Oi, moms,
Adorei o texto que a nossa colunista dermatologista, Dra. Juliana Macea, escreveu! O assunto “protetor solar” é um tema que muito nos preocupa no verão e nas férias das crianças! Existem muitos mitos em torno deste assunto, mas o que é verdade?
Leiam o texto abaixo para esclarecer as dúvidas!
…………………………………………………………………………………………………………………..
Mitos e verdades sobre proteção solar
As férias escolares chegaram e, com isso, nós e nossos pequenos deveremos nos expor mais ao sol. Neste post, resolvi abordar as principais dúvidas que noto no meu dia a dia com relação ao uso de fotoprotetores. Vamos lá!
1. FPS (fator de proteção solar) acima de 30 não faz diferença. Tanto faz usar 30 ou 60…
Isso não é verdade. O que ocorre de fato é que o FPS 30, quando bem aplicado, protege nossa pele contra cerca de 96% das radiações UVB e acima disso o aumento de proteção é muito pequeno. Entretanto, nós temos o hábito de usar uma quantidade de produto muito menor do que a recomendada e que é testada em laboratórios para determinação do FPS. Assim, na minha opinião quem tem a pele clara e as crianças devem sim usar um FPS mais alto, de pelo menos 50, para que na prática se aproxime mais ao FPS da proteção desejada.
2. Como saber a quantidade certa de produto a aplicar?
O recomendado para um adulto é aproximadamente uma colher de café cheia para a face e uma xícara de café cheia para o corpo. A verdade é que isso é muito mais do que de fato utilizamos, não é? Daí a importância de um FPS mais alto!
3. É verdade que para funcionar o protetor solar deve ser aplicado meia hora antes de sair ao sol?
Não. O protetor começa a funcionar imediatamente após ser aplicado na pele. A aplicação meia hora antes é recomendada para a pele já estar preparada logo que a pessoa se expuser ao sol.
4. Se o protetor solar é resistente à água não preciso me preocupar em reaplicá-lo quando sair da piscina ou do mar.
Não. A reaplicação é sim indicada, pois os testes de resistência à água de um protetor são feitos com voluntários parados imersos em uma banheira. Entretanto, todos nós sabemos que quando entramos na água (especialmente as crianças), ninguém fica parado. O atrito maior com a água e o suor contribuem para uma maior perda do protetor.
5. E os protetores em spray? Parecem ser uma ótima opção para as crianças…
De fato, esses novos protetores em spray são rápidos de aplicar e muitas crianças aceitam melhor. Eles são muito bons, mas, em minha opinião, se fixam menos à pele do que os protetores em creme. Por isso, as reaplicações devem ser mais frequentes, no mínimo a cada 2 horas. Eu também acho que com eles o risco de deixar uma área de pele “esquecida” na hora da aplicação é maior, então eu os indico mais para reaplicação na praia ou piscina.
Espero ter ajudado!
Juliana
instagram: @julianamaceadermatologia
Oi, queria saber a partir de qual idade pode começar a usar protetor solar e se tem algum especifico para menores de 6 meses! Pode ser de fora do Brasil.
Oi Bruna, Vou perguntar para a Dra Juliana! Beijos
Adorei, estou escolhendo alguns protetores e vai me ajudar na hora da compra, bjos
Spray, qualquer tipo de spray, ataca o pulmão. Adulto não deve usar spray e criança, muito menos.