Você sabe qual é a melhor posição para amamentar? Tem dúvidas? Já ouvir falar e Mamasutra?
Oi Mamães (e vale os papais aprenderem também)! Hoje viemos responder a pergunta: Qual é a melhor posição para amamentar?
Sabemos que muitas mamães, principalmente as de primeira viagem têm muita dúvida, insegurança e várias enfrentam muitas dificuldades na hora da amamentação.
A Enfermeira Obstetra e Consultora de Amamentação, Cinthia Calsinski – e nossa colunista – vai responder as principais dúvidas e dar algumas dicas valiosas!
Confira! Ah, e compartilhe esse post com aquela amiga que está passando por este momento! Ela certamente vai adorar!
Recebo muito essa pergunta durante os meus atendimentos: Afinal, qual a melhor posição para amamentar?
Sinto dizer, mas a melhor posição não existe.
Uma série de variáveis entram em questão aqui: tempo do bebê, tamanho da mama, tamanho da boca, encaixe entre vocês, onde você amamenta, se usa almofada de amamentação ou não, etc etc etc.
Em geral eu tenho uma dica infalível, principalmente para o início da amamentação: se está fluindo, está confortável, e você e o bebê estão felizes, é essa a posição!
Ficar mudando e fazendo testes já nos primeiros dias, sem nenhum motivo pra isso pode não causar impacto algum.
Mas, existe também o risco do encaixe entre vocês não ser tão bom, de doer e até machucar, então… pra que correr o risco não é mesmo?
Porém existem situações em que a posição do bebê pode ser sua aliada. Um exemplo são situações em que haja leite acumulado em alguma porção específica da mama, e não nela por inteiro.
Sabe quando a mama fica sensível em um local, começando a ficar avermelhada, dolorida, que ao tocar você sente endurecida, e dói só de mexer os braços, deitar ou encostar?
Acontece devido um esvaziamento inadequado da mama e pode ser decorrência de uma pega incorreta ou uso de chupeta por exemplo.
Para esta situação eu tenho uma dica que pode resolver a questão na próxima mamada: ajustar a posição de acordo com o local da mama que precisa ser drenado.
É o seguinte, quando o bebê mama ele utiliza muitos músculos da face, da cabeça, do pescoço, sendo que estes são maiores e mais fortes.
Sendo assim, onde o queixo do bebê aponta, é a região de melhor esvaziamento durante a mamada. Isso não quer dizer que a mamada não esvazie a mama por completo não!
Mas, quer dizer que o local que é melhor drenado é a região em que o queixo encosta!
Por isso vale a pena fazer um “mamasutra” buscando uma posição que te alivie!
Para ficar ainda mais claro, fiz um vídeo para você salvar caso seja necessário fazer uso dessa dica!
Por fim, se gostou desse post, aproveite para ler também: “Já ouviu falar em Lactogestação?” e “O eterno dilema: mamas cheias vs. mamas vazias”.