Saiba quais são os benefícios da natação na vida das crianças!

De Mãe para Mãe - Desenvolvimento - Saúde da Criança15/10/19 By: Ana Lú Gerodetti
(1) Comentários

Olá, meninas!

Tudo bem?

Recentemente, fizemos um post sobre os benefícios do judô na vida das crianças e recebemos um bom feedback de vocês, que se mostraram bastante interessadas pelo assunto. Por isso, resolvemos trazer mais um esporte e apresentar os seus benefícios na vida dos pequenos: a natação!

 

Saiba quais são os benefícios da natação na vida das crianças!

 

Essa modalidade é uma das mais completas de todas, pois mexe com todo o corpo de quem a pratica, além de estimular a capacidade motora, afetiva e cognitiva das crianças.

Dos 3 meses aos 3 anos, é quando a criança se adapta melhor ao mundo fora da barriga da mãe, explorando todas as novidades que lhes são apresentadas e desenvolvendo suas habilidades sensoriais, por isso, é importante ressaltar que, neste período da vida dos pequenos, as aulas não serão tão focadas nas técnicas de natação, e sim na exploração dos movimentos do corpo e de suas habilidades motoras.

Cada criança se adapta de uma forma ao esporte, então não se assustem se um amiguinho do seu filho aprender a nadar antes do que ele. É super normal! Cada um tem o seu tempo e o esporte também está aí para ensiná-los isso.

Conforme a criança for ficando mais velha, a modalidade passará a ser mais explorada em suas técnicas e no aprendizado todo que vem com o esporte, como a capacidade de foco, o treinamento e o maior auto controle do corpo.

Confira alguns benefícios da natação infantil:

 

  • Auxilia no desenvolvimento cognitivo e respiratório, aumentando a noção de espaço e dando a devida atenção que a respiração merece.

 

  • Fortalece o sistema imunológico, assim como a maioria dos esportes, que deixam o corpo da criança mais saudável e, consequentemente, mais fortalecido.

 

  • Combate a obesidade infantil, pois uma aula de natação pode gastar até 600 calorias.

 

  • Ajuda na adaptação social, porque é, geralmente, um esporte praticado com outros alunos.

 

  • Aumenta o apetite dos pequenos e faz com que eles durmam melhor, afinal, eles gastam bastante energia nas aulas e precisam fazer a reposição da mesma através da comida e do sono.

 

Outras dicas interessantes são:

– Procure fazer as aulas de natação com o seu filho, se tiver tempo, pois isso aumenta a confiança dele e é um momento gostoso entre pais e filhos.

– Procure lugares onde as aulas de natação contem com músicas. Elas são escolhidas pelos professores e ajudam no aumento do vocabulário da criança ou do bebê.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Saiba quais são os benefícios da natação na vida das crianças!
  1. Avatar
    jacinta de fatima

    Meu subrinho Davi Luca de 03 aninhos pratica natação e gosta muito,até chora quando não tem aula.Ele fica na piscina com o professor já faz os exercicios sozinho o professor fica do lado acompanhando,no exercicio de batida de pernas ele apoia no braço do professor e ja faz a batida de pernas entre outros exercicios.Eu indico.

X Leia também:

6 dicas para evitar dor na coluna em situações do dia a dia com os bebês!

15/10/19Ver a matéria   >>