Oi, meninas!
Tudo bem?
A alimentação de nossos filhos é um dos assuntos que mais nos preocupa. Em algum momento da vida da criança esse tema se tornará pauta dentro de casa, com certeza! Ou porque o filho está comendo muito ou porque está comendo pouco.
O Olavinho sempre comeu muito bem, mas de um tempo para cá está um pouco enjoadinho e com pouco apetite.
O pediatra dele disse que na fase dos 3 anos a maioria das crianças perde um pouco o apetite e que as mães devem respeitar e não insistir. Ele também disse que essa é a fase em que as mães começam a errar oferecendo qualquer coisa para os filhos comer, pois no desespero de que comam alguma coisa, acabam oferecendo até alimentos não saudáveis. Ele me disse uma frase que me marcou: “Ninguém morre de fome com um prato de comida na frente”…
Eu entendo perfeitamente as mamães que começam a oferecer alternativas quando as crianças não querem comer, pois é horrível perceber como eles comiam tão bem e de repente passam a comer mal.
Para combater esse problema encontrei os 10 maiores erros que as mães cometem na alimentação dos filhos. Vejam se concordam!
1. Dizer sempre sim!
A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana específico em que podemos ser mais liberais.
2. Lanches fora de hora!
O ideal são 6 refeições diárias, e deve-se evitar as beliscadas fora desses horários.
3. Oferecer comida como recompensa!
“Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Essa frase passa a ideia de que tomar sopa não é bom, e que a sobremesa é o máximo.
4. Ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado!
“Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Esse tipo de ensinamento só vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.
5. Brincadeiras na mesa!
Hora de comer é hora de seriedade, evite fazer aviãozinho! Muito mimo é sinônimo de muita manha.
6. Ceder ao primeiro “não gosto disso”!
A criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos experimentar não custa nada.
7. Substituir refeições!
Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira! Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
8. Tornar a ida à lanchonete um programão!
Desse jeito, a comida de casa fica meio sem graça…
9. Servir sempre a mesma comida!
A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes, vai faltar fibras.
10. Dar o exemplo!
Não adianta mandar tomar sucos e beber somente refrigerantes. Crianças observam os pais e dão valor aos exemplos!
Fonte: abeso.org
Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.
Muito obrigada pela dica, nao e’ facil, mas concordo plenamente, vou emplementar com minha pricesinha! bjs
Cuidado com muitas teorias sobre pessoas. Somos diferentes, cada qual com seu cada qual.
Da super certo fazer combinados, sim: quem não come fica fraco, não tem força para brincar, então tem que ficar descansando… Não tem energia para correr, pular, andar de bicicleta, jogar vídeo game, não tem disposição, então se não comer, terá que ficar descansando na cama. Algo errado nisso?
Podemos sim fazer brincadeiras à mesa, a hora da comida deve ser um momento de alegria, prazer e não um momento chato. Claro que ninguém vai ficar pulando na mesa, nem escalando a cadeira, mas fazer aviãozinho, colocar os “amiguinhos” pra comerem junto, etc, é super saudável e ajudará a criança a gostar do momento da refeição. Uma refeição cheia de regras, torna-se muito chata.
Nenhum mal em oferecer uma sobremesa se a criança comer a comida, pode ser algo saudável também, algo que eles gostem. Aqui, o mais amado é uva. Se eles realmente não estiverem com fome ou não gostarem da comida, não vão comer, nem que vc ofereça a melhor sobremesa do universo.
Temos que perceber o que dá certo com nossos filhos, em nossa casa e rotina. As teorias são perfeitamente perfeitas, no papel! Na pratica, tudo muda de figura.
Concordo em não permitir tudo. Nem substituir refeições, nem oferecer as famosas porcarias no lugar da comida, isso só fará com que eles acreditem que, se não comerem o que está sendo oferecido, vão comer outra coisa “mais gostosa” então, tudo bem, não vão ficar com fome!
Meu filho tem 2 anos e 9 meses e está nessa fase difícil pra comer: não consigo de jeito nenhum convencê-lo a experimentar novos alimentos. Ele sempre quer comer a mesma coisa: arroz, caldo de feijão, carne, milho verde refogado, tomate e pepino. Como ele ama macarrão, sempre reforço o molho de tomate com cenoura e outros legumes. Ele foi um bebê bem comilão, rs, amava todas as papinhas que eu fazia. Minha vantagem é que ele gosta muito de frutas e sucos (aqui em casa não entra suco de caixinha nem refrigerante), e come bastante queijo branco e pão. Mas em uma coisa sou bem firme: na hora do almoço e da janta, pode chorar o quanto quiser, mas não substituo a comida por “tetê” de jeito nenhum. No começo dessa fase de comer pouco, eu ficava super nervosa. Agora, já consigo me controlar melhor, e não cedo aos caprichos dele de jeito nenhum!
Gostei muito do que li e deu para entender a minha mais nova ela também está nessa fase de não comer e as vezes eu me perco. Obrigado
voceis estao certo meu filho mais novo esta acima do peso o que devo fazer
Acho que eu não concordo com a parte do que a hora da refeição tem que ser séria.. Aqui em casa todos concordam que desperdiçar comida ou brincar COM ela é um pecado. Fato. Mas para o meu filho comer a gente brinca com o MOMENTO, tem aviãozinho, tem bocão de dinossauro.. eu acho que o importante é ele comer (a comida saudavel, e não ‘porcarias’) e ficar sentados a mesa um olhando a cara do outro tira até o meu apetite, imagine de uma criança de 3 anos! (sim.. tambem esto na dificil luta dos tres anos! hahahaha)
Eu estou é aprendendo a comer com meu filho.
Boa tarde!
Minha filha tem 2 anos e 7 meses. Só quer a “dedeira”, geralmente nem almoça é o maior dos trabalhos para comer alguma coisa que não seja mamadeira. Principalmente, que depois do almoço já pede a dedeira, como não queremos que fique com fome acabamos cedendo, como devo proceder para que ela coma mais alimentos sólidos?
Obrigada.
Lucilene, acho que a primeira coisa a fazer é tirar a mamadeira. Se vc deixar ela se acomoda e realmente não vai querer comer. Ela pensa “pra que comer se tenho a mamadeira que eh melhor e mais fácil?!” Talvez no começo seja difícil porque ela já vem com esse costume ha tempos, mas acredito que uma hora ela vai perceber que já eh grande e que precisa comer como todas as crianças. Nessa idade nem se precisa mais de leite, e a mamadeira acaba deixando a criança sem nutrientes importantes! Por favor, não entenda como critica, apenas comentei para tentar ajudar! Bjs
O não também é sinal de amor! estabeleça horarios para a mamadeira (aqui é só na hora de dormir) e deixe ela te ajudar na cozinha… crianças despertam interesse quando tem contato com os alimentos na hora de prepara-los (fruta legumes, saladas…)
Acho que seu pediatra é o memso que o meu pq ele Di a mesma coisa para mim. Criança nenhuma morre com um prato de comida por perto.
Nossa adorei o post, a alimentação do nosso pequeno Evan traz mtas vezes disputas entre eu e o meu maridinho (odeio críticas) risos…me senti dentro deste post…obrigadao mesmo…este site faz parte da nossa routina desde q Evan nasceu…beijos
Nossa Muito legal esse post amei… Meu bebê tem um ano e come super bem:verduras,frutas e legumes,acho q Sou sortuda rsrs bjks
Muito bom. Sempre penso ser um desafio educar, cuidar de uma criança. Que ótimo que existem conselhos como os seus. Parabéns.
http://www.justrealmoms.com.br/os-10-principais-erros-que-as-maes-comentem-na-alimentacao-dos-filhos/
Olá, adoro tuas dicas, principalmente as de alimentação, gostaria lê post sobre tipos de comida que as crianças mais gostam, COMIDA SAUDÁVEL claro rs
Adorei, a questão do exemplo é amais pura verdade, tenho 2 meninas 3 e 5 anos e desde janeiro ei fiz uma meta de não beber mais refrigerantes elas automaticamente tbm pararam, e amam comer verduras e legumes, tanto q quando vou ao mercado sempre pergunto se querem alguma coisa elas pedem: brócolis,tomatinhos(tomate cereja)azeitonas e suco….
Meus gêmeos de 9 anos sempre comeram bem e de tudo. Agora tenho uma de 1 ano que SÓ come se ela mesma levar o alimento à boca. Ou seja, assim fica difícil…rs…nunca dou mamadeira para substituir refeição salvo se estivermos numa viagem ou passeio que dificulte a alimentação dela, mas não está nada fácil alimenta-la corretamente!
améi espero receber dicas no meu email!!!! obrigada…
PRIS AÍ VAI TUDO SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS A PARTIR DE 1 ANO.
Graças à Deus meus filhos comem sem dar nenhum trabalho,são super saudáveis!
Otimo post!!! Outro dia vi uma materia( não lembro onde!
Minha filha tem 4 anos e só quer comer arroz puro!!
Eu já não sei mais o que fazer.
Todo dia no horário do almoço e da janta é a mesma coisa.
Minha filha vai fazer 4 anos e só come arroz ou macarrão! Já tentei de tudo e tbm já fiz mta coisa errada no desespero pra ela comer algo. Ela não prova coisas novas e não experimenta a comida; o que claro, me deixa frustrada…pq qdo o assunto é a criança “a mãe é sempre a errada”, já fui mto criticada por isso. Já procurei ajuda em diversos pediatras, já fiz mta coisa errada, como: deixar de castigo, oferecer uma comida diferente da que ela rejeitou, dar “recompensas” em forma de sobremesa pra ver se ela come algo e nada funcionou. Ela fala a famosa palavra “eca” e nem prova.
Eu sei que a criança não vai morrer de fome, mas da uma sensação de impotência e de culpa!
Minha filha não almoça comigo pq esta na escolinha, o que dificulta acompanhar, mas o drama de casa se repete lá e com a ajuda das professoras e berçaristas tentamos fazer o correto; porém ela não come! Qdo come é sempre o arroz ou o macarrão!! =/
Como o almoço na escola é cedo (as 11), em casa fazemos a rotina da escolinha, dando a janta as 17horas; com isso não comemos juntos, somente nos finais de semana. Mas mesmo nos finais de semana, almoçando e jantando junto o drama se repete!
Não sei mais o que fazer!
Muito boa a matéria, só sinto pelo título da matéria colocando a mãe como sendo a única responsável, será que não tem pai que alimenta os filhos???
O nome do blog é “Just Real MOMS” “”Apenas mães de verdade,em tradução livre,logo o blog é inicialmente destinado as mães, assim como existem blogs dedicados somente aos pais,e acredito que o motivo seja apenas, porque o blog é pelo ponto de vista de uma mãe, e não de um pai, sendo assim, o titulo do post deve ter relação direta a isso, e é claro que os leitores do blog são em sua maioria Mães. Ela não quis dizer que oa pais não tem relação com alimentação das crianças
Meu filho de 6 anos tem essa mania de dizer que não gosta de um tal alimento sem ao menos provar antes ex: lentilha. Eu negocio com ele, dizendo pra comer uma vez com lentilha e a outa vez sem. E ele sempre acaba comendo de tudo e não pede a segunda vez. Estou fazendo o certo??
Ótimo post, adorei! Minha pequena de 2 anos é boa de boca, rs…Saudável e desde novinha me preocupei demais com a alimentação dela, em oferecer alimento fortes, saudáveis, porque na correria do dia a dia e por estarem em creches ‘esquecemos’ o fator alimento e acabamos oferecendo algo mais prático. Mesmo na correria nunca deixei de fazer a sopinha natural, em ela saber o que está comendo e como sempre com ela e ela adora, acha o máximo e não permito que na minha casa digam na frente dela por exemplo que verdura é ruim, que cebola é ruim, seja o que for, pq senão instiga a criança a não gostar, enfim…Adorei o post e eu tento seguir tudo direitinho.
OI Beatriz, muito obrigada e parabéns pela alimentação da sua filha! Beijão
Muito importante este tema viu Ju!!! Aqui em casa consegui superar os comentários “ai que do” “coitadinho” e seguir o que acho melhor para ele, sem sal, sem açúcar…bastante frutas, legumes, verduras, arroz, feijão…e ele come super bem. Vamos ver agora a partir de 1 aninho como será. Adorei os pontos abordados. Bjs
OI JU, acho muuuuito importante criarmos bons hábitos alimentares para nossos filhos. beijos
Ótimo Post! Alimentação é coisa séria, mas não precisa ser chata. Pode ser divertida, saborosa, prazerosa. Colocar a criança em contato com diversos sabores desde cedo é o grande barato da alimentação. Temperos, aromas e texturas diferentes ajudam na hora de saborear um determinado prato. Comer brócolis apenas no vapor pode ser ruim, mas com azeite de oliva e uma pitadinha de sal pode ser diferente. Despensa e geladeira abastecidas com bons alimentos e um cardápio variado ajudam a criança a criar o hábito de uma boa alimentação. Nada é por acaso. Abraços!
Oi Gisa, concordo com você! Agora é a hora de ensinarmos hábitos saudáveis par as crianças! Obrigada pelo comentário. beijos
Adorei Ju!! Concordo plenamente com tudo que foi dito. Sei que a teoria é bem mais fácil que a prática, mas espero conseguir seguir seus conselhos bjsss
Obrigada, Cecília!