quarta-feira, 22 outubro, 2025

O Estresse Tóxico: Para onde irão estas crianças?

O estresse tóxico em situações agudas é desencadeado por várias fontes, e terá um custo acumulativo na saúde por toda a vida destas crianças, levando a uma série de sintomas.

O Estresse Tóxico Para onde irão estas crianças Guerra na Ucrânia Dr Paulo Telles Pediatra Just Real Moms

Oi Mamães, Papais e futuros Pais! Hoje viemos abordar um assunto que todos estão certamente acompanhando e, sem dúvida, de coração partido. Vamos falar do estresse tóxico que esta guerra na Ucrânia (e outras situações agudas) causa em crianças e a consequência disto.

O nosso colunista e Pediatra, Dr. Paulo Telles, trouxe um texto incrível, detalhando o que situações extremas como esta podem causar às crianças.

E a realização de que isto impactará o futuro de milhares delas, é doloroso demais.

Assim, na medida do possível, cada um de nós deveria tentar fazer o seu papel, por menor que pareça, pois justos somos mais fortes e fazemos sim a diferença!


Como Pediatra e Pai, me comovo com as cenas que recebemos sobre a guerra atual na Ucrânia e nos fazem lembrar de relatos de uma geração que esteve presa em campos de concentração, mortes e tristeza.

Entender os efeitos definitivos de uma guerra na vida de uma criança é fundamental para sabermos aonde chegaremos como humanidade.

Agora pensamos na Ucrânia, mas nestas últimas décadas não podemos esquecer da Líbia, conflito árabe-israelense, conflito armado na Colômbia, a guerra civil na Etiópia, conflito civil nas Filipinas, a guerra na Turquia e no Irã, invasão do Iraque e do Afeganistão.

E ainda, do nosso país com as comunidades e a guerra entre as milícias e tráfico de drogas, entre tantos outros conflitos q deixam os pequenos seres em um estresse tóxico.

A história que estas crianças vivenciam nos traz muitos detalhes traumáticos de suas curtas vidas, mancham a infância de forma duradoura e injusta.

A separação dos pais, a perda de um ente, bombas e balas perdidas, corpos pelo chão, a falta da escola, de assistência médica, tanques pelas ruas, casas destruídas, fuga de uma cidade, agressão, gritos, angústia e o medo constante.

E pior, estes estresses não desaparecerão quando eles tiverem em segurança ou quando o conflito terminar.

O mundo deveria estar cada vez mais preocupado com o impacto que a violência persistente tem em nossas crianças. A pandemia por si só já foi dura e pesada para todos, em especial para a primeira infância.

Não bastasse isso, um grande grupo de crianças tem que somar a esta dor, os efeitos da guerra e de conflitos armados.

Todas estas barreiras levam a um estresse tóxico e acumulativo que gera efeitos prejudiciais, causados pelo trauma psicológico sustentado e de longo prazo no sistema neurológico destas crianças.

O estresse leva a produção saudável e biológica de hormônios.

No entanto, esta resposta não deve ser ativada o tempo todo.

Situações agudas, pontuais e com adultos capazes de amparar, amar e cuidar, estimulam a resiliência nas crianças, e podem até ser benéficas. Mas, o estresse constante e tóxico é degradante e definitivo.

Para crianças que estão nestes conflitos, esses hormônios podem permanecer em níveis elevados por meses, até anos.

E isso pode interromper fisicamente os circuitos cerebrais e de outros órgãos, levando a sequelas futuras permanentes em particular nas crianças pequenas, cujos cérebros e outros órgãos ainda estão em desenvolvimento.

Além do sistema nervoso central, o estresse tóxico pode ter um impacto físico disruptivo no coração e no sistema imunológico.

A maioria destas crianças não tem condição de entender o que está acontecendo. E ainda, sem amparo e afeto adequados tornam impossível a resistência – emocional, física e neurológica. Marcando seus corpos e almas para sempre.

O estresse tóxico nestas situações é desencadeado por várias fontes, e terá um custo acumulativo na saúde por toda a vida, levando a uma série de sintomas.

Alguns como: comportamento agressivo e violento, capacidade de aprender afetada, atraso de desenvolvimento, dificuldade de concentração, doenças cardíacas, diabetes, abuso de substâncias e depressão.

A arquitetura cerebral das crianças quando submetida a esta toxicidade levará a um aumento do risco de doenças relacionada ao estresse e comprometimento cognitivo para toda vida.

Estamos condenando dezenas de milhões de crianças, criando uma geração com menos condições neurológicas, sentenciando o futuro da humanidade.

O destino de qualquer sociedade depende de sua capacidade de promover o desenvolvimento saudável da próxima geração.

Mas, como sempre, nossos líderes estão preocupados com dinheiro e poder. Aqueles que determinam os conflitos seguem com seus filhos protegidos e condenam famílias, jovens e crianças a morte.

Até quando seguiremos assim, até quando o futuro não será prioridade, que mundo estamos criando para nossos filhos?

Infelizmente esta geração que cresce no ódio, na fúria, na cólera, na intolerância, no sofrimento, na polarização, em uma cultura de dor e raiva seguirá sustentando o ciclo de violência, dor e guerra.

Ao refletir sobre isso e pensar em mudanças, me sinto sozinho, angustiado e não vejo como transformar isso em realidade.

Você acredita comigo na utopia inatingível?

E para seguir lutando tenho que me apegar que a mudança está dentro de nossas casas. Tenho que crer na humanidade, mesmo que infelizmente em sua grande maioria não mereça crédito algum.

Mas, realmente precisamos sonhar.

Precisamos assentir que juntos podemos acolher esta geração de refugiados, de invisíveis, e educar nossos filhos para que a guerra não seja um caminho. Para que a violência não seja solução para nada.

Espero que você sonhe comigo, afinal quando pararmos de sonhar, acordamos para esta triste realidade que inunda nossos jornais e redes sociais, e assim deixaremos de viver para seguir sobrevivendo.


E ainda, se gostou deste post, aproveite para ler: “Quem fez parte da sua rede de apoio?”.

Por fim, aproveite para conhecer mais do trabalho do Dr. Paulo Telles, no nosso Guia de Fornecedores de Produtos & Serviços!


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

Sobre o Dr. Paulo Nardy Telles (CRM 109556 | RQE 93689)

Instagram: @PauloTelles

Esposo, Pai do Léo e da Nina Pediatra e Neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

  • Formado pela Faculdade de Medicina do ABC
  • Residência médica em pediatra e neonatologia pela Faculdade de Medicina da USP
  • Preceptoria em Neonatologia pelo hospital Universitário da USP
  • Título de Especialista em Pediatria pela SBP
  • Título de Especialista em Neonatologia pela SBP
  • Atuou como Pediatra e Neonatologista no Hospital Israelita Albert Einstein 2008-2012
  • 18 anos atuando em sua clínica particular de pediatria, puericultura

A informação disponível neste site não substitui o parecer de um médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde, à saúde dos seus filhos e familiares e aos seus tratamentos e medicamentos.

Crédito: Cortesia de Victoria Borodinova

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Dicas de espaços de festa infantil que são incríveis!

Uma dúvida que surge bastante são ideias diferentes para um espaço de festa infantil! Confira espaços abertos, divertidos e...

A volta às aulas e o papel dos Pais na evolução da criança

Hoje vamos falar do nosso papel como Pais, como impactamos a evolução das crianças e como podemos contribuir para...

Mundo Lucas M: Um canal infantil no YouTube diretamente do Canadá

Hoje trouxemos um conteúdo diferente que a criançada aqui adorou: um canal infantil no YouTube chamado Mundo Lucas M! Oi...

Quando vale a pena uma mãe ser chamada de “Louca”

Empoderem-se da sua loucura, mamães! Ela é uma força impulsionadora, libertadora e que nos faz incríveis! Mas, quando vale...