sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Começando um novo ano escolar, organizando o tempo… De não fazer nada também! – por Ana Lúcia Figueira da Silva

Olá, meninas!

Tudo bem com vocês?

A volta à rotina, depois das férias de janeiro, pode levar um tempinho de adaptação, afinal, voltam às aulas, voltam os horários e o dia a dia mais “programado”.

Para falar sobre o assunto – e quebrar alguns paradigmas rs, convidamos a educadora Ana Lúcia Figueiredo da Silva, que nos escreveu um texto exclusivo e super real.

A Ana é educadora com experiência em coordenação pedagógica na educação infantil e é fundadora do Coletivo Nau práticas educativas. Além disso, é uma profissional maravilhosa, que coordena a escola Viva (e faz um trabalho incrível lá!), onde meus filhos estudavam.

Boa leitura a todas!

 


 

 

Começando um novo ano escolar, organizando o tempo… de não fazer nada também!

Começando um novo ano escolar, organizando o tempo... De não fazer nada também! - por Ana Lúcia Figueira da Silva

 

Passado o período de adaptação, no qual, não interessa a idade da criança, muitas emoções emergem e há um desequilíbrio natural diante do novo, as rotinas começam a se estabelecer e a vida da família vai entrando nos trilhos novamente. Sim, os pais agora já estão também familiarizados com os novos professores e as parcerias vão se solidificando, tanto entre adultos, adultos e crianças e entre elas. Segurança necessária para que as crianças aprendam.

Tempo de organizar as rotinas também em casa, horário para ir dormir, comer, brincar, fazer as tarefas escolares, planejar os finais de semana quando a rotina fica mais maleável, enfim, organizar o novo ano.

Muitos já começam o ano com uma agenda cheia de compromissos além da escola como aulas de inglês, dança, computação, música, etc… Hoje as ofertas são inúmeras e diversificadas, muitas imprescindíveis para uma formação que aparece de forma bem idealizada pelos pais.

Tempo para não fazer nada também, afinal as crianças precisam ter garantidos momentos de ócio, precisam de equilíbrio entre atividades dirigidas e brincadeiras livres. Ficar em casa, observar o movimento de manutenção dos espaços que ocupa, participar da vida na cozinha onde cheiros e sabores habitam, poder brincar com seus brinquedos e objetos, olhar os livros com tempo para descobrir uma imagem que nunca tinha notado, ouvir os sons, cuidar dos animais de estimação, das plantas, vasos, etc…

Uma casa é um mundo a ser descoberto. Um mundo seguro onde a criança pode criar a partir de objetos e brinquedos, a partir da interação com seus familiares, a partir do ócio quando suas vivências e experiências vão sendo elaboradas para que o mundo possa fazer sentido.

Muito bom poder oferecer às crianças aulas extra escola que com certeza muito podem agregar à sua formação, mas nunca podemos esquecer que eles precisam de tempo de não fazer nada, em casa, em segurança, aprendendo a lidar com o ócio de forma criativa. Assim oferecemos oportunidades para que elas possam ser aquilo que realmente são.


Ana Lúcia Figueira da Silva é educadora com experiência em coordenação pedagógica na educação infantil e é fundadora do Coletivo Nau práticas educativas.

www.naupraticaseducativas.com.br

contato@naupraticaseducativas.com.br

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

“Sogra vs. Nora”: Afinal quem é a vítima ou a vilã? As 10 regras para melhorar o relacionamento!

Oi, meninas, tudo bem? Hoje trouxemos 10 regras para melhorar o relacionamento da Sogra vs. Nora. Afinal quem é...

10 dicas para desfraldar seu filho!

  Oi, meninas!   No post de hoje, vou dar 10 dicas que facilitarão no momento de retirada da fralda diurna dos...

O que uma Mãe diz vs. O que um Pai pensa

  Olá, meninas! Todas nós sabemos que pai é pai e não “ajudante” da mãe. Mas, às vezes, passamos por algumas...

Febre não precisa virar desespero: A decisão segura começa com a informação certa!

Quando a febre aparece, o que fazer primeiro? Este guia vai direto ao ponto: respostas claras, atualizadas e seguras...