Você sabe se o seu bebê está mamando o suficiente? Na dúvida, venha entender os sinais, caso ele esteja mamando muito pouco.
Oi Mamães e Papais! Hoje vamos te ajudar a saber se o seu bebê está mamando o suficiente.
Sabemos que momento da amamentação é um dos mais desafiadores para as mães e traz muitas dúvidas. Entre elas, saber se o bebê está satisfeito ou se deveria mamar mais.
Então, trouxemos a nossa colunista, Cinthia Calsinski – Enfermeira Obstetra e Consultora de Amamentação – para entrar no detalhe e te dar dicas para saber se o seu bebê está mamando o suficiente.
Beijos!
O puerpério chega com tudo, e com ele as inseguranças, os medos, e a certeza de que não podemos controlar uma série de coisas.
A amamentação acaba sendo umas das principais, senão a principal causadora destas sensações, uma vez que diferente da mamadeira que vem graduada, não sabemos ao certo se o bebê mamou ou não, se foi um bom volume, se foi efetivo.
É comum colocar toda a avaliação desse processo em uma única métrica, a balança!
E aí, até o dia da consulta com o pediatra, você não faz ideia se a sua amamentação esta fluindo bem ou não, precisa pesar o bebe para descobrir, certo?
ERRADO!
Vamos falar agora de alguns sinais para avaliação de uma mamada efetiva, e assim trazer um pouco de paz e tranquilidade ao seu lar, enquanto espera o dia da consulta com o pediatra, e enfim pesar seu bebê somente para constatar um desfecho que você já imagina, a amamentação está de vento em popa!
Vamos começar percebendo os sinais durante a mamada que nos possibilita relaxar?
O bebê costuma chegar na mama tenso, extremidades dobradas, corpo rígido, chorando. Ao pegar o seio se acalma, e mais do que isso, eu posso ver suas bochechas enchendo de leite, posso ver seus músculos trabalhando para uma boa extração, sua deglutição acontecendo.
Posso também ouvir, no início da mamada quando o reflexo de ejeção de leite acontece, o bebê precisa saber coordenar a sucção/deglutição/respiração, e assim a gente consegue perceber claramente os barulhinhos que ele faz!
Algumas vezes este barulho é confundido com pega incorreta, mas não! Se prestar atenção, verá que ele coincide com a deglutição.
No fim da mamada, o bebê encontra-se bem diferente, braços e pernas relaxados, tranquilo, e ou está dormindo ou já está bem sonolento.
Outro momento importante para avaliação é o pós-mamada. E vale lembrar que tudo isso que estou falando é para bebês pequenos, recém-nascidos principalmente.
Após uma mamada efetiva, o bebê faz xixi e cocô.
Inclusive, o primeiro sinal de que algo não vai bem com a amamentação são as fraldas secas, um sinal de alerta importante.
O que acontece muitas vezes é que é difícil mensurar o quanto de xixi e cocô é considerado satisfatório, para se ter a certeza de que está tudo bem.
Então vamos as explicações:
Cinco fraldas de xixi são o esperado, e este não pode falhar!
O cocô costuma ser o primeiro a faltar, e para ele temos uma regrinha bem fácil para que você saiba avaliar se está tudo bem. A primeira coisa a se pensar é que o primeiro leite chamado colostro é amarelado. A segunda é que o mecônio, que é o primeiro cocô do bebê é preto.
A partir daí vamos pensar na transição da cor e na quantidade de cocô esperado ao passar dos dias.
Espera-se no primeiro dia um cocô preto, no segundo dois cocôs verde escuro, no terceiro 3 verdes claros e a partir do 4 dia espera-se 4 cocôs de coloração mostarda que permanecerá mais ou menos assim até a introdução alimentar.
Note que a mudança na coloração nada mais é do que a mistura das cores preto com amarelo.
Eu ouço muito a pergunta: mas bebê que é amamentado ao seio pode ficar 5 dias sem fazer cocô, não é?
A resposta é não, não nos primeiros dias de vida, não durante o estabelecimento do aleitamento materno.
Então se imagine agora amamentando o bebê, pega boa, sem dor, ouvindo e vendo ele deglutir, trocando fraldas de xixi e cocô…está tudo fluindo bem!
Caso o bebê durma demais ao seio, você não consegue observar uma mamada efetiva durante o aleitamento, as fraldas se encontram secas, ou em quantidades pequenas…
Peça ajuda, quanto antes melhor, tanto para você quanto para seu bebê!
Por fim, se gostou desse post, aproveite para ler também: “Pular uma mamada produz mais leite materno?” e “Qual é a melhor posição para amamentar?”.
Ah! E se você não conhece ainda nosso Guia de Fornecedores do Just Real Moms de Produtos & Serviços, vai la ver a nossa curadoria de marcas! E, para quem está amamentando, a Mama+ pode super te ajudar nesse momento com chás, extratos e banhos que ajudam muito tanto vocês, quando os bebês!