Vamos falar de criança na cozinha! A nutricionista Flávia Montanari dá 5 motivos para levar o seu filho para cozinhar! E ai mamães, let’s cook!?
Oi Meninas! Estamos passando muito mais tempo em casa agora, fazendo homeoffice e convidamos a nutri, Flávia Montanari, para contar sobre como envolver a criança na cozinha!
Então, para começar, sim…criança na cozinha pode ser bem legal! As crianças aprendem muitos sobre os alimentos, o que estão comendo e ainda é uma atividade em família super divertida!
Muito prazer, meu nome é Flávia Montanari, sou nutricionista, especializada em Nutrição Materno Infantil.
Me redescobri nesta área e me apaixonei, por saber que é na infância que se formam os hábitos alimentares e também pois os primeiros anos de vida são imprescindíveis para a prevenção de doenças na fase adulta. E juntos, temos uma linda, e saudável, vida pela frente!
Nesta trajetória Deus me presenteou com mais três profissionais! e juntas, pensamos e idealizamos a Liga da Cozinha Afetiva!
Então, que tal sentar-se mais à mesa e cozinhar em família, colocar a mão na massa (literalmente), espalhar aromas pela casa através das comidas, e contagiar-se mais de memória afetiva!
E assim, você terá experiências únicas que te conectam (e reconectam) com quem você mais ama!
É sobre isso que vou falar aqui no Just Real Moms: da criança na cozinha! Vem comigo!
Cozinhar pode se tornar uma atividade, que une diversão e aprendizado, para toda a família, principalmente para as crianças. E assim, estar na cozinha pode ser uma estratégia e tanto para estimular a alimentação saudável entre a criançada!
Envolvê-los nas tarefas da cozinha, desde a compra dos alimentos até a preparação de alguma receita, são um dos fatores determinantes para criar bons hábitos alimentares ainda na infância e impactar como elas se alimentarão na vida adulta.
Levar o seu filho(a) para a cozinha, não é querer formá-lo como Chefe de Cozinha, mas são todos os benefícios que esta atividade os envolve, enquanto indivíduo e família, como:
1) Estimular a alimentação saudável
Este é o primeiro motivo a ser trabalhado, pelo fato da criança ter uma ligação direta com o alimento.
Enquanto estiverem fazendo atividades como comprar e escolher ingredientes mais “inteligentes” (o mais natural possível), colocarão literalmente colocar a mão na massa (e não vão ficar só olhando o adulto a cozinhar).
E claro, além de aproveitarem para experimentar novos alimentos e sabores.
Explique os benefícios que o alimento tem e o quanto vai impactar na saúde dela. Ao invés de dizer que a cenoura é rica em vitamina A, por exemplo, fale que ela é importante para a saúde dos olhos.
Quanto mais o seu filho participar das atividades da cozinha e criar uma boa ligação com os alimentos, mais interesse em experimentar novos alimentos e receitas, ele terá.
2) Aperfeiçoar os sentidos
Permita que a criança toque o alimento, sinta a sua forma, textura, temperatura e aprecie o aroma.
Ao degustar o alimento preparado por ela mesma, incentive-a comer devagar e sentir a explosão de sabores e texturas em sua boca.
3) Auxiliar na coordenação motora
Podemos (e devemos) estimular a coordenação motora de nossos filhos desde cedo, e a cozinha pode ser um ambiente propulsor para isso.
Logo, lavar bem os alimentos ou utensílios, misturar os ingredientes, cortar os alimentos (sempre com a supervisão de um adulto), são atividades que estimulam as habilidades manuais.
4) Reforçar a organização e paciência
Na vida é preciso organização, paciência e foco, para que tenhamos bons resultados, não é mesmo? Assim, na cozinha, não poderia ser diferente.
Para que um bolo fique fofinho e delicioso, precisamos comprar os ingredientes, preparar e esperar os 40 minutos de forno, para então sentarmos à mesa, e degustá-lo.
E é isso que precisamos passar para nossos filhos.
Os alimentos não ficam prontos na hora, como uma mágica. Assim, a cozinha pode ser um grande ensinamento de vida!
5) Estreitar os laços familiares
Cozinhar é uma ótima pedida para passar mais tempo com seus filhos. Já separe uma receita para fazer no sábado à tarde com eles, ou então, uma receita para o café da manhã no domingo.
Então, que tal pensar em uma receita fácil, com poucas etapas e que tenha sabor de infância?
Para isso, a minha dica é a seguinte: alie um alimento preferido do seu filho com um outro alimento que ele não goste tanto assim, para transformar esta receita, em um delicioso e saudável queijo quente com cenoura, por exemplo.
Levar seus filhos para a cozinha, permite, também, que eles conheçam as receitas de família e que pode ser passado de geração em geração, além do contato entre vocês desde a escolha dos alimentos até o “estar à mesa”, todos juntos, transmitindo valores e conversas!
E ainda, convidar as crianças para participar das receitas do dia a dia, é a melhor forma para elas se interessarem pelo alimento ou pelo ato de se alimentar! Afinal, é na cozinha que podemos transformar alimentos em receitas deliciosas, e é ali, que resgatamos nossas memórias afetivas!
Qual a idade do seu filho? Veja as atividades que eles podem fazer na cozinha, com a supervisão de um adulto:
Além disso, sempre vou compartilhar uma receita e hoje trouxe para vocês, diretamente do e-book “Essência: Medicina do estilo de vida e culinária afetiva”, do Projeto Liga da Cozinha Afetiva, uma receita fácil, saudável, e simplesmente deliciosa!
Pode ser feita por todos da família, principalmente pela criançada.
Portanto, let’s cook?!!!
Assim, deixo mais uma dica: você pode substituir as frutas e acrescentar farinha de linhaça, inovando os sabores e enriquecendo em fibras, este Smoothie!
Smoothie de frutas
Os Ingredientes:
- 1 unidade (média) de manga Tommy
- 1 unidade de maracujá azedo
- 2 potes de iogurte natural integral
- 10 folhas de hortelã higienizadas
- Quanto baste de cubos de gelo
Modo de fazer: Higienizar as frutas. Picar a manga em cubos (com casca), retirando apenas o caroço. Retirar a polpa do maracujá. Em um liquidificador, bater as frutas, o iogurte, as folhas de hortelã e os cubos de gelo. Bater até ficar uma mistura homogênea. Por fim, servir.
Sobre a Flávia Montanari
Instagram: @Fla_MontanariNutri
CRM: 325792
Nutricionista especializada em Nutrição Materno Infantil.
Faz parte do movimento LIGA DA COZINHA AFETIVA (@LigaDaCozinhaAfetiva) – que visa reaproximar as pessoas do alimento e do ato de cozinhar quebrando as barreiras que criadas ao longo dos anos ressignificando o ato de se alimentar.
Aqui no JRM escreve sobre alimentação materno infantil, memória afetiva e compartilha receitas fáceis e saborosas.
Amei o conteudo