Oi, meninas!
Como estão?
Inspiradas pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, fizemos um post com os benefícios da natação e do judô para as crianças. Muitas de vocês gostaram de saber mais sobre esporte na infância, por isso resolvemos falar dos benefícios de outra modalidade: o futebol!
De acordo com a Convenção dos Direitos das Crianças, o futebol é uma linguagem universal e um direito fundamental para todos os pequenos. Não é à toa que este esporte é um assunto muito falado em qualquer lugar do mundo, né?
A idade ideal para uma criança começar a praticar aulas é com 5 anos, quando ela já tem um corpo desenvolvido o suficiente para os primeiros passos no esporte. Confira alguns dos benefícios que o futebol pode trazer à vida dos pequenos:
– Contribui muito para a saúde!
Potencializa a musculatura da criança, melhora o seu sistema cardiovascular, oxigena o sangue, reduz o risco de depressão e ajuda no preparo físico.
– Melhora a concentração.
A modalidade direciona o cérebro a se concentrar mais, pois é preciso planejamento rápido de cada jogada. Também melhora a coordenação motora e o espírito esportivo.
– Ajuda na interação com outras crianças.
Por ser um esporte coletivo, muitas pessoas se reúnem para jogar futebol (ou fazem um time local!) e isso ajuda na socialização dos pequenos, além de fazer muitos amigos.
– É um esporte de fácil acesso.
Como o futebol é muito popular, qualquer espaço pode virar um campinho de jogo e isso faz com que a criança se interesse ainda mais pelo esporte.
Em muitas escolas, existem treinadores e professores que dão aulas de futebol – o que é super gostoso, já que os pequenos poderão jogar com a sua turminha do colégio. Mas, se não for o caso da escola dos seus filhos, existem vários locais especializados e com certeza vocês encontrarão alguma escolinha de futebol perto de suas casas.