das estruturas ósseas e dentárias, mas também em toda a musculatura do sistema. A mordida com essa abertura na frente propicia a anteriozação da língua, podendo gerar alterações de deglutição, de fala etc. Com tratamento fonoaudiológico, também podemos “corrigir” tais alterações, mas como dito acima: o melhor é a prevenção sempre! Beijos

  4. Avatar
    Patricia

    Dra Paola, super interessante e muito útil para todas nós, obrigada pelas informações!

    • Avatar
      Renata

      Obrigada Paty!!! Realmente as dicas da Dra paola são MUITO relevantes para todas nós!!! Mil Bjsss

  5. Avatar
    Gabriela Fernandes

    Pa, adorei!!!! super dica, bjssss

    • Avatar
      Renata

      Oi Gabi!!! Que bom vc por aqui!! Mil Bjssss

  6. Avatar
    Larissa Maria Jobbagy

    Oi, adorei estes posts, parabens, meu filho tem seis nos e chupa dedo e tem bruxismo, seria consequencia do problema respiratorio dele?

  7. Avatar
    JULIANA IUNES

    Adorei o assunto, tenho um bebê que vai fazer 4 meses não quis dar chupeta, agora ela começou a chupar o polegar o que devo fazer não queria oferecer chupeta e nem que ela chupasse dedo, tem alguma alternativa?

    • Avatar
      Juliana

      Oi Ju,sugiro que vc pergunte ao seu pediatra pois não temos conhecimento técnico, mas na minha opinião é muito melhor chupar chupeta do que o dedo. O bebê tem a necessidade de sucção quando pequeno e a chupeta poderá ser retirada quando você quiser, já o dedo será bem mais difícil. Beijos

    • Avatar
      Renata

      Oi Ju! Vou pedir para a Dra.Paola responder para vc, ok? Acho que ela pode te dar uma alternativa melhor e mais apropriada!! 😉 Mil Bjss

  8. Avatar
    JULIANA IUNES

    Ok. Esse assunto ainda é muito controverso, estou pesquisando muito sobre esse assunto, encontrei esse artigo que achei interessante…http://www.slingando.com/index.php/chupeta-dedo-peito.html

  9. Avatar
    Priscila

    E o que fazer quando o bebe nao quer chupeta nem dedo mad usa o peito como chupeta?

  10. Avatar
    Lumma

    Poxa, adorei esta publicação!
    Os chatos de plantão amam reclamar que meu filho usa chupeta, mas não entendem que usa o modelo recomendado pela dentista e que sim, dei chupeta porque desde a minha barriga ele chupava dedo, troquei um hábito horrível com um que poderei tirar.
    Porém, achava que chupeta era tirada aos 03 anos, meu filho tem 1 ano e meio e não sei como seria tirar tão cedo.
    Meu plano é desfraldar e quando ele entender tirar a chupeta, não sei se estou certa…

    • Avatar
      Rosana Claussen

      Finalmente algo sensato sobre chupeta X dedo! Vejo coisas ridículas na Internet, tipo, a criança ficar torta pq chupa chupeta! Ah… Me poupe! Sou defensora da chupeta sim! Chupei chupeta até 4 anos, mamei no peito quase 1 ano, tenho arcada perfeita e boa dicção. Sou contra chupar dedo, pois o dedo, por ser firme, afeta muito a arcada, e é dificílimo de ser retirado, por motivos óbvios. Já a chupeta, usada da maneira correta, acalma a criança! A criança, de uma forma ou outra, irá saciar o instinto de sugar, ou na chupeta, ou no peito incessantemente, ou ainda, sentindo uma agonia que ela não consegue acalmar, extravasando numa “chatice” sem fundamento. Por isso penso que o nome “pacifier” é perfeito! A chupeta pacifica qdo necessário…

  11. Avatar
    lilian

    Oi, minha filha completou 5 anos e ainda não consegui convence-la a parrarvde chupar dedo.

  12. Avatar
    Viviane

    Meu filho chupa o dedo desde a barriga ja tentei algumas alternativas, mas nada deu certo, gostaria de um comentário mais amplo para essa questão do dedo.

    Obrigada!

  13. Avatar
    Gislaine

    Meu filho nunca pegou mamadeira, chupeta ou dedo acho lindo bb d chupeta . Só q nunca entendi e sempre incentivei

  14. Avatar
    Hellena Gabrielly

    Tenho uma filha de 1e 6 ela chupa dedo jha fiz de tudo pra tira comprei ate uma chupera pra ela mais ela não que deixa vc acham que ta na Hora de leva ela em um terapeuta obrigada tais mãe

  15. Avatar
    Cilene

    ‘Chupeta x dedo’ é um assunto polêmico.
    Tenho um bebê de 5 meses, amamentação exclusiva, que não chupa chupeta e coloca dedos/ mãos na boca desde os 2 meses.
    Acho importante que as mães saibam mais sobre a fase oral do bebê, a qual deve ser respeitada.
    O bebê não deve ser repreendido porque chupa as mãos, os dedos, leva objetos à boca.
    Levar as mãos e/ou os dedos à boca não quer dizer que o bebê possui um hábito deletério (não natural e sem função). Isso é normal!
    Não concordo com o conselho ‘dê a chupeta para que não chupe o dedo’ (o texto do blog não diz isso, mas é um conselho comum entre as pessoas que querem orientar a nova mãe). Cada família decide se a chupeta será aliada ou se não quer bicos artificiais.
    O ideal é mater o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, evitar bicos artificiais e não se preocupar se o seu bebê leva tudo à boca (lembrem da fase oral).
    Se usar mamadeira, a chupeta pode ser necessária. Porém, o uso deve ser controlado (para dormir).
    A ideia de que chupeta ortodôntica não faz mal aos dentes é equivocada.
    Chupar dedo ou chupeta são hábitos deletérios e as consequências dependem da intensidade, frequência e duração.

X Leia também: