Olá!
Outro dia uma mãe me questionou sobre o momento em que devemos nos preocupar quando a criança sofre alguma queda ou bate a cabeça. Quais são os sintomas de que algo grave está acontecendo? Quando devemos ir para o hospital?
Para esclarecer essas dúvidas, pedi ao nosso colunista, o pediatra Dr. Jairo Len, para escrever sobre esse tipo de acidente que acontece tanto com as crianças.
Espero que ajude!
Mil Bjsss
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………
TRAUMATISMO CRANIANO – Cuidados e Condutas Iniciais
A maioria das quedas não requer nenhuma conduta médica e a ideia aqui não é fazer um tutorial de rotinas em traumatismo, mas sim acalmar (ou não) os pais que, invariavelmente, ficam extremamente procupados com a situação.
O que devemos nos preocupar a cada tipo de tombo ou batida?
1) Traumatismos leves ou quedas da própria altura
Exemplos: Aqueles em que a criança estava sentada e caiu para trás, estava andando, caiu ou tropeçou e bateu no batente da porta, caiu do sofá ou da cama dos pais (60 cm) para o chão, mesmo de cabeça. Estas quedas não trazem risco intracerebral. O risco aí são os cortes. Claro que, havendo cortes, uma avaliação sobre a necessidade de suturar ou não deve ser feita. Mas não há risco de hemorragia intracraniana. As crianças muitas vezes vomitam em seguida, mas isso tem relação com o susto, o choro e a labirintite traumática.
O mesmo raciocínio vale para quando pequenos objetos caem na criança (ou na cabeça), como um brinquedo, uma babá eletrônica, um celular. Nestes casos a preocupação é só com o hematoma, sem riscos intracranianos.
A compressa de gelo é sempre indicada para todos estes casos.
2) Quedas de média altura (70 cm ou mais) ou em pouco movimento
Exemplos: Queda do colo dos pais, do cadeirão, do trocador, da bicicleta, da mureta, batidas de cabeça, de frente, entre duas crianças correndo, de camas muito altas.
Separamos em dois:
– Crianças abaixo de um ano de idade e que bateram a cabeça (rosto, queixo, cabeça): uma avaliação médica é necessária, pois nessa faixa etária existe maior risco de fraturas ósseas. Nunca vi um problema intracraniano (hemorragia), mas já vi algumas fraturas – nasais, mandibulares, cranianas.
– Para os maiores de um ano, basta “observação”.
O que é “observação”, no caso de traumatismo craniano?
– O importante é que, passado o choro, o sono que o stress causa e os eventuais vômitos imediatos, a criança fique bem.
– Não pode, após uma hora (e até 24 horas) começar a vomitar.
– Pode dormir, não há problemas, principalmente se é o horário normal de dormir. Mas os pais devem ver, a cada 3 horas, se a criança não está “desmaiada”, “inconsciente”. Para isso, não é necessário despertá-la. Basta chegar perto da cama, movimentar um pouco, virar seu filho de lado. As crianças sempre se ajeitam, reclamam, mudam de posição… Nestes casos, tudo bem. Porém, se alguém (adulto ou criança) estiver inconsciente, não esboçará nenhuma reação e isso é um detalhe importante. Ou, por exemplo, se notar que seu filho, após um traumatismo, está extremamente sonolento durante o dia, falando arrastado, ou apresentando perda de memória, faz-se necessário uma avaliação neurológica, mesmo nas quedas moderadas.
3) Quedas e traumatismos mais importantes
Exemplos: quedas do muro, de beliche, acidentes automobilísticos, queda de objeto pesado sobre a cabeça (um caso recente? A trave de futebol do clube caiu na cabeça do goleirão de 12 anos de idade). Nestes casos a avaliação médica e radiológica é fundamental. Independentemente de haver vômitos, sonolência etc, sempre será necessária uma tomografia ou ressonância magnética.
Um último detalhe: em relação aos cortes e suturas, uma avaliação médica é sempre importante, principalmente nos cortes mais profundos. Se estiver viajando, a 1, 2 ou 3 horas de um centro médico bom, vale a pena se deslocar. Se estiver numa cidade do interior, pergunte se há um cirurgião plástico para fazer a sutura. Uma sutura, após 12 horas, não pode mais ser refeita.
E, em todos os casos acima, consulte sempre o seu pediatra antes de decidir qual conduta deve tomar.
Boa tarde!
Meu filho de 1 ano,escorregou e bateu com a parte de trás da cabeça .
Após o acontecido ele começou a vomitar ,e a dormir muito!
Isso é normal?
E oque fazer?
Oi Tatiana, quando bate a cabeça é SUPER importante tomar cuidado. Nossa recomendação é sempre levar para ver um médico, principalmente pelos sintomas que está relatando de vômito e muito sono.
Boa tarde.
Minha filha de 1 ano e 5 meses tinha vomitado meia noite e quando foi 1 hora da manhã ela caiu da cama, causou um leve inchaço na testa mas já diminuiu. Agora a tarde as 14:30 ela vomitou, será que seria por causa da queda?
Oi Amanda, tudo bem?! É muito importante observar a criança (e qualquer pessoa) que bata a cabeça. Ideal é SEMPRE procurar um médico de sua confiança ou ir para um pronto atendimento!
Bom dia,
Meu filho de 9 meses estava sentado no chão, levantou apoiando numa porta de madeira, desequilibrou e antes de cair sentado no chão, bateu a testa nessa porta.
Assim q ele bateu a testa, tive a impressão que deu uma leve amassada na testinha dele =( Quase certeza q amassou um pouquinho…. Mas isso foi na hora, em poucos segundos ja voltou ao normal. Porém fiquei preocupado, nunca tinha visto “amassar” assim e voltar no mesmo momento.
Ele chorou um pouco na hora do impacto mas dps ja estava normal…
Devo me preocupar ?
Oi Vinicius, tudo bem!? A gente sempre recomenda que quando uma criança bate a cabeça, é muito importante conversar diretamente com o seu médico e explicar o que aconteceu para ele/ela te orientar da melhor forma. É difícil saber a seriedade da batida, né…mas bater a cabeça é algo para prestar atenção e sempre conversar com o seu médico – mesmo que em um primeiro momento apenas por telefone ou WhatsApp – e ver quais são as orientações corretas, ok? Espero que ele esteja bem! ❤️
Meu filho tem três anos e sete meses. Ele caiu do sofá duas vezes, ficou um pouco mole, depois vou ao normal. Depois caiu de novo, só chorou muito, ficou quase desmaiando e chorando muito e disse que doía muito. Aí vomitou, depois dormiu. Posso deixar dormir?
Oi Lucilene!!! Nossa opinião é sempre procurar um médico de sua confiança ou ir ao pronto-socorro, principalmente se ele bateu a cabeça! Não é legal deixar a criança dormir após bater a cabeça – deve ficar sob observação. Por favor cuidado e procure um médico.
Hoje o meu irmão caiu do balanço, depois foi dormir, acordou vomitando e querendo dormir. Isso e normal?
Oi Daniela, tudo bem!? Nossa recomendação é buscar um médico da sua confiança para avaliar melhor o seu irmão, ok? É importante sempre levar ao médico quando acontece qualquer tipo de trauma, ainda mais na cabeça, ok?
Que matéria necessária! Muito obrigada por compartilhar conosco! Me acalmou. Estarei observando.
Deus abençoe.
Bom dia, minha neta caiu quando estava correndo e bateu o rosto, ficou inchado a bochecha e parte de baixo do olho, a mãe dela não levou ao médico, e já passou quatro dias e ainda inchado o rosto, mas mãe disse que criança está normal sem alterações, mas enfim, fica aguardando desinchar? Estou muito preocupada
Olá Silmara, não somos médicas, mas certamente sugerimos levar sua neta o médico, pois ele saberá qual a melhor forma de cuidar dela! Sempre consulte o seu médico no momento de uma dúvida e pós uma queda da criança. Abs e melhoras para ela!
É perigoso a crianca vomitar após 10 horas do tombo?
Muito obrigada, muito bem explicado.
Meu filho caiu e bateu a cabeça na nuca. Fez um hematoma grande mas não teve náuseas, não ficou sonolento e nem desmaiou. Levei-o na urgência e a médica só fez uns exames locais e teste de reflexo e me disse que neurologicamente nada foi afetado. Agora depois de um mês ele apresentou vômito sem febre e nem diarreia. Será que mesmo depois de um mês possa ter relação com a queda?
legal
Oi meu sobrinho caiu da cama ele te 4 anos a cama uns 70 cm eu acho aquelas bom, e não cortou perto da nuca, mas ele ficou meio lerdo e duas horas depois vomitou, o q eu faço levo ele no médico?
Muito bom
bom dia !
sobre crianças que caem batem a cabeça e logo forma o calombo na testa, e caem novamente machucando no mesmo local e esse calombo fica pontiagudo???
obrigado valeu
Bom dia!
Foi muito util para mim,as informações acima!
Meu filho de dois anos e tres meses,caiu da minha cama a pouco instante.
Devido o fato de a minha cama ser mas alta que o comum,e ter crecido um calombo na testa dele e rocheado me preocupei muito.
Mas após a leitura vou somente observar e ficar atenta.
Adorei a materia.
obrigada pelo esclarecimento. Deus te abençoe.
Muito bom, bem esclarecedor…
Excelente! Muito esclarecedor
Todas as mamães deveriam ler isto. Melhor remediar rápido, do que chorar muito depois!!