terça-feira, 9 setembro, 2025

A importância do brincar para o desenvolvimento infantil – por Heloísa Tambosi

 

Olá, meninas!

Tudo bem?

No post de hoje, tivemos o prazer de receber um texto exclusivo escrito pela Heloísa Tambosi. Ela é fundadora da Language In Life, uma escola de inglês que atua em colégios e oferece aulas particulares em casa.

Além deles serem nossos parceiros aqui do blog (confiram o texto “E por que aprendemos inglês mesmo?“), meus filhos fazem aulas do idioma duas vezes por semana – e eles nem precisam sair de casa, porque a professora vai até lá (language@home)!

É uma super ajuda para quem quer aprender inglês e acaba deixando isso de lado por ter que ir até um lugar específico.

Confiram o texto incrível que a Heloísa nos escreveu!

 

________________________________________________________________________________

 

A importância do brincar para o desenvolvimento infantil

 

A importância do brincar para o desenvolvimento infantil - por Heloísa Tambosi
Ana Helena durante uma aula de inglês! <3

 

Como educadora, muito me preocupa quando ouço algum pai se referir a educação infantil como uma parte da vida escolar que não importa muito, porque “afinal é só brincadeira”, quando, no entanto, todos os pais deveriam estar advogando pela brincadeira na educação de seus filhos.

Segundo Vygostsky (1989), a brincadeira possui todas as condições necessárias para uma criança se desenvolver. A brincadeira é tudo o que as crianças precisam para enfrentarem os desafios emocionais, físicos, cognitivos e sociais e, assim, crescerem de uma forma saudável.

As regras, o faz-de-conta, a realidade alternativa e todos os aspectos do “brincar” são instigantes, estimulantes e trazem o prazer para esse momento. O jogo com regras, por exemplo, ajuda as crianças a desenvolverem o autocontrole, uma vez que tem os limites bem claros e definidos e, para que elas possam fazer parte daquele momento, precisam respeitar o que lhes é apresentado. Esses limites são demarcados pela própria dinâmica do jogo e pelos participantes e não de forma hierárquica.

Tanto a brincadeira espontânea quanto a guiada devem ser valorizadas não só no espaço escolar, mas também nos nossos lares. Brincar é o que as crianças “fazem”! É como se fosse, metaforicamente falando, o “trabalho” delas, porque é por meio da brincadeira que elas entendem o mundo em que vivem.

E para nossos pequeninos, qualquer coisa pode virar uma brincadeira. A ludicidade está por toda a parte desse mundo paralelo que a criança está sempre buscando: pode ser uma brincadeira com as palavras, com uma música que canta deliberamente errado, no lápis e papel durante a criação de um “monstro”, nas duas cadeiras juntas que viram uma “ponte” (e cuidado com o jacaré que está debaixo). A dificuldade dos adultos é respeitar e entender esse mundo; parece que com a maturidade vem também o esquecimento do quanto é prazeroso e importante brincar. Que bom seria se pudéssemos ter mais brincadeiras no mundo adulto.

E pensando em todos os contextos que a criança passa, Cook (2000) afirma que a brincadeira faz parte historicamente dos seres humanos e enfatiza a sua importância nas aulas de línguas. Então, nas aulas de inglês para crianças tem que ter brincadeira sim e todo um mundo lúdico pronto para recebê-las, só que em inglês.

 

Vygotsky, L. (1978). Mind in society. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Cook, G. (2000). Language play, language learning. New York: Oxford University Press.

________________________________________________________________________________

 

Heloísa Tambosi é fundadora da Language in Life. Trabalha com ensino de inglês para crianças desde 1995, formada em letras com especialização em educação infantil e mestrado em ensino de inglês para crianças pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Como estes desafios diários mudaram a minha relação com a minha filha

Olá, meninas! Tudo bem? Não é fácil cuidar de uma criança. Apesar de todos os momentos deliciosos que elas proporcionam, criar...

Alguns conselhos que as mamães de primeira viagem precisam saber!

Olá, moms! Vejam alguns conselhos que as mamães de primeira viagem precisam saber! Já contei aqui no blog algumas vezes...

Massagem Shantala e seus benefícios

Você conhece a massagem Shantala? Hoje vamos contar um pouco sobre o que é essa massagem e todos seus...

5 erros comuns com cadeirinhas de carro e o que fazer para evitá-los

  Olá, meninas! Tudo bem? Toda mãe sempre zela pela segurança do seu filho, isso é fato. Por isso, hoje, vamos falar...