domingo, 7 setembro, 2025

O que você sabe sobre a pedagogia Waldorf?

 

Olá, meninas!

Tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar um pouco sobre a Pedagogia Waldorf, uma metodologia que foi desenvolvida pelo alemão Rudolf Steiner no início do século XX. Entretanto, para que possamos entender melhor toda a filosofia da pedagogia Waldorf, precisamos explicar um pouco o conceito de antroposofia, que também foi desenvolvida por Steiner. Não vamos nos aprofundar muito em toda a explicação de antroposofia, mesmo porque é bem complexo! Mas para as mamães que se interessarem no assunto, a internet oferece diversos materiais sobre o conceito – vale dar uma conferida!

 

rudolf steiner

 

O conceito para entender a antroposofia parte do princípio de que todo o Universo não é composto somente por todo tipo de matéria física, aquilo que podemos realmente tocar e sentir – mas também por um mundo espiritual. Dessa maneira, Rudolf Steiner definiu a antroposofia como “um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do ser humano ao espiritual do universo“. Seguindo essa ideia, o ser humano está sempre em busca de mais conhecimento para chegar cada vez mais perto do autoconhecimento (o que conhecemos de nós mesmos), prezando a individualidade e a liberdade de cada um de nós. Segundo Steiner, a liberdade individual é a maior riqueza do homem. Quanto maior a busca por essa liberdade que é obtida por meio do conhecimento, estamos cada vez mais desprendidos do materialismo.

Por fim, a antroposofia pode ser aplicada em diversas áreas, incluindo a pedagogia – criando então o espaço para o desenvolvimento de toda a Pedagogia Waldorf!

Afinal, como é essa metodologia de ensino?

Uma das principais características da pedagogia Waldorf é o desenvolvimento físico, espiritual, artístico e intelectual dos alunos. Eles procuram dar atenção ao desenvolvimento individual de cada criança, partindo da ideia de que cada uma tem seu ritmo, suas ideias e personalidade. Ao mesmo tempo que é respeitada a individualidade de cada aluno, eles também aprendem a ter uma consciência social melhor, sabendo como viver em grupo e comunidade.

 

kids friends

 

O que ouvimos dizer sobre a pedagogia Waldorf é que ela realmente prepara as crianças para a vida (ao contrário dos métodos de ensino um pouco mais convencionais, que muitas vezes acabam com o único objetivo de preparar jovens para o vestibular). Na filosofia Waldorf também acreditam que o aprender, estudar como conhecemos tradicionalmente não será o bastante para a formação de um ser humano por completo. Justamente por isso que eles incentivam outros métodos, como a expressão artística, que é muito importante e está presente em todos os momentos de aprendizagem. Se outras maneiras de aprendizagem, como a arte, estão presentes no processo educativo da criança, ela pensa com as informações que são passadas, e a partir daí são passados pelos órgãos dos sentidos, o que acaba em vontade de agir – dessa maneira é formado o conhecimento. Com o estímulo de atividades artísticas, onde a criança pode aplicar aquilo que foi aprendido, todo o processo se torna mais completo.

 

pedagogia_waldorf-just_real_moms

 

Existem outras coisas que nos parecem extremamente comuns e que não fazem parte da rotina em uma escola Waldorf, como por exemplo, notas em avaliações como conhecemos ou a repetição de alunos em um ano, caso o desempenho deles esteja abaixo do esperado. Além disso, o Ensino Médio tem 4 anos de duração, um ano a mais do que em escolas convencionais. Realmente interessante pensar em uma escola que tenha ideias tão diferentes, não é mesmo?

Outra informação muito interessante é que existem estudos que comprovam que alunos de escolas Waldorf podem se sair melhor do que a média. Mesmo hoje em dia, temos geralmente uma ideia bem tradicional de escola como a conhecemos: uma sala de aula, com os alunos sentadinhos enquanto o professor dá aula. Pessoalmente, acho muito legal buscar novas maneiras de aprendizado, principalmente valorizando e explorando outras maneiras de educar crianças e conhecer o mundo! Acho que é muito válido repensar no método de ensino que vamos oferecer aos nossos filhos – que é um assunto muito importante a ser considerado pelas mamães e papais!

E vocês, o que acham da ideia de misturar saberes, a dinâmica de uma sala de aula, incorporando a arte no dia a dia dos pequenos?

 

pedagogia_waldorf_2-just_real_moms

 
Beijos!

 

 

Fontes: Sociedade Antroposófica no Brasil, Federação de Escolas Waldorf no Brasil 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

3 COMENTÁRIOS

  1. MEUS FILHOS ESTUDAM EM UMA ESCOLA WALDORF DESDE MUITO PEQUENOS! TENHO UM FILHO QUE ESTA SAINDO DO NONO ANO ESTE ANO DE 2019 E OUTRO QUE ESTA NO QUINTO ANO DA ESCOLA WALDORF RUDOLF LANZ EM AVARÉ SP ONDE MORO. FOI A MELHOR ESCOLHA QUE EU E MEU MARIDO FIZEMOS QUANDO NOS MUDAMOS PARA AVARÉ. O SISTEMA DE ENSINO QUE PRIORIZA E ESTIMULA O PENSAR DA CRIANÇA A LEVA PARA CAMINHOS INIMAGINÁVEIS, SÃO CRIANÇAS AMÁVEIS COM RESPEITO AO PRÓXIMO, RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E QUE SE TORNAM ADULTOS MELHORES! VALE A PENA INVESTIR NESTE SISTEMA DE EDUCAÇÃO! UMA PEDAGOGIA QUE PRIORIZA O SER HUMANO, COISA QUE NOS DIAS DE HOJE NÃO VEMOS MUITO POR AI!!!!!

  2. Não funciona na prática, nem para crianças pequenas. As crianças perdem a noção de disciplina básica para conviver com os colegas, recusam-se a fazer atividades e não exercem o respeito ao outro, estando em uma classe, onde todos têm os mesmos direitos e deveres. Em suma, não há ambiente para a aprendizagem, o que pode complicar ainda mais o aprendizado nos anos posteriores. Apesar de as crianças serem únicas, elas têm fases de desenvolvimento que ocorrem em idades parecidas, o que pode gerar omissão por parte da escola no caso de uma criança que precise de ajuda.

  3. Olá! Estou interessada em conhecer essa pedagogia, pois tenho um netinho que está com 5 anos portador de TEA, e gostaria de saber se essas escolas que praticam essa pedagogia aceita crianças com TEA. Aqui em minha cidade existe uma Escola Waldorf. Sou professora alfabetizadora aposentada e estou preocupada com o desenvolvimento de meu neto. Ele faz acompanhamento com psicólogo, fono e TO. Vem demonstrando avanços significantes. Obigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

25 maneiras de perguntar à seus filhos “Como foi a escola hoje?” e obter respostas!

  Oi, meninas! Esses dias, conversando com uma amiga, ela me perguntou se meus filhos contavam o que havia acontecido na...

Para a mãe com uma criança e um bebê

  Olá! Esses dias li um post maravilhoso escrito pela autora Amber Kuiper, que a grande maioria das mães (que decide...

O que precisamos saber sobre aborto espontâneo

Oi, meninas! Tudo bem? Hoje vou falar de um assunto bem delicado que nunca abordamos aqui no blog: aborto espontâneo. O aborto...

Bianca Zanini, da Petit Pelicano, dá as dicas

Bianca Zanini é mamãe de 2 e fundadora de uma marca linda de moda infantil e moda praia infantil...