sábado, 1 novembro, 2025

Como incentivar as crianças a escovarem os dentes e tornar este momento divertido – por Dra. Lúcia Coutinho

 

Oi, moms!

Como vocês estão?

No post de hoje, a nossa querida colunista e odontopediatra, Dra. Lúcia Coutinho, vai mostrar algumas dicas (muito importantes!) para incentivar as crianças a escovarem os dentes – e ainda tornar este momento divertido!

A Dra. Lúcia é especializada em odontologia para bebês, o que facilita muito para as mamães, afinal, é bem mais confiável levar os pequenos em alguém especializado no assunto, né? Então fica aí a dica para começar o ano bem!

Confiram esse post para lá de especial!

 


 

Como incentivar as crianças a escovarem os dentes e tornar este momento divertido 

 

Como incentivar as crianças a escovar os dentes e tornar este momento divertido - por Dra. Lúcia Coutinho

 

Seu filho chora, grita, sai correndo e até se esconde quando você diz: “Filho, vamos escovar os dentinhos”? Essa cena em casa é muito comum nos primeiros anos de vida, não é? Os motivos para tal comportamento são vários. Além da criança ainda não ter maturidade suficiente para entender a necessidade dos cuidados com a saúde bucal, dependendo da idade, ela pode se sentir incomodada de uma outra pessoa, no caso os pais e/ou cuidadores, tocar no interior da sua cavidade bucal, ou por querer realizar sozinha a escovação, não deixando que outra pessoa a ajude.

Cabe, então, aos pais conversarem com seus filhos e explicarem o porquê de isso ser importante e usar uma linguagem que eles possam compreender e assimilar facilmente. Além disso, o hábito da escovação dos dentes da criança em casa deverá ser incluído na sua rotina desde o aparecimentos dos seus primeiros dentinhos para que a criança já se familiarize com a escova de dentes, com o creme dental e com a manipulação da sua boca desde cedo. O exemplo dado pelos pais em casa também ajuda a criança a compreender que a escovação é necessária e que todos da família também escovam os seus dentes.

 

1

 

Para tornar este momento mais prazeroso, a escovação pode ser acompanhada de músicas cantadas pela pessoa que está realizando a escovação (pais ou cuidadores), fazer analogias dos movimentos da escova com objetos já identificados pela criança, como por exemplo, o barulho do trenzinho, a água da chuva e assim por diante. O ideal é que a mãe tenha duas escovas, sendo uma para que a criança possa realizar sozinha a escovação para criar o hábito, que é o que ela gosta de fazer, porém de uma forma ainda ineficiente.

A outra é para a mãe ou cuidadora que irá realmente fazer a escovação eficiente, podendo sempre a mãe reforçar que primeiro “o Pedrinho escova e depois a mamãe ajuda”. Isso muitas vezes faz com que a criança seja mais colaboradora. Fazer reforço positivo, dizendo e afirmando para a criança que ela sabe ajudar muito durante a escovação também pode ajudar no seu comportamento, tornando este momento mais agradável e divertido.

Levar a criança ao supermercado ou à farmácia para escolher a sua escova de dente e o creme dental com os personagens infantis que ela gosta, é uma boa forma de estimular a escovação. Porém, é importante que esta mãe já tenha passado em uma consulta com um odontopediatra e recebido orientações quanto ao tipo ideal da escova, que deve ser de acordo com a idade da criança, tipo de creme dental a ser prescrito e orientações quanto ao uso do fio dental.

Estas orientações dadas por um profissional especializado na odontologia infantil é muito importante para se criar um vínculo afetivo entre a mãe-criança-profissional, melhorando muitas vezes o comportamento da criança durante as consultas odontológicas e durante a escovação em casa, além de promover a saúde, buscando formar uma geração cárie zero.

Fazer analogias lúdicas com os personagens infantis também é uma forma de incentivar as crianças a querer ter o sorriso bonito igual ao personagem ao qual ela se espelha. Hoje já existem episódios de desenhos que falam sobre o hábito da escovação e colocá-las para assistir pode ser uma boa ideia. Falar do hálito fresquinho e do dente branquinho também pode incentivá-las a querer escovar os dentes e ter um sorriso bonito e saudável.

 

2

 

Evite falar que vai tirar bichinhos ou sujeiras dos dentes. Não devemos associar nossa boca com algo sujo e desagradável. Reforce que vai limpar os dentinhos para tirar os restinhos de alimentos que ficaram na boca depois das refeições. Falar do hálito fresquinho e do dente branquinho também pode incentivá-las a querer escovar os dentes e ter um sorriso bonito e saudável.

 


 

Dra. Lucia Coutinho

clinicacoutinho.com.br

Instagram

Facebook

image008

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Finlândia será o primeiro país a eliminar matérias escolares individuais

  Olá, moms! Como vocês estão? Esses dias encontrei um post super intrigante no site Bright Side e resolvi compartilhá-lo com vocês! Recentemente, o...

É hora de parar com a prática abusiva de menosprezar os sentimentos das crianças

  Olá, meninas! Tudo bem? No texto de hoje, uma mãe faz um relato sobre uma cena em que viu uma mãe...

Umidificador de ar: devemos usar? – por Dr. Jairo Len

  Olá, moms! Neste tempo extremamente seco que está fazendo aqui em São Paulo, ficamos na dúvida se temos ou não...

13 fotos provam que a amizade entre cachorros e crianças é puro amor

  Oi, moms! Tudo bem? Sempre ouvimos dizer “o cachorro é o melhor amigo do homem”; isso até pode ser verdade, mas,...