domingo, 7 setembro, 2025

Dificuldades para engravidar

 

Oi, meninas! No post de hoje, vou falar um pouco sobre as dificuldades de algumas mulheres para conseguirem engravidar.

 

Nem sempre nossos planos saem como gostaríamos, né? Eu, por exemplo, desde pequena tinha o desejo de ser mãe “cedo”. Quando me casei, em 2009, queria ficar grávida seis meses depois, quando começaram as tentativas! Passaram-se quatro meses e nada! E, ansiosa que sou, voltei à médica e ela logo me deu um indutor de ovulação! Eu fazia de tudo: pernas para cima, travesseiro embaixo do bumbum, tomava sorvete (dizem que deixa a mulher mais fértil), acupuntura especializada… Enfim, tudo o que lia e ouvia, estava lá eu fazendo…

 

 

 

 

Quando completaram seis meses de tentativas fui em um médico especializado. Ele pediu um milhão de exames para mim e meu marido e todos os resultados foram perfeitos! Achamos que minha ansiedade estava atrapalhando… Nove meses depois, parti para uma inseminação artificial que, ao contrário do que todo mundo pensa, é um tratamento “simples”. Tomei muitos hormônios para ovulação, batia cartão no consultório médico praticamente todos os dias para acompanhar via ultrassom o crescimento dos folículos e, no dia correto, fizeram a inseminação. Mas, mesmo assim, não deu certo!

 

No ciclo seguinte, mais hormônios, mais uma inseminação e mais uma frustração.

 

 

 

 

Fiz mais exames quando, só então, descobri que tinha a tal endometriose (quando o endométrio está presente em outros lugares fora do útero). Optei por trocar de médico e ele me aconselhou a fazer uma Fertilização in Vitro (FIV), um tratamento mais complexo em que as doses de hormônios são muito maiores e você passa praticamente por uma cirurgia para a retirada dos folículos. Três dias depois, coloca-se a célula embrionária no útero e espera-se por mais treze dias para fazer o exame de sangue para saber se ficou ou não grávida (essa espera é uma tortura!).

 

Essa fase dos hormônios foi muito difícil, mexeu muito com meu corpo (inchei e engordei muito) e com minha cabeça. Chorava por qualquer coisa, todos os dias! E a boa e velha Lei de Murphy marcava presença: todo mundo ao meu redor engravidava e eu fica arrasada (não por eles, mas por mim e pelo meu marido, por achar que eu era incompetente nesse quesito, que era “só” o mais importante de todos na minha cabeça). Além disso, eu odiava ter que me dar três injeções de hormônios por dia e fiquei com a barriga toda roxa das picadas!

 

 

 

 

Finalmente, o sonho de me tornar mãe estava bem perto de mim! Passados os treze dias, tive o meu tão sonhado “positivo”!!! Já na minha primeira fertilização engravidei de gêmeos, ainda por cima um casalzinho! Essa foi e é a maior alegria da minha vida! Pode parecer clichê, mas tudo valeu muito a pena… Se precisasse, faria tudo de novo, quantas vezes fossem necessárias!!!

 

 

 

 

Hoje em dia, as mulheres desejam engravidar bem mais tarde, tomam muito anticoncepcional e vivem estressadas por conta da vida profissional… Enfim, todos esses fatores fazem com que, cada vez mais, tenham dificuldades para engravidar e recorram à tratamentos. As que engravidam “de primeira” ganharam na loteria, pois a probabilidade de engravidar (com ambas as partes sem problema nenhum) é de apenas 20% por mês, onde 75% dos casais conseguem conceber em nove meses e 90% só conseguem conceber passados dezoito meses!

 

Muitas amigas minhas passaram ou estão passando algum tipo de dificuldade para engravidar: é muito mais normal do que todo mundo pensa, acontece que as pessoas não gostam de dividir isso com os outros! Mas, é muito mais confortável conversar com que passou por isso também. Por isso, se posso dar uma dica para as “tentantes” é: procurem lidar sem culpa com os resultados negativos, pois 85% dos casos de gravidezes só acontecem passados, doze meses de tentativas. Além disso,  não deixem este assunto estragar o relacionamento com seus maridos! E caso parta para um tratamento, não sofra: é muito comum e faz parte da vida atual!

 

Hoje, praticamente tudo é possível. Existem muitos médicos competentes e as opções de tratamentos são inúmeras e cada vez mais modernas! O que mais precisamos mesmo é de paciência, otimismo e confiança de que o nosso filhote virá!

 

Mil Bjssss

 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

60 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Em uma experiência de laboratório, verificamos que os espermatozoides tiveram grande dificuldade de movimentação quando misturados com géis lubrificantes à base de água (tipo KY e etc.).
    Apesar destes géis serem importantes para o conforto da relação, e teoricamente não impedirem a concepção, percebemos que seu uso em excesso pode dificultar a movimentação dos espermatozoides.
    Fica a dica para os casais que querem ter seus filhos.
    Boa sorte!

  2. Oiii tudo bem, lindo seu depoimento já faz um ano e dois meses que fiquei grávida e quando fui fazer a minha primeira ecografia era Gravidez Ectopica estava na tronpa esquerda aiii tive que fazer uma cesaria e tirar estava de seis semanas, nossa nunca imaginei que fosse acontecer isso, até agora não engravidei novamente será que vou conseguir.

  3. Oi!!! Que linda sua estória! Muito bom alguém falar abertamente sobre isso! Eu estou tentando há 4 meses e já estou ansiosa… Tô tentando segurar Pq sei como isso é ruim! Na verdade, engravidei no primeiro mês de tentativas mas não evoluiu! Isso só aumentou minha ansiedade! Mas tenho mtttt fé que meu bebê virá em breve!!! Sou casada há 2 anos e tenho 25 anos! Acho que meu “problema” agora é a ansiedade mesmo! Apesar de ter útero retrovertido, acho que isso não atrapalha tanto… Gostaria mt de saber como vc descobriu a endometriose pois fico com medo de ter e não saber! Vc tinha algum sintoma??? Ou foi uma surpresa descobrir? Muitos beijos!!!

  4. Olá meninas,

    Sou nova por aqui!
    Eu tenho 25 anos e estou casada há um ano, mês passado resolvemos que chegou a hora de tentarmos nosso baby, pois é nós achamos que logo de cara iria acontecer, pois a maioria das histórias que ouvimos são de casais que conseguiram engravidar na primeira tentativa.
    Passamos pelo primeiro mês e não conseguimos! A frustradcao apareceu em nós dois, pois não esperávamos isso!
    Sempre fiz acompanhamento com ginecologista, muitos exames anuais e nunca tive problema algum.
    E vocês quanto tempo levaram para engravidar?
    Estamos tristes e frustrados! Eu como boa hipocondríaca já procurei milhares de sites sobre problemas para engravidar e já estou com medo de ter todos os problemas que os sites listam!
    Será que já posso pedir um indutor de ovulação ao meu médico?

    • Renata! Que bom ler relatos positivos como o seu! Comecei a indução da ovulacao para fiv esse mês, semana que vem farei a punção. Estou muito confiante, e saber de sua história me deixa ainda mais tranqüila! Obrigada por compartilhar!

  5. Oi, adorei a sua história. Estou há oito meses tentando engravidar e não consigo. Vou esperar um ano para procurar ajuda médica, já que meu ciclo é super certo. o problema é a angustia a cada negativo.

  6. Olá boa noite! Minha filha de 28 anos, acabou de passar por uma FIV o resultado saiu ontem e deu negativo! Ela e o marido estão desolados! Pois não terão mais dinheiro para tentar novamente! Eles venderam o carro para fazer esse procedimento. Os dois tem problemas! Ela tem ovários policísticos! Ele: os espermatozoides são lentos! ele tem 39 anos! Fizeram a FIV com a certeza de que iriam engravidar! Mas não aconteceu!Já dei muita força aos dois. Mas a desolação deles está acabando comigo! Pois sei, que ter um filho é o maior sonho deles! Mas agora, não será mais possível!Gostaria de poder ajuda-los financeiramente. Mas infelizmente não tenho nenhuma condição para isso!Mesmo que eles peguem um empréstimo para fazer A FIV outra vez, nada garante que minha filha irá engravidar! É muito triste! Ver sua filha, dormir chorando porque tentou, fez tudo certinho e não veio o positivo!Não sei o que fazer!Só estou desabafando, pois não tenho com quem falar! Obrigada Boa noite!

    • Oi eleuza, nossa sei bem como é… é muita decepção! Mas às vezes eles podem dar um tempo e tentar novamente mais pra frente! Tente acalmá-los. Ver a filha desolada é realmente horrível! Tente ajudá-los, às vezes a hora não era essa… não sei o que dizer! Desejo muita sorte para eles! Mil bjss querida

  7. Que felicidade a sua!!

    Eu passei exatamente pelo mesmo processo que o seu e “infelizmente” não obtive o sucesso desejado naquele momento, hoje sei exatamente o porque!

    Os planos de DEUS eram diferentes dos meus planos, pois hoje sou a mãe mais feliz do mundo de um menino lindo de 3 anos que não nasceu da minha barriga, mas sim do meu coração!!

    • Oi Sandra querida! Muito obrigada! Nossa, fiquei emocionada com seu comentário! Parabéns! Vc deve ser uma mãe maravilhosa, nnao importa se saiu ou não da sua barriga! Vc é a mãe! Mil Bjss e parabéns!

  8. Olá Renata, li todo o seu depoimento e fiquei muito feliz com a sua vitória! Parabéns pela persistência e fé de que tudo daria certo.
    Sou tentante há 1 ano e 2 meses, tenho 29 anos. Tomei anticoncepcional por 10 anos seguidos e depois que parei só voltei a ovular 8 meses depois. Muitos dizem que anticoncepcional não influencia mas em mim influenciou.
    Agora estou ovulando normalmente mas o baby ainda não veio. Já fiz diversos exames e tudo normal. Confesso que as vezes me bate uma grande tristeza mas a sua vitória me animou a continuar tentando.
    Obrigada por compartilhar conosco a sua linda história.

    • Oi Dulce! Muito Obrigada! Você vai conseguir! Tenha fé! Eu sei como essa fase é chata! Mas depois nem nos lembramos dela! Muita Boa Sorte pra vc! Mil Bjss querida

  9. lindo seu depoimento. eu estou com 15 anos de casada e desde de entao fiz tudo que existe p engravidar. e agora ja fazem 3 anos q nao fazia mais nada. e nesse mes Deus por sua grande misericordia nos presenteou com a gravidez. estamos muiito felizes. que Deus abencoe vcs tbem.

  10. Olá Rê!!!
    Li e me emocionei com seu depoimento… Estou passando pelo mesmo processo… Tive três perdas. Todas as vezes engravidava por meios “naturais”. Agora irei partir para FIV por conta da minha idade – 37 anos – e por eu ter baixa reserva ovariana.
    Como sou muuuuito ansiosa, irei fazer sessões de acupuntura para ver se relaxo…. Rs começo no sábado que vem!!! E amanhã chega em casa o “kit” dos hormônios. Confesso que nossa vontade – minha e do meu marido – de engravidar é tanta que eu posso virar uma pipa que ficarei bem… Rsrsrs Meu médico disse que cada mulher é uma… E que pela minha genética muito provavelmente eu incharei pouco. Mas isso é o que menos me preocupa. Quero mesmo estar saudável para a FIV. E que meus óvulos estejam bem tb… Rs e os futuros embriões idem… Rsrsrs
    Estou com muita esperança mas consciente do risco… Porém acredito que a fé move montanhas mesmo… E minha hora irá chegar!!!!!!
    É a primeira vez que falo sobre isso em um site ou blog… Rs mas me senti confortável para desabafar um pouquinho…rs
    Parabéns pelos filhos!!!! E vamos em frente!!!!! Tudo dará certo no momento certo!!!!! Acredito nisso!!!!!!
    Beijos!!!!!!!

    • Oi Karina!!! Sei bem como é querida… A acupuntura me ajudou MUITO!!!! Vale a pena mesmo! O inchaço é o “de menos”!! Não se preocupe com isso, de verdade! Tenha fé e siga tudo que seu médico aconselhar!!! Torço MUITO para dar certo!!! Volta aqui pra me contar depois!! Boa sorte!!!!! Mil Bjsss

  11. Re, ia te perguntar agora q tipo de tratamento fez pois no perfil você disse e tinha essa curiosidade… E pesquisando na internet cai aqui de novo.
    Estou com 33 anos e descobri faz 8 meses minha endometriose e minha medica ja queria agendar a cirugia. eu ainda podia esperar para engravidar (recem casada podia esperar), achei que estava cortando caminho demais … Procurei o obstetra queridinho das minhas amigas que tbm achou invasivo e tentei coito 6 meses depois 2 inseminaçoes…. Nada! Nem preciso dizer sobre a frustacao… Dai voltei na medica especialista em endometriose e FIV e agendamos a Laparo este mes na sequencia vamos tentar tudo! IIU, FIV… Agora eu nao páro…
    Estou tensa, mas sobre essa experiencia (da laparo) você nao passou ne? Seu medico achou melhor fazer a FIV direto?
    Beijos e parabens pelo blog

    • Oi Helena! Eu não cheguei a fazer a laparo, meu médico achou melhor tentar a fiv direto e, caso não tivesse sucesso, operaria. Se quiser me mandar um email direto, podemos conversar melhor! Meu email é renata@justrealmoms.com.br ! Fica tranquila que eu tenho certeza que vc vai conseguir engravidar! Mil Bjss

  12. Nossa q bom ler seu testemunho to passando por um tratamento pra in gravida raj faz dois anos e sem successo ando tao triste q penso e impossiivel esse sonho

  13. Oi Re! Tb fiz uma FIV, mas a minha infelizmente não deu certo, vc teve algum tipo de cuidado extra após a transferência? Adorei seu blog e parabéns pela coragem em expor isso, realmente não é um assunto que td mundo gosta de falar! Beijos.

    • Oi Patty, que bom que gostou do blog!!!! Você vai conseguir, tenho certeza!!!Eu fiquei 3 dias de repouso total após a transferência, foi o que mais fiz, mesmo o médico dizendo que não precisava…Depois vem me contar quando vc ficar grávida! Espero que seja logo!!! Mil Bjss querida!

  14. Oi Renata, como vai?!
    Acabei de ver seu blog no da Lala Rudge e vim conhecer… Acredita q estou passando pela mesma situação que vc passou antes de engravidar dos seus gêmeos lindos?!
    Não posso engravidar naturalmente e descobri isso com 24 anos! :( Foi indicada a FIV para mim, porém ainda não fiz… acredito q em 2013 farei e conseguirei se Deus quiser!
    Além disso, minhas amigas estão engravidando tb, a mesma coisa que aconteceu com vc… entendo perfeitamente como é!
    Mas posso te perguntar qtos óvulos fecundados seu médico colocou no seu útero?? pq pedi para minha q colocasse 2 pois ou lok pra ter gêmeos, mas ela disse q só a partir de 30 anos q pode… vc sabe disso??
    Desculpe o testamento, é q vc me inspirou e me deu mtas esperanças!!! Obrigada! bjss e td d melhor para seus babys!!!

    • Oi Amanda!!! Eu sei bem como é isso!! Olha, meu medico colocou 2 óvulos, acho q vc tem que seguir o que sua medica falar e confiar nela! Sei que essa fase é difícil, mas a idade conta e muito!! E vc é nova! Tenho certeza que vai conseguir! Depois vem me contar aqui!!! Mil bjs e boa sorte!!

  15. Olá, sou Raisa e tenho 22 anos, me identifiquei com seu post porque tenho endometriose e faz seis meses que realizei uma videolaparoscopia e meu médico sugeriu a gravidez, bom faz dois meses que casei e agora estou pensando em começar a tentar, mas tenho uma dúvida depois que você teve os bebês como ficou sua endometriose?. Você faz tratamento com hormônios ou ela sumiu?. Ficarei muita grata em saber porque estou perdida com medo de mesmo depois acabar tendo que fazer o tratamento que parece ser doloroso.

    Obrigada!

    • Oi Raisa!! Vc é nova, com certeza conseguirá engravidar naturalmente sem fazer tratamento! Depois que engravidei minha endometriose sumiu! Na verdade o melhor tratamento para endometriose é parar de menstruar, portanto, a gravidez me ajudou! Hoje em dia uso o Myrena (anticoncepcional que não mesntrua! Qualquer dúvida estou à disposição! Mil Bjs e boa sorte!!!

  16. Olá td bem?
    Eu e meu marido faremos a fiv, passamos essa semana na médica etc…ela pediu todos aqueles exames etc. Ela comentou comigo que coloca na minha idade 35 provavelmente apenas dois embrioes ..mas fiquei sabendo que podem ser colocados até 4. E que após todo o procedimento a change de engravidar eh de apenas 50 por cento. Qtos embrioes vc colocou? bjo e obrigada

    • Oi Taty! Ah que bom, pensa positivo e faz todo o processo certinho, que dará tudo certo! Eu coloquei apenas 2 embriões e os dois vingaram, graças a Deus!! Olha, eu te aconselho a seguir o que sua médica indica, você a escolheu, então confia nela que ela sabe o que faz! Para vc ter uma idéia, quando eu fui fazer, meu médico disse que as chances de eu engravidar com a fiv era de apenas 35%! Você já está bem melhor do que eu!!! Vou torcer muito para vc e seu marido terem logo o tão sonhado “positivo”!!! Se tiver mais dúvidas que eu possa te ajudar, estou a disposição!!! Mil Bjsss e muita boa sorte!

  17. Obrigada pelo carinho. Muito bom encontrar pessoas serias que fazem de um blog um jeito de transmitir experiência e ajudar terceiros pois, sabemos que hoje em dia existem muitas pessoas que se aproveitam dos outros. Sucesso vcs merecem! Pode deixar que estarei sempre aqui e vou indicar o blog para as minhas amigas mães.

  18. Nossa esse post é tudo de bom para quem esta passando por este problema. Só quem passa sabe como é difícil. Acabei de fazer a FIV e deu negativo. E a segunda fez que tento e não dá certo. Todas as minhas amigas estão gravidas, menos eu- Lei de Murphy. Parece que você fica perdida, sem chão, sem mundo. Todas suas amigas só falam de enxoval, carrinhos, maternidade, parto, etc… Você se sente diminuída e impotente. Aqueles que não sabem insistem e perguntar: Você não vai ter filho? Quando você vai engravidar? E, depois que você passa por todo o tratamento que, como você disse, mexe com o emocional, com o corpo, é muito difícil dar qualquer reposta. A única que posso pensar é que ainda não chegou a minha vez. Parabéns! Sua declaração me deu força para não desistir.

    • Oi Gisele! Que bom que vc gostou! Achei realmente q este assunto deveria ser abordado, pq tem muitas mulheres passando por isso e eu buscava muito qdo estava nessa situaçnao! Nnao sei nem o que te falar, o negativo pós tratamento é muito frustrante e realmente todos só falam nisso a nossa volta! É desesperador!! Vc quer ficar feliz por eles, mas não consegue direito, né? As perguntas são muito chatas, a resposta boa é: quando Deus quiser (do tipo: estou tentando e vc é incoveniente ahahah). Mas não desista!!!!! Vc vai conseguir!!!! Pq vc não consegue? Tem algum probleminha (como eu, que tinha a endometriose)? Se quiser conversar, estou a diposição (tem meu e-mail aqui no “quem somos”). Fica firme!!! Mil bjs e continue sempre aqui!

  19. Obrigada pelo depoimento! Minha cunhada está tentando há seis meses, e já começa a manifestar os sinais de frustração. Vou mandar o link desse posto para ela. Parabéns por não ter desistido do seu sonho da maternidade. Eu sou mãe de uma menina de 4 anos, mas a gravidez veio rápida no meu caso. Rápida demais, até… Quando pensei: vou tentar engravidar, já estava grávida e nem sabia, rs…

    • Oi Mari!! Que bom que vc gostou! Muito Obrigada! Manda o link para sua cunhada sim, e mostre para ela que 6 meses, é muito pouco tempo de tentativa para os dias de hoje! Sei que é chato esse papo de “ter paciência”, mas se está tudo ok com ela e com o marido, é isso que precisa-se ter…Muito Obrigada por ter entrado no blog! Continue sempre aqui para trocarmos nossas experiências de mães!! Mil Bjss

  20. Boa tatde !

    Acabo de conhecer seu blog, atra^vés do blog da Maria e já me apaixonei pelo seus filhos e pelos nomes deles. Quando me deparo com essa linda historia sua de fiv. Passo pelo mesma dificuldade, mas já fiz duas fiv, uma não deu certo, uma engravidei de gemeos e não evoluiu. agora tive que faze uam cirurgia para retirar alguns miomas e um cisto no ovário e por 12 meses não poderei fazer tratamento. Sonho em ser mãe ! Estou na fila da adoção !

    aonde você fez a fiv ?

    bjs

    • Oi Dani!! Que bom q vc gostou!!! Eu sei que é dureza fazer FIV, mexe com a gente né? Eu tenho amigas que já fizeram mais de 6 fivs e engravidaram!!! Seu sonho de ser mãe será realizado! Acho muito nobre de sua parte, entrar na fila de adoção, admiro muito isso!! Tomara que vc consiga logo um bebê para adotar!!! Parabéns pela bela inciativa! Se eu puder ajudar com mais informações para vc, me fale que faço um post especial! Continue sempre por aqui!!! Mil Bjs e muito obrigada!

  21. Oi Renata, tudo bem?

    Conheci hoje o seu site e já, de cara, gostei da forma como você trata os assuntos. Parabéns! A angústia de ter o positivo é realmente torturante, mas com fé em Deus uma hora chegará. E, é isso que eu aguardo esperançosamente!!!! =)
    Beijinhos

    • Oi Yara! Muito obrigada pelos elogios ao blog! Fique tranqüila que com certeza vc receberá seu positivo!! Vc esta tentando engravidar faz quanto tempo? Mil bjsss e continue sempre por aqui!

  22. Oi Renata!!!!! Acabei de descobrir seu blog através de uma entrevista no blog da Lala e Maria Rugde…e que surpresa eu tive quando comecei a ver os post e já encontrei esse depoimento sobre dificuldades de engravidar!!! Estou passando por isso,tenho endometriose e fiz a videolaparoscopia…agora estou nas tentativas antes de partir para fiv. meu médico é excelente…passei por vários e fiz inùmeros exames, tomei indutor de ovulação, fiz coito programado…. quando o procurei (ele é especialista) já descobriu meu problema e começamos a tratar!! Agora, só me resta ter esperança de conseguir meu “positivo”, (acabei de ter um negativo essa semana) mas continuo com esperança!. Foi muito legal vc contar toda sua história pra gente….é bom sabermos de outras histórias parecidas com a nossa que tiveram finais felizes!!! E já peço que vc coloque sempre post com relação a esses assuntos de dificuldades, até mesmo pra gente ir comparando os tratamentos que são feitos por médicos de outros lugares, de capitais. Com certeza a partir de hoje sou uma nova leitora do blog e se Deus quiser vou aproveitar logo as dicas para as mamães!!! abraços!

    • Oi Regiane! Eu sei que é bem difícil essa fase, mas se vc já fez a laparoscopia e está com um bom médico, vc pode ficar tranquila que jajá seu “positivo” virá!!!! Tente ter um pouco de paciência (sei que é mto chato ouvir isso), mas vc já está sem a endometriose! Fico feliz de vc ter gostado do post, falei sobre isso exatamente porque eu buscava muito algo assim quando eu estava nessa situaçnao! Se vc tiver algo que queira saber, me fale que faremos um post especial! Com certeza logo logo vc estará grávida!!! Pense positivo!! Vou torcer para vc ter esse presente de Natal!! Mil Bjsss

  23. Oii Renata! Nossa, adorei o teu post! Me identifiquei muito contigo, pois sou extremamente ansiosa. Tenho 25 anos e meu desejo de ter uma família sempre foi grande, sou casada há 4 anos e do ano passado pra cá sou tentante. Infelizmente tive um aborto espontâneo em Julho deste ano, foi muito frustrante.. Ja fiz vários exames e graças a Deus está tudo Ok. O que os médicos me recomendam é relaxar, e olha que essa é a tarefa mais difícil no meu caso, pois sou extremamente ansiosa!
    Sei que sou jovem, mas é que quero tanto ser mãe, que chega a doer no peito!
    Quando descobri o positivo (alegria que durou apenas uma semana) chorei muito, nunca vou esquecer essa sensação! E a sensação de perda e dor que tive no dia do sangramento e ao ver meu útero vazio também, jamais vou esquecer. Só quem passou por isso sabe o que estou falando..
    Mas enfim, não vou desistir e sei que Deus tem um plano maravilhoso para o meu esposo e eu. Tenho certeza que assim como tu, também terei meu filho em breve!
    E eu não sabia dessa do sorvete rss

    Beijos querida, tudo de bom!

    • Oi Mari!! Que bom que vc gostou do post! É difícil falar (até irrita rsrs) mas tenta ficar tranquila, pq vc vai ficar grávida! Se já aconteceu uma vez, mesmo tendo a perda, é pq vc pode tranquilamente! Se apega a isso!! Vou torcer muito por vc daqui!!! E volte aqui tamb para nos dar a notícia da gravidez (espero que seja logo!!!! E vai ser!!!) Mil Bjsss e obrigada!!!

  24. Re, super me identifiquei com toda sua angustia pq tb tive endometriose. Descobri depois de 7 meses tentando e nada. Mudei de médico, que logo descobriu o pq da dificuldade, operei em menos de 3 meses e logo de primeira depois que já estava liberada engravidei! POSITIVO : ) Muita mulher da nossa idade que ainda nao pensou em ter filhos as vezes nem imagina que endometriose exista. Eu por exemplo, nunca tinha ouvido falar. Acho que esse assunto tinha mesmo que ser abordado. bjsss

    • Oi Ga!!!! A gente conversava sobre isso, lembra? Eu também nem sabia da existência da endometriose antes!!! Esse é um problema que as mulheres de hoje em dia realmente passam! Que bom que vc gostou do post!! Mil Bjsss

  25. Querida, amei seu depoimento! Tenho amigas que passaram por isso e realmente se sentir “incompetente” nesse quesito é devastador. Muito lindo você compartilhar sua experiência! E hoje você tem dois filhos que são incríveis e lindos! um super beijo

    • Oi Lilii que bom que vc gostou querida!!!! Realmente é muito devastadora essa sensaçnao! Horrível!!! Eu não tenho o menor problema em contar isso para as pessoas! Não considero um assunto difícil!!! Nem me fale meus filhos são TUDO pra mim! ahahahahaah! Mil Bjssss

  26. Oi Renata, que bom ler sobre isso. Já tenho um filho de 4 anos, que não foi planejado, então ainda não tinha passado por essa fase das tentativas. Porém, há 6 meses estamos tentando o nosso segundo filho e ainda nada. Realmente é MUITO frustante os negativos. Meu peito só falta explodir de tanta ansiedade e angustia quando estou perto de menstruar. Infelizmente, é algo que a gente não pode controlar… é uma loteria mesmo, só nos resta ter paciência para esperar a nossa hora. E isso é que é o dificil. Ter autocontrole para esperar chegar a hora. Para mim tem sido MUITO dificil!! Adoro o blog!! Bjo Fernanda

    • Oi Fe!!! Muitas mulheres acontece como estea acontecendo com vc, no primeiro filho tem com a maior facilidade e no segundo leva bastante tempo…isso é bem comum! Sei bem como são essas frustrações do negativo, a gente até sente sintomas de gravidez quando está perto de menstruar e chega no dia, ela desce! É muito chato! Mas se apegue as estatísticas, é mais comum demorar um período do que engravidar rápido!! Vc e seu marido podem engravidar numa boa, tanto que já tem um filho! Se vc estiver muito ansiosa, vá ao seu ginecologista para dar uma olhada e saber se está tudo bem, as vezes pode não ser nada, mas pode ser que tenha alguma coisa simples de se resolver! Se precisar de alguma ajuda, estamos aqui! Mil Bjss, obrigada e muita boa sorte!!!

  27. Que depoimento LINDO! Agora uma duvida quanto (R$) ficou seu tratamento para FIV??? Tenho muito medo de não poder engravidar, meu sonho é ser Mãe tenho 18 anos, tomo anticoncepcional desde os 14 anos direto, só para para menstruar, minha mãe diz que não é bom pq mais pra frente vou ter dificuldade!! Mais não posso ficar gravida já, estou fazendo faculdade e pretendo casar para depois engravidar. . .

    • Oi Isabelle, obrigada! O tratamento para a fiv não é barato, mas varia muito de médico para meedico, não tem um valor fixo! Não encana que vc não vai conseguir engravidar! Você é tão nova!!! Esperar para começar a pensar nisso quando vc estiver tentando! Várias amigas minhas engravidaram rápido mesmo tomando anticoncepcional por bastante tempo! Se precisar de mais informações é só falar!!! Mil Bjsss

    • Oi Lara!!! Que bom que vc gostou!!! Para mim é super tranquilo, não tenho problema algum em falar nisso!! Quando eu estava vivendo essa fase eu não gostava de falar, mas agora não tenho mais esse tabu!! Muito obrigada pelos elogios! Continue sempre entrando por aqui!!! Mil Bjsss

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

EVENTO: Preparing your Child to Succeed: Education & Career Planning for Teens

Prepare seu filho para o mundo! Descubra como garantir um futuro acadêmico brilhante com mentoria internacional e estratégias de...

Como ensinar “gratidão” para nossos filhos?

  Oi, moms! Tudo bem? Estou adorando os textos do site Fãs da Psicanálise. Tem uma matéria mais incrível do que a outra...

Lidando com criança birrenta em público: estratégias práticas

Quem tem filhos sabe que, de vez em quando, uma birra acontece exatamente no momento mais inapropriado: na fila...

Mãe criativa faz posições de yoga junto com os filhos

  Oi, moms! Como vocês estão? O post de hoje, que encontramos no Vírgula, é muito legal, principalmente para as mamães que...